O crente aprovado por Deus


E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (I Ts 5:12-13)

No artigo “O pastor aprovado por Deus”, publicado anteriormente, falei sobre como deve ser o relacionamento do pastor para com a igreja. Vimos que, ao lidar com o rebanho de Cristo, o pastor precisa observar e praticar os princípios bíblicos da proximidade, da integridade, da afetuosidade e do encorajamento. O artigo de hoje, que tem como base I Tessalonicenses capítulo 5, versículos 12 e 13, mostra-nos o outro lado da moeda: o relacionamento da igreja para com o pastor. A palavra de Deus deixa muito claro que, nesse relacionamento, submissão é preciso. Vamos, então, analisar esse ensino na própria Bíblia.

Na parte final de sua primeira carta aos Tessalonicenses, Paulo oferece-lhes muitas instruções em poucas palavras (I Ts 5:12-22). Ele era mestre nisso. Sob a inspiração do Espírito Santo, instrui como deve ser o relacionamento dos crentes em Jesus com a liderança da igreja (I Ts 5:12-13), dos crentes em Jesus entre si (I Ts 5:14-15) e dos crentes em Jesus com Deus (I Ts 5:16-22).1 A parte que trata do relacionamento dos crentes em Jesus com a liderança da igreja nos revela a importância, a abrangência, a direção e a manutenção da submissão.

1. A Bíblia mostra a importância da submissão:

Veja, de novo, por favor, o texto que serve de base para este estudo: “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós”. (I Ts 5:12-13). Agora, diga: quantos verbos você nota nesse texto? Se você disse sete, acertou. Desses, porém, há um que requer uma atenção maior. Trata-se do verbo “rogar”, que está logo no início – e que ocorre mais duas vezes nessa mesma carta (I Ts 4:1,5:14). Vamos pensar um pouco nesse verbo, tão usado por Paulo em suas cartas, não somente para se referir a Deus, mas também para se dirigir à igreja. O que é “rogar”? Rogar é pedir, e tanto pode conter a ideia de humildade quanto a de insistência. Qual a ideia do verbo, no texto em questão? (I Ts 5:12-13) A ideia é de insistência. O que Paulo pede é que haja submissão aos que trabalham na igreja – e esse pedido é carregado de insistência. Essa insistência demonstra claramente a importância de se submeter e de se respeitar aqueles que foram investidos de autoridade espiritual para presidir e admoestar a igreja de Cristo.

2. A Bíblia ensina a abrangência da submissão:

Além de indicar a importância da submissão, a Bíblia mostra a sua abrangência. Vejamos a sequência do versículo que estamos analisando. A quem Paulo dirige o seu pedido? Aos “irmãos” (I Ts 5:12b). Ele gosta muito desse termo, e o usa várias vezes nessa carta (I Ts 1:4; 2:1,9,14,17, 3:2,7, 4:1,6,10,13, 5:1,4,14,25-27). Ao chamá-los de “irmãos”, Paulo mostrou que sentia muita afeição por eles (I Ts 2:8). O seu pedido por submissão é bastante insistente, mas não é desprovido de ternura e carinho. Ele sabia pedir! Mas “irmãos” não indica apenas afetuosidade. É também um indicativo de abrangência. O que Paulo pede, pede para “todos” os irmãos, não apenas para “alguns”. Todos os irmãos que faziam parte da igreja deveriam mostrar-se submissos, inclusive àqueles que “estavam relutantes em obedecer às normas estabelecidas pelas autoridades religiosas”. Ninguém, absolutamente ninguém, estava desobrigado ou dispensado dessa submissão. Note que Bíblia é clara em dizer que “Todos os membros do corpo de Cristo são advertidos a obedecer a seus líderes e a se submeter às suas autoridades” (Hb 13:17).

3. A Bíblia aponta a direção da submissão:

Até aqui, vimos que a Bíblia mostra a importância e ensina a abrangência da submissão. Ela também aponta a direção da submissão: “... que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam” (I Ts 5:12c). Aqui, temos “três aspectos do trabalho do mesmo grupo de pessoas, e não uma lista de três categorias de pessoas”. Embora os termos bispo, pastor ou presbítero não sejam usados, é possível que Paulo esteja se referindo às pessoas que ocupavam essas funções. Veja isto: a submissão deve ser voltada e dirigida não a obreiros inoperantes, displicentes, preguiçosos, mas aos que trabalham. No original grego, temos o verbo especial kopiao. Paulo o usava sempre que queria retratar o trabalho que requeria um esforço tão extremado e tão excessivo que deixava o trabalhador fisicamente cansado e mentalmente esgotado. Porque se desgastam extremamente para presidir e se esforçam arduamente para admoestar, esses homens devem ser superestimados ou estimadíssimos (I Ts 5:13a).

