Modelo Bíblico de Crescimento


Por PCamaral

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas" (At 1:8a)

O nosso tempo é marcado pela ideia de crescimento: tudo tem de ser muito grande, seja uma cerimônia de casamento, um congresso ou a construção do prédio da igreja, um projeto social ou pessoal. A ideia de crescimento está impregnada na atual geração de tal forma que vivemos uma espécie de vale tudo, isto é, usam-se todos os meios possíveis, a qualquer preço, para que a igreja cresça. Nunca se viram tantos modelos, estratégias, ferramentas, cursos, congressos, pessoas especialistas em fazer a igreja crescer.

Contudo, o melhor exemplo de igreja que avança, que cresce, que expande, de acordo com a vontade de Deus é a de Jerusalém, no Pentecoste. Em Atos 2, após a descida do Espírito Santo sobre a igreja, o que se viu foi poder de Deus e salvação, ou seja, pessoas batizadas no Espírito Santo e pessoas se rendendo a Cristo Jesus. Nessa igreja, a ênfase de crescimento não está nas estratégias ou metodologias de crescimento, mas na busca do poder do Espírito Santo como forma eficaz de capacitar espiritualmente os crentes para a pregação do evangelho de Jesus.

O que se observa, em Jerusalém é que, quando a igreja é verdadeiramente avivada pelo Espírito Santo, é realmente revestida do poder de Deus, quando a igreja recebe ousadia espiritual, a primeira atitude que se vê é a preocupação dos salvos com os não-salvos. Quem verdadeiramente tem o Espírito Santo na vida não vive sem que sua mente esteja voltada para a busca dos perdidos. É exatamente isto que se vê em Jerusalém: ao serem batizados no Espírito Santo, ao falarem em línguas estranhas, ao se embriagarem com o poder de Deus, os discípulos mostraram-se extremamente lúcidos e conscientes de que era sua obrigação pregar o evangelho para o próximo.

Um comentário:

  1. Este sim é o verdadeiro modelo de crescimento - segundo a vontade de DEUS!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.