Tempos difíceis! Vigiai!

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis. (2 Tm 3:1)

Por Jailton Souza

A Segunda Epístola a Timóteo, além de proporcionar exortações e encorajamento a este (1. 5-14), trata-se, também, de um chamado á vigilância. Timóteo tinha que ser vigilante em relação aos falsos mestres (2. 14-16), como também, em relação aos últimos dias, que serão marcados pela deterioração moral da humanidade (3. 1-9).

É incrível o quanto a Palavra de Deus é tão atual! É como se Paulo estivesse vivendo dentro do nosso contexto descrevendo exatamente a situação degradante do nosso tempo. Ele alerta: “(...) sobrevirão tempos difíceis.” (v. 1). A mensagem de Paulo é atual, urgente e destina-se também a nós. Inevitavelmente, presenciamos uma sociedade violenta e violentada pela falta de princípios morais bíblicos, a começar pela alta cúpula que nos representa nas câmaras, prefeituras etc. Os nossos jovens estão sendo embriagados com o veneno mortífero da pornografia expressa na mídia. Aliás, como se não bastasse, a mídia influencia e rege a forma de pensamento de milhares de pessoas, levando-ás a concordar com a inversão dos princípios bíblicos, aceitando como certo aquilo que é errado, e como verdade a mentira.

Todavia, o fato das Escrituras mostrarem a situação espiritual moribunda de homens caídos não pode nos abalar. Se “ícones da fé” que tanto admirávamos caíram, como modelo de vida temos aquele que deixou o seu trono de glória, encarnou-se em homem, foi tentado, provado, morto, ressuscitado, mas nunca pecou. Portanto, não podemos esmorecer! Não podemos perder a esperança nem “entregar os pontos!” No versículo 14, Paulo nos chama novamente à vigilância por meio da obediência: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste”.

Enquanto o amor de muitos está esfriando, deixe o amor de Deus incendiar o seu coração e vivificar a sua alma!

Enquanto muitos estão desviando-se da verdade, seguindo os rudimentos desse mundo, faça a diferença! Mostre que você não é daqueles que costumam seguir a maioria, mas a verdade! Mostre que você tem opiniões alicerçadas na pureza de uma mente renovada e transformada por Cristo!

Você foi chamado e capacitado por Deus para a prática das boas obras (Ef. 2.10). O sonífero do pecado adormeceu a muitos, mas você está sendo chamado por Deus a estar em constante vigilância. Lembre-se: “(...) maior é o que está em vós do que aquele que está no mundo”. (1 Jo. 4:4)


Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.