Header Ads

EUA podem multar blogueiros em até US$ 11 mil

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) aprovou nesta segunda-feira uma regra que imporá multas de até US$ 11 mil aos autores de blogs que não informarem sobre suas relações com anunciantes.

A nova lei, que entrará em vigor no dia 1º de dezembro, obriga os blogueiros a detalharem se receberam pagamentos das companhias sobre cujos produtos escrevem.

A violação desta regulação resultará em multas de até US$ 11 mil, segundo a FTC. Os autores destes sites também enfrentarão sanções se fizerem "críticas inapropriadas a produtos".

Nos últimos meses, a quantidade de blogs dedicados a aconselhar os consumidores sobre diferentes produtos cresceu muito. No entanto, às vezes esses comentários são pagos pelas marcas dos artigos.

Richard Cleland, da divisão de práticas propagandistas da FTC, disse que os blogueiros podem informar sobre sua relação com os anunciantes da maneira que desejarem, mas que seja de forma "clara e evidente" para o leitor. Muitos autores destes sites preferem ocultar esta informação para dar mais credibilidade a seus blogs.


EFE
Comentário PC@maral:

É a tal da matéria paga:
O anunciante paga ao blogueiro para falar "muito" e muito bem do seu produto, como ele não revela que tem relação com a empresa que fabrica aquele determinado produto, seus leitores entram de gaiato na história, confiando na informação que lhes foi passada.

Esta lei não tem aqui no Brasil ainda. Apesar de que, muitos blogueiros fazerem o caminho inverso, ao invés de promoverem, denunciam os "fabricantes" e seus "produtos" e ainda dão nomes aos "bois".


***

Fonte: tecnologia.terra.com.br

Um comentário:

  1. A lei nos Estados Unidos está certa, é a mesma coisa que eu anunciar um produto, que é uma porcaria, usando a minha credibilidade e tráfego do meu blog. Na verdade, estou contribuindo para lesar o consumidor.

    Tem que trazer para o Brasil sim!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Me reservo o direito de não publicá-los caso o conteúdo esteja fora do contexto, ou do assunto, ou seja ofensivo ao autor do texto.


..

Tecnologia do Blogger.