A beleza de Cristo e a beleza desse mundo.

Alex Ribeirão

Era seminarista, minha turma fazia evangelismo em uma das estações do metro na cidade de São Paulo. Um dia, fui entregar um folheto para uma mulher. A principio ela mostrou certa resistência em recebê-lo, julgando ser um panfleto de uma propaganda qualquer. Logo falei que se tratava de um folheto sobre Jesus e ela disse: “Ah é sobre Jesus? E completou: Jesus é Lindo!” Que declaração impressionante foi aquela, nunca a esqueci! Hoje me lembrando de tais palavras, questiono: se Jesus é de fato lindo, porque não somos atraídos para Ele? Porque não nos aproximamos cada vez mais de sua presença? Porque o mundo não o deseja?

Entretanto, a afirmação daquela senhora se contrasta com a afirmação bíblica de Isaías 53:2 quando o autor profetiza sobre Jesus Cristo dizendo: “não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos”.
E então? Jesus é lindo ou não é?

Jesus possuía uma beleza diferente da beleza esperada para os padrões de sua época. A beleza de Jesus estava no seu amor impressionante pelos perdidos; a beleza de Jesus estava na pureza constrangedora de suas palavras; a beleza de Jesus estava na profundidade desafiadora do seu olhar; a beleza de Jesus estava na devoção sincera e diária ao Pai, a beleza de Jesus estava na perfeição de seu caráter.
Os tempos mudaram, os padrões de beleza mudaram, mas, o tipo de beleza de Cristo parece indesejado também em nossos dias. Temos sim um evangelho bonito, mas, mais em ações do que em essência. As curas são lindas, as revelações “eis que assim diz o Senhor” são arrebatadoras; os dons espirituais são espetaculares; a prosperidade é maravilhosa, porém, enquanto vivenciamos tudo isso, nos iludimos com a aparente beleza das coisas desse mundo. Queremos a exclusividade da atenção de Cristo, porém a nossa atenção está em outras coisas. Se Deus não me abençoar ele não é Deus, rasgo a bíblia, me revolto, determino!

Enquanto isso a minha atenção está longe das “coisas do alto” (Cl 3:2), aliás, está bem em baixo, nos lugares às vezes mais sujos, mais esburacados, mais cheios de lama, que a mente e o corpo humano podem chegar. Desde que a “a mulher viu que a arvore era bonita e que o seu fruto era gostoso de comer” (Gn 3:6), parece que o pecado se tornou agradável e belo, pois se fosse feio e ruim quem o desejaria?

Mas não se engane! O pecado seduz, enfeitiça, envolve e embaraça o ser humano. Ele faz sua própria propaganda e se apresenta como legal e gostoso.

“Você já freqüentou tal balada?”

“Já experimentou tal coisa?”

“Já tomou tal bebida?”

São alguns dos convites aparentemente belos e inofensivos do pecado. Ele esta aí, exposto para quem quiser ver, está na mídia, está na galera, está em casa, para onde olhamos lá esta ele, chamando-nos a atenção em suas mais diversas modalidades: pornografia, homossexualismo, adultérios, traições...E o pior é que mesmo sabendo o quanto ele é feio e podre nos aventuramos em nossa curiosidade.

Somente um coração transformado pode desejar as coisas de Deus. “O homem carnal não pode agradar a Deus” (Rm 8:8)
Não adianta mudar o comportamento por uns dias, quantos dias você consegue? Um? Dois? Uma semana? Quinze dias? E ai volta a errar? Cai de novo? Peca e desobedece a Deus? Está faltando mudar mais do que o comportamento, ou as atitudes externas, está faltando mudar o caráter, o que vai dentro, é o pensamento, as convicções.
Não sei o que você está fazendo ou deixando de fazer, mas sei que a Palavra de Deus tem o poder de te julgar, Ela te investiga, e se precisar te acusa e te condena. Isso é bom! Deus está te dando a oportunidade de mudar, não aparentemente apenas, mas de mudar definitivamente as idéias de sua mente, e ser capaz de discernir entre a beleza de Cristo e a aparente, e efemera, beleza do mundo através da ação do Espírito Santo.

Sim! Acredite; Jesus é lindo!!!

Sob a graça de Deus.

Que Deus nos abençoe!

***

Fonte: Devocional de autoria do pastor Alex Ribeirão adaptado por PC@maral para o blog.

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.