Header Ads

Estenda suas mãos aos caídos

Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. (Gl 6:1)



Observando a palavra de Deus, podemos constatar que a tentação pode estar presente na vida de todo cristão. Jesus Cristo foi tentado, porém, não cedeu a ela (Mt 4:1-11). Todavia, nem todos permanecem firmes, quando são tentados, e a queda pode ser, em algum momento, concreta e fatal. Uma vez caído, o ser humano necessita ser restaurado e isso acontece mediante ação do Espírito Santo. Conquanto este faça a sua parte, nós devemos fazer a nossa. Ajudar os caídos é uma responsabilidade de todo cristão. Mas de que forma podemos, então, ajudá-los? É sobre isso que iremos tratar no decorrer deste estudo.

Quando se trata de disciplina na igreja, na mente de muitos, inevitavelmente, o que surge é a imagem de uma pessoa na condição de “réu” diante do conselho local, sendo confrontada com o pecado cometido. A verdade é que, por ser muitas vezes algo constrangedor, a disciplina, dependendo da situação, não é um assunto fácil de lidar, mesmo sendo necessário. Por isso, Paulo trata desse assunto com muito zelo e amor. Portanto, é necessário que nos despojemos de todo preconceito, a fim de examinarmos com seriedade e amor a necessidade, o propósito, o processo e as consequências da disciplina na igreja.

1. A necessidade da disciplina na igreja:

A igreja é um corpo, do qual Cristo é a cabeça (Cl 1:17); Ele fez dela uma “raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, a sua propriedade exclusiva, a fim de proclamar as virtudes dele” (I Pe 2:10). Tendo, contudo, tamanho apreço diante do Senhor, a igreja ainda não é uma comunidade incorruptível, perfeita e imune ao pecado. O apóstolo João deixa isso muito claro, ao afirmar: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós” (I Jo 1:8). Logo, se uma pessoa transgride os princípios e as normas bíblicas, deve ser chamada à atenção para não mais incorrer no erro. A igreja de Cristo não pode caminhar sem disciplina. Devemos, sem hesitação, reconhecer que necessitamos de disciplina.
“Nenhum de nós é perfeito, concluído. Precisamos ser inspirados, nutridos e curados; podemos necessitar de correção, disciplina ou quebrantamento”.
Podemos ser nutridos, se houver alimento nutricional correto; podemos ser curados, se nos medicarmos com o remédio certo, com a dose certa. A disciplina é o início da desintoxicação do pecado em nossa alma; é uma prova de amor, “pois o Senhor corrige a quem ama e castiga quem ele aceita como filho” (Hb 12:6).

2. O propósito da disciplina na igreja:

Ao contrário do que se possa imaginar, o propósito maior da disciplina não é “condenar” nem “excomungar” o pecador da igreja, mesmo que, em alguns casos, a Bíblia nos dê autoridade para esta última, como, por exemplo, no caso de Himeneu e Alexandre (I Tm 1:20) e no caso do homem de Corinto que praticava incesto (I Co 5:5), os quais foram entregues a Satanás, mas, ainda assim, visando ao arrependimento. O texto de Gálatas é enfático em dizer que “se alguém for surpreendido nalguma falta (...) corrigi-o” (Gl 6:1). O verbo é educativo. Katarizo significa “pôr em ordem” e, assim, “restaurar a condição anterior”. Os caídos carecem de restauração! É certo que a disciplina, dentre outras coisas, busca remover o erro e evitar que o pecado “levede” a igreja com sua influência; porém, em hipótese alguma, podemos deixar de crer que a mesma tende, não a enaltecer o pecado, mas a curar o pecador. A disciplina deve ser aplicada com a sensibilidade do amor cristão. Lembre que foi Jesus quem falou: “Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos” (Mt 9:12). Portanto, o propósito principal da disciplina eclesiástica é alcançar o duplo alvo da restauração (levar o pecador ao comportamento correto) e da reconciliação.

3. O processo da disciplina na igreja:

A disciplina não deve ser aplicada de qualquer maneira, pois estamos tratando de pessoas que, como nós, precisam da graça de Cristo. Ela deve ser conduzida com sabedoria e amor para com a pessoa infratora. Quando não entendemos isso, a obra de Deus é prejudicada, o corpo de Cristo é machucado e nós nos sentimos culpados por não cumprirmos o maior dos mandamentos, que é o amor (Mt 22:36-37). Observe a expressão “corrigi-o, com espírito de brandura” (v.1). A “mesma palavra grega ‘brandura’ (praotes) aparece em 5:23 como parte do fruto do Espírito”. Ela tem o mesmo significado de “mansidão”. Isso implica dizer que:
“Se apanharmos alguém fazendo alguma coisa errada, não devemos permanecer inertes, sob o pretexto de que não é da nossa conta e não queremos nos envolver. Nem devemos desprezá-lo ou condená-lo em nossos corações (...) devemos corrigi-lo”.
É nossa obrigação ajudar a restaurar o irmão em pecado. Há erros pelos quais podemos chegar ao irmão e corrigi-lo, sem o constranger (Mt 18:15). A discrição é importante nesse processo, bem como a imparcialidade, ou seja, a disciplina deve ser justa. Isso deve envolver a verdade dos fatos (I Tm 5:19) e maturidade espiritual (v.1).

