Onde está o teu irmão?

PC@maral

Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. Marcos 14:7


Ao assistir este vídeo, enviado por minha irmã em Cristo, Dsa Márcia Barros, com a intenção de usá-lo numa campanha de Ação Social em nossa Igreja, mostrando, aos outros irmãos, a realidade deste mundo amaldiçoado. Mundo além das portas de nosso templo e de nossas casas. Confesso que sempre me emociono com cenas como estas, e me envergonho de fazer muito pouco ou quase nada, e, muitas vezes, por pessoas que estão bem pertinho de mim, no bairro onde moro.

Então me questionei: Porque existem os pobres? Simplesmente por existir? Jesus mesmo disse, no episódio do perfume derramado em seus pés (Mc 14:3) “em casa de Simão o leproso” - (v 7a) “os pobres, sempre os tendes convosco”. Desde os primórdios da humanidade, depois do pecado, sempre, houveram pobres e miseráveis, e continuarão a existir, até a volta do Senhor Jesus. Após afirmar sobre os pobres, em seguida, Jesus diz o que devemos fazer por eles: (v 7b) “e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem”.

Deus provê para cada um e nós o sustento, dá mais para uns e menos para outros, “de acordo com a capacidade de cada um”, isso pode ser entendido como dons ou como benefícios, remunerações. A nossa obrigação; “como pessoas que, supostamente, recebem um pouco mais”, é a de administrar, bem, e com a direção de Deus, os nossos recursos, além de praticar a caridade para com aqueles que não tem nenhum, e nem condições de adquiri-los. Ou seja: Deus nos abençoa grandemente para que nós abençoemos outras pessoas, em todos os sentidos, espiritual e material.

Podemos fazer o bem sempre quando quisermos, o problema é que muitos tem como fazê-lo mas não o fazem. Acabam entrando na recriminação de Tiago, capitulo 2, “fazendo acepção de pessoas” e “Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?”(vs 15,16).

Os pobres estão aí para vergonha do mundo, pois, o mundo, tem recursos necessários para os socorrer mas não o faz por extrema ganância. E eu, que sou igreja de Cristo? O que estou fazendo para mudar ou amenizar este quadro? Mas alguém dirá: "São muitos, não temos condições de acabar com a pobreza!" - Não faz mal. Deus não nos mandou acabar com a pobreza, mas praticar misericórdia. Se cada um fizer a sua parte vidas podem ser salvas para a glória da Deus!

Lembre-se “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17)

Que Deus nos ajude, abrindo nossos olhos e o nosso coração para aquele homem, jogado na sarjeta, Cristo Jesus derramou seu sangue na cruz por ele também.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

***

Texto PC@maral - video enviado por email Dsa Márcia Barros diretora do Departamento de Assistência Social da IAP

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.