O preço de uma concessão


A desobediência a principios divinos básicos leva o homem a conseqüencias desastrosas e irreparáveis que perduram por toda a vida. PC@maral

Eudoxiana Canto Melo


"Então, todos vós vos chegastes a mim e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e nos digam por que caminho devemos subir e a que cidades devemos ir. Isto me pareceu bem; de maneira que tomei, dentre vós, doze homens, de cada tribo um homem.". (Dt 1: 22-23)

O livro de Deuteronômio inicia-se com uma recapitulação de Moisés sobre o que havia acontecido nos quarenta anos de trajetória de Israel rumo à Terra Prometida. Temos o relato desse líder lembrando a ocasião em que o povo havia chegado à montanha dos amorreus: Eis que Iaweh teu Deus te entregou esta terra: sobe para possuí-la, conforme te falou Iaweh, Deus de teus pais. Não tenhas medo, nem te apavores (Dt 1.21 – BJ).

A ordem de Deus era simples: “A terra é de vocês. Entrem para possuí-la!”. Mas o povo teve uma ideia “melhor”: Preferiu que alguns homens fossem à frente explorar a região, antes de todo Israel entrar. Até Moisés achou boa a ideia e escolheu doze homens para essa tarefa. Ele esqueceu, por um instante, que não fora essa a ordem de Deus. A consequência disso foi que a incredulidade do povo só se acentuou, e o pior de tudo: Deus se irou contra Israel e prometeu que aquela geração não entraria na Terra Prometida, exceto Josué e Calebe, os dois corajosos guerreiros que confiaram no Senhor (Dt 1.34-40).

É interessante o que esse relato ensina: pequenas concessões podem promover grandes desastres. O engano de Moisés, ao ceder à vontade do povo, em vez de seguir firmemente a determinação divina, lhe rendera quarenta anos de desgastes, pelas inúmeras rebeldias do povo; também o levara a ver toda a primeira geração de israelitas morrer, sem entrar em Canaã. Com certeza, não vale a pena trocar a ordem de Deus pela opinião popular.
Comentário PC@maral: Deixar de lado principios bíblicos em nome da modernidade, justificando que são coisas velhas e já não é assim nos dias de hoje, é dar um tiro no próprio pé. É dizer claramente e em alto e bom som que não preciso de Deus, que eu mesmo faço vitoroso os meus projetos.

Ledo engano!

O homem só é vitorioso em seus projetos quando coloca Deus no centro e deposita sua confiança no Senhor que fez o céu e a terra. Desobedecer uma simples ordenança de Deus pode trazer conseqüencias desastrosas e irreparáveis se houver persistência neste erro. Tomem como exemplo Adão e Eva, a ordem era bem simples mas resolveram desobedecer e as conseqüencias perduram até aos dias de hoje. Assim como a mulher deu ouvidos a serpente, Moisés deu ouvidos ao povo e deixou de lado a ordem do Senhor.

Quando Deus lhe dá uma orientação através de Sua palavra, você a segue ou prefere ouvir a voz do "profeta" de sua igreja?

Pense nisso e prefira, sempre, ouvir a voz de Deus!

***

Fonte: devocional de autoria de Eudoxiana Canto Melo a divulgado no PC@maral

Um comentário:

  1. Paz do Senhor!

    Agradeço por ter aceitado a parceria.
    Conheci o blog no Central Blogs.
    Todos os dias dou uma passada por aqui para ler.

    Deus abençoe. E estamos juntos!

    Abraço fraterno,

    Ricardo Moraes

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.