4. As consequências da disciplina na igreja:

A disciplina bíblica, quando aplicada corretamente, tende a trazer benefícios, tais como: a) restauração da pessoa disciplinada. A disciplina mostra ao pecador o dever de cumprir a lei (Tg 2:10-12); mostra a necessidade de arrependimento (Lc 17:4). Deste modo, a pessoa disciplinada é motivada a retornar à comunhão do corpo de Cristo, pois entende que, na situação em que se encontra, sempre estará distanciada de Deus (Is 59:2). No entanto, pode contar com o perdão do Senhor, porque ele é generoso em perdoar (Is 55:7). Além da restauração do crente, a disciplina promove: b) preservação da pureza da igreja. A igreja não pode permitir que o pecado a contamine, mas deve repudiá-lo. A pessoa deve ser restaurada, mas o pecado, confrontado. Os membros do corpo de Cristo devem ter consciência de que Cristo não abre mão da pureza (II PE 3:14). Sem dúvida alguma, a disciplina leva a igreja à certeza de que o pecado não deve ser tolerado, mas a santificação precisa ser posta em prática. Foi por isso que Paulo ficou chocado pelo fato de os coríntios não terem disciplinado o homem que permanecia deliberadamente em pecado, o que era publicamente conhecido na igreja (I Co 5:2).

Tratando, ainda, de como devemos proceder, com relação à pessoa disciplinada, Paulo se dirige aos gálatas da seguinte forma: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (v.2). Nem todo aquele que está caído consegue levantar-se sozinho. Todos nós precisamos da ajuda dos outros. Na visão divina, não funciona o ditado “cada um por si e Deus por todos”. Não somos auto-suficientes. Ter de suportar a vergonha de ter cometido uma falta grave não é fácil. Por que, então, não nos dispomos a estender nossas mãos para ajudar nosso irmão, nesse momento tão difícil? Só assim poderemos cumprir, verdadeiramente, a lei de Cristo.

APLICANDO O ENSINO DA BÍBLIA

1. Ajudar os caídos envolve amor na disciplina.

Há casos em que pessoas que foram disciplinadas não conseguiram se reerguer novamente. Ora, por que isso acontece, se a disciplina visa restaurar o caído? Talvez por causa da forma com que, muitas vezes, é aplicada. O texto é claro: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6:2). Quando alguém comete um delito grave, pode sentir-se envergonhado (Gn 3:10), e isso pode fazê-lo evitar ir à igreja, conversar com os irmãos; pode levá-lo a sentir-se inferior às demais pessoas, etc. Portanto, nesse momento, devemos ajudá-lo com intenso amor! Não devemos evitá-lo, nem devemos julgá-lo ou condená-lo, mas, sim, lutar por ele, conquistá-lo! (Mt 18:15).

2. Ajudar os caídos envolve santidade na disciplina.

O cego não pode guiar outro cego, pois ambos podem cair no buraco (Mt 15:14). A disciplina não é carnal, mas espiritual. Por isso, deve envolver santidade. O caído deve ser restaurado através da santificação e para a santificação. Para que isso aconteça, precisamos nos portar diante da pessoa caída de modo santo, a fim de levá-la a perceber a necessidade de se santificar. Foi por isso que Paulo se dirigiu a pessoas espirituais: “vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura” (Gl 6:1), ou seja, para corrigir os outros, é necessário haver, primeiramente, espiritualidade. Nesse caso, o testemunho de vida é mais importante que palavras.

3. Ajudar os caídos envolve cuidado na disciplina.

O ato da disciplina deve ser conduzido com cuidado, no que diz respeito à justiça. As pessoas devem ser “disciplinadas”, quando necessário, pelos pecados que cometem, mas é injusto serem julgadas por algo que não cometeram. Por isso, o conselho bíblico é que se analise o caso de modo imparcial, a fim de buscar a verdade dos fatos, para que a disciplina não seja injusta (I Tm 5:19,21). É muito perigoso julgarmos as pessoas por sua aparência, deixando em segundo plano a reta justiça ordenada por Cristo (Jo 7:24). Portanto, tratemos as pessoas caídas com cuidado, para não nos dirigirmos a elas injustamente. A justiça faz parte da lista das “bem-aventuranças” (Mt 5:6).

CONCLUSÃO:

Após analisarmos a necessidade, o propósito, o processo e as consequências da disciplina na igreja e ainda estudarmos as implicações do amor, da santidade e do cuidado na disciplina para com os caídos, cabe-nos, agora, uma postura imediata para que a restauração aconteça na vida dos nossos queridos irmãos que se encontram em tal situação. Pode ser que, ao seu lado, haja um irmão precisando da sua ajuda para retornar à condição anterior. Não hesite em estender as suas mãos para levantá-lo. Somos imitadores de Cristo; portanto, devemos praticar para com os caídos aquilo que mais ele nos ensinou com palavras e atitudes: amor.

Pense nisso

DEC
PCamaral


Um comentário:

  1. Oi tudo bem com você?
    Vim te oferecer um selinho.
    Segue o link da postagem:
    http://aureliomcgomes.blogspot.com/2009/12/selinho-que-ganhei-da-tia-debora-do.html
    Fica com Deus!!!
    Amo ler seus comentários e responde-los

    http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicado, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.