Onde está você?

Jailton Sousa Silva


"E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?" (Gênesis 3.9)

Se você já “pagou um mico” do tipo, cair em público ou falar algo na hora e para a pessoa errada, então você é uma das milhares de pessoas no mundo que realmente “sentiram na pele” o peso de uma vergonha. As pessoas riram de você, porém, o que mais lhe deu vontade de fazer, foi fugir para bem longe e esquecer, imediatamente, toda aquela situação.

Os “micos”, porém, não são as únicas razões pelas quais podemos nos envergonhar. O pecado é o principal causador da “timidez” nas pessoas; ele as faz olhar o passado e o presente com vergonha, a ponto de se esconderem do chamado de Deus. O pecado é cruel e não tem dó de ninguém. Enquanto ele puder manter uma pessoa “invisível” e dentro da “caverna do comodismo”, assim ele o fará.

Adão era um homem perfeito; ele não tinha pecado; sempre foi respeitado por todos os seres vivos do Jardim do Éden e tinha um enorme vínculo com Deus a ponto deste o visitá-lo diariamente (Gn 3.8). Adão era abençoado na família; ele tinha uma mulher perfeita e ideal, a qual Deus lhe havia presenteado (2.22). Ainda devemos considerar o fato de que ele era privilegiado no sentido de não conhecer, até então, a fome ou a morte. Devemos concordar que Adão, certamente, não tinha motivo algum para ter vergonha, pelo contrário, qualquer pessoa em sã consciência gostaria de estar em seu lugar.

Um dia, porém, a história se inverteu. Adão pecou e, como consequência lhe sobreveio um terrível “peso” na consciência a ponto de não mais querer aparecer. Ele estava sendo “bombardeado” pelas consequências do pecado. Ele já não mais tinha coragem de encarar o seu Criador, embora este o chamasse insistentemente pelo nome (v.8); já não tinha a mesma felicidade conjugal de antes (v.42), como também, havia perdido todos os demais privilégios. Ele havia tido o desprazer de conhecer o “outro lado da moeda”. Ele mesmo se escondera atrás do “falso escudo da sua miséria”.

Há muitos vivendo no “esconderijo” de Adão. Há muitos que estão quietos por trás das árvores sussurando baixinho, para ninguém ouvir, os lamentos de um passado tenebroso. Há muitos que ouvem Deus chamar-lhe o nome, porém, não têm coragem e nem força para sair da “toca”, por serem reféns do pecado.

Cadê você?!

Onde você está?!

Antes você pregava eloquentemente no púlpito da igreja, mas hoje, onde está você?

Antes você cantava com alegria no grupo de louvor, porém, nunca mais foi visto ali.

O que aconteceu?

Onde está você?!

Esta é a pergunta que não quer calar. Deus está chamando por você; Ele pretende renovar o relacionamento de amizade que antes havia entre vocês. Saia da caverna! Apareça e atenda agora mesmo ao chamado do Senhor! Abandone o comodismo e seja, agora mesmo, “incomodado” pela voz de Cristo!

***


Fonte: Mis. Jailton Sousa Silva (Setor do Maranhão)

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.