A Vantagem de Guardar os Mandamentos

Pastor Samuel Câmara


Um homem bonachão se gabava a outros sobre a vida que levava, falando de seus casos amorosos, do dinheiro que havia ganhado por levar vantagem em tudo e sobre todos, afirmando que só cria na vida aqui e agora. O negócio dele era ficar rico, não importasse o preço, e gozar dos prazeres "proibidos" o mais que pudesse. De repente parou, quando um colega seu passava, e mudou de assunto:

"Estão vendo aquele homem? Ele é sério, honrado, vive com a mulher, mas é pobre, e ainda diz que é cristão e obediente aos mandamentos de Deus. Ora essa, quando morrermos, todos nós iremos para o mesmo lugar. Ele vai me ver lá em cima, e eu vou morrer de rir dele, pois não viveu a vida. Qual é a vantagem de guardar os mandamentos de Deus?"

Essa mesma questão foi levantada por um homem de Deus chamado Asafe, embora com motivação totalmente diferente. Não obstante cresse firmemente na bondade de Deus para com os seus, Asafe confessa que chegou a ter tanta inveja dos soberbos, por causa da prosperidade dos ímpios, que quase se desviou dos caminhos de Deus. "Quase se resvalaram os meus pés" - ele disse.

Esses ímpios achavam que Deus não se importava, e diziam: "Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?" (Leia o Salmo 73)

Asafe ficou tão perturbado que chegou a pensar que de nada importava purificar o coração e lavar as mãos na inocência. Sua preocupação era legítima, mas mal focada. Tal como a das pessoas que vivem com seriedade diante de Deus, mas que, em razão de verem tanta coisa errada, acabam se desanimando pelo caminho.

Então, atribulado, Asafe foi falar com Deus sobre o assunto. Quando ele entrou "no santuário de Deus", então atinou "com o fim deles", e disse: "Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição". Ele também entendeu que valia a pena guardar os mandamentos de Deus, e afirmou o seu destino: "Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória".

De fato, o destino dos que se banqueteiam em iniquidade e desdenham dos mandamentos de Deus será a perdição eterna. Mas, para que o nosso coração não se desvaneça, Jesus deixou sete promessas que identificam as vantagens temporais e eternas de quem guarda os mandamentos de Deus:

JESUS SE MANIFESTARÁ A ELE.

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele"
(Jo 14.21).

SERÁ COMPARADO AO HOMEM PRUDENTE.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha"
(Mt 7.24-25).

SERÁ MORADA DE DEUS.

"Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada"
(Jo 14.23).

PERMANECERÁ NO AMOR DE CRISTO.

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço"
(Jo 15.10).

SERÁ AMIGO DE JESUS.

"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando"
(Jo 15.14).

SERÁ CONSIDERADO GRANDE.

"Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus"
(Mt 5.19).

ENTRARÁ NA VIDA ETERNA.

"Bom só existe um (que é Deus). Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos"
(Mt 19.17).

Desse modo, qual a vantagem dos ímpios? Nenhuma! Tudo o que construírem virará cinzas, inclusive eles.

A vantagem de guardar os mandamentos de Deus é dupla: viveremos com a bênção de Deus e em paz com a nossa consciência aqui na Terra e estaremos com Ele em glória por toda a eternidade no Céu. Vale a pena guardar os mandamentos de Deus!


Qual a sua escolha?

Fonte: Pastor Samuel Câmara


***

Um comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.