Evangelho Uma boa notícia para você!

William de Souza Freitas


"Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus" (Mc 1:1).

Gosto muito do evangelho de Marcos. Ele é o mais breve e simples dos quatro evangelhos. Marcos não se delonga com extensos comentários. A narrativa fala por si só. Ele apresenta Jesus como um Servo ativo, energético, móvel. É o servo em ação.

Grande parte dos comentaristas concorda que foi endereçado aos cristãos gentios que moravam em Roma, e que foi escrito em época de grande perseguição: A vida deles mais parecia uma panela de pressão! Você já deve ter ouvido falar do louco (no real sentido da palavra!) imperador romano chamado Nero. Pois bem, é provável que quando Marcos escreveu o evangelho, quem estava no poder em Roma era Nero.

Ele inicia seu texto dizendo: "Princípio do evangelho"... Esse primeiro versículo é uma nota chave para compreender todo o restante do livro.

Pense comigo uma coisa: Quando nós queremos saber o conteúdo de um livro hoje é muito fácil, todos eles têm resenha, índice, prefácio; mas e na época de Marcos? Os livros eram escritos em um rolo! Como saber do que iria tratar o autor sem ter de ler todo o livro? Essa pergunta que pra nós até parece um pouco complicada para eles era fácil de ser respondida, bastava ler as primeiras palavras, elas revelavam o conteúdo da obra.

Pense agora nos cristãos que estavam sendo perseguidos em Roma, no momento em que recebem o evangelho de Marcos em suas mãos. Eles começam a leitura:
Aqui começa a maravilhosa história de Jesus, o Messias, o Filho de Deus (BV). Eles devem ter suspirado: “Ufa! No meio de tanta pressão enfim uma boa noticia...”
A esperança deles é renovada pela mensagem do evangelho! Eles entendiam muito bem essa palavra. A palavra evangelho é aplicada a ação de Deus em Jesus. A vitória decisiva há tempos esperada sobre os inimigos de Deus havia sido realizada por Cristo. O evangelho é a mensagem de salvação endereçada ao mundo perdido em pecado. Em outras palavras Marcos estava querendo dizer o seguinte: “Fiquem tranqüilos, vocês estão sofrendo, mas há uma boa notícia, Jesus venceu! Esse livro contém a história vitoriosa do Filho de Deus.”

O que você sente quando ouve a palavra evangelho? O que você sente quando lê o evangelho? Saiba de uma coisa:
O evangelho tem poder de trazer esperança ao desesperançado! Por mais que a vida ao lado de Cristo pareça ser dura, difícil, há uma boa notícia pra você: Nem tudo está perdido! Continue neste caminho, com certeza, é o melhor a seguir...
Pense nisso.

Que Jesus, o salvador ressurreto te abençoe! Sempre.

***

Autor do texto William de Souza Freitas adaptado no blog por PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.