4. A Bíblia ordena a manutenção da submissão:

Após mostrar a importância, ensinar a abrangência e apontar a direção da submissão, a Bíblia ordena a sua manutenção: “Tende paz entre vós” (I Ts 5:13b). Em outra versão, está assim: “Vivei em paz uns com os outros”. No grego, o verbo é eireneuo, que exprime não somente a ideia de “possessão” da paz, mas também a ideia de “promoção” da paz. A atitude pacífica é ensinada e ordenada também em Rm 12:18, 14:17,19; I Co 14:33; II Co 13:11; Ef 4:3; II Tm 2:22; Hb 12:14 e Tg 3:18. Agora, é digno de nota que essa ordem tem ligação direta com os pedidos anteriores (I Ts 5:12-13a). Sendo assim, a ordem é para que os membros da igreja vivam em paz com os que trabalham nela. Trata-se de uma diretriz geral, visando especialmente às pessoas que estavam fora de harmonia com a liderança, no sentido de respeitar os líderes e evitar contestação e desavença. O que essa ordem quer dizer na prática? Isso: “parem com as reclamações. Em lugar de criticar constantemente os líderes, segui suas instruções, de modo que a paz (nesse caso: a ausência de dissensão) venha a reinar”.

Além de ensinar que um membro do corpo de Cristo deve se submeter ao outro membro (Ef 5:21), que os jovens devem se submeter aos mais velhos (I Pe 5:5), que os servos devem se submeter aos seus senhores (Tt 2:9; Ef 6:5, Cl 3:22; I Pe 2:18), que a mulher deve se submeter ao seu marido (Ef 5:22-24), que os filhos devem se submeter aos seus pais (Ef 6:1), que todos nós devemos nos submeter às autoridades governamentais (Rm 13:1; I Pe 2:13), a Bíblia ensina, também, claramente, que as ovelhas devem se submeter aos seus pastores (Hb 13:17).

Como aplicamos estas orientações na igreja de Cristo?

1. Pessoas submissas respeitam o trabalho pastoral.

Nunca foi fácil ser pastor na igreja de Cristo, mas, em nosso tempo ficou ainda mais difícil. Por essa razão, devemos respeitar e valorizar aqueles que se desgastam e se esforçam em seu trabalho para pastoreá-la, segundo os sólidos princípios da palavra de Deus. Pessoas submissas não maldizem nem criticam aqueles que exercem o trabalho pastoral. Elas o respeitam, não por causa da importância do sobrenome que herdaram, nem por causa da experiência que possuem ou por causa da faculdade que cursaram. Elas o respeitam simplesmente por causa do trabalho pesado que realizam, pois entendem que “a tarefa de sustentar e fortalecer os crentes é digna de respeito em si mesma”.

2. Pessoas submissas obedecem à direção pastoral.

Para não vivermos sem direção, isto é, perdidos e confusos, Jesus, o Sumo Pastor, separou, escolheu e designou pastores para nos presidir e nos dirigir espiritualmente. Eles não ficam atrás de nós, dizendo: “Podem ir”. Eles estão à nossa frente, nos convidando: “Podem vir”. Andam na frente para aplainar a trilha, cortar os galhos, tirar as pedras, afastar os lobos. Obedeçamos, pois, àqueles que nos presidem no Senhor e estejamos prontos para fazer o que eles nos disserem, pois cuidam sempre das nossas necessidades espirituais, porque sabem que vão prestar contas disso a Deus (Hb 13:17).

3. Pessoas submissas valorizam a correção pastoral.

O pastor foi posto pelo Senhor na igreja para nos admoestar. No grego, a palavra que foi traduzida por admoestar (noutheteo) contém a idéia de pôr senso ou juízo na mente. É isso que o pastor faz com a nossa mente. Usando a Bíblia, ele ajuíza a nossa mente! Agora, só podem ser ajuizados aqueles que valorizam a correção pastoral. O juízo é essencial para a vida cristã. O crente em Jesus sem juízo é um desastre para si mesmo e para os outros. A Bíblia afirma que é "a falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça" (Pv 19:13a – NTLH); diz, ainda, que "os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha" (Pv 3:35b – NTLH). Sendo assim, deixe que o pastor ponha senso em sua mente. Deixe-o alinhar a sua mente com a mente de Cristo!

Talvez nesta parte final deste estudo seja o melhor momento para você pensar um pouco sobre as suas atitudes em relação ao seu pastor. Sem muito rodeio, diga: Você tem respeitado ou atrapalhado o seu trabalho? Você tem obedecido ou criticado a sua direção? Você tem valorizado ou ignorado a sua correção?

Se você tem respeitado o trabalho, obedecido à direção e valorizado a correção do seu pastor, continue. Agora, se a sua atitude para com o seu pastor tem sido sempre de oposição, de crítica, de intriga, de conflito, você não acha que é hora de mudar? Até quando você vai viver assim, em guerra com o seu pastor? Mude, em nome de Jesus. Submissão é preciso!

Que Deus abençoe a sua vida! Amém.

Pense nisso

Departamento de Educação Cristã
Paulo Cesar Amaral

2 comentários:

  1. Temos um só pastor e todos somos ovelhas e olha que nosso pastor está preocupado. Será que seus auxiliareste sabem o por que?
    Leia o LIVRO ESPIRITO SANTO VERDADEIRO.

    ResponderExcluir
  2. Paz Paulo Amaral,

    Estou conhecendo o seu blog hoje e, é muito edificante. Que o Senhor continue abençoando a sua vida!

    O seu banner estará disponível em meu novo blog!

    Aguardo a sua visita e se preferir manter parceria na divulgação do nosso trabalho na web.

    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.