Header Ads

Jesus Cristo é a Palavra de Deus!

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

Por Wayne Gruden

Que significa a frase “a Palavra de Deus”? Na verdade, há vários significados que essa frase assume na Bíblia. Vale a pena distinguir claramente esses diferentes sentidos.

A Palavra De Deus Como Pessoa: Jesus Cristo

Às vezes a Bíblia refere-se ao Filho de Deus como “a Palavra de Deus”. Em Apocalipse 19.13, João vê o Senhor Jesus ressurreto no céu e diz: “Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é a Palavra de Deus” (NVI). De modo semelhante, no começo do Evangelho de João lemos: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus” (Jo 1.1, NVI). É claro que João está falando aqui do Filho de Deus, porque no versículo 14 diz: “A Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.

A Palavra De Deus Como Comunicação Verbal De Deus

1. Os decretos de Deus.

Às vezes as palavras de Deus tomam a forma de decretos poderosos que causam eventos ou até mesmo trazem coisas à existência. “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn 1.3). Deus criou ainda o mundo animal proferindo sua poderosa palavra: “Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez” (Gn 1.24). Por isso, o salmista pode dizer: “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles” (Sl 33.6).

2. Palavras de Deus de aplicação pessoal.

Deus às vezes se comunica com pessoas sobre a terra falando diretamente a elas. Esses casos são exemplos de Palavra de Deus de aplicação pessoal e encontram-se através das Escrituras. Bem no início da criação, Deus diz a Adão: “E o SENHOR Deus lhe deu essa ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.16-17).

3. Palavras de Deus comunicadas por lábios humanos.

Com freqüência nas Escrituras Deus levanta profetas para falar por meio deles. De novo, é evidente que embora sejam palavras humanas, faladas em linguagem humana comum por seres humanos comuns, sua autoridade e veracidade não sofrem nenhuma redução; ainda são inteiramente palavras de Deus.

4. Palavras de Deus em forma escrita (a Bíblia).

Além das palavras de Deus em forma de decreto, das palavras de Deus de aplicação pessoal e das palavras de Deus comunicadas por lábios humanos, também encontramos nas Escrituras várias situações em que as palavras de Deus são colocadas em forma escrita.

O Ponto De Convergência

De todas as formas da Palavra de Deus, o ponto de convergência na teologia sistemática é a Palavra de Deus em forma escrita, isto é, a Bíblia. Essa é a forma da Palavra de Deus disponível para estudo, pesquisa pública, exame repetido e como base para discussão uns com outros. Ela nos fala sobre a Palavra de Deus e para ela nos conduz como a uma pessoa, ou seja, Jesus Cristo, a quem não temos agora em forma corpórea sobre a terra e cuja vida e ensino, por conseguinte, não somos capazes de observar nem de imitar de primeira mão.

O cânon das Escrituras

Não devemos subestimar a importância dessa questão. As palavras das Escrituras são as palavras pelas quais nutrimos nossa vida espiritual. Portanto, podemos reafirmar o comentário de Moisés ao povo de Israel a respeito da lei de Deus: “Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra à qual, passando o Jordão, ides para a possuir” (Dt 32.47).

***

Teologia Sistematica
Wayne Gruden

Um comentário:

  1. É de vital importância a transmissão de mensagens construtivas, iluminadas. Obrifado amigo, por seu empenho no bem.

    Penso que para se falar em Deus, devemos observar a humanidade como um todo.

    Deus é o Criador do homem...seja ele desta ou daquela crença... Deus é o mesmo e não possui "dono".

    Quando assim fazemos, podemos edificar as pontes de convergência para criarmos o cenário do futuro.

    Está comprovado, através de milhares de anos, que o sectarismo é uma forma de ditadura... a própria Bíblia, no antigo e novo testamento, está repleta de derramamentos de sangue e os cultos geram massacres sempre que alguém diz "a minha verdade é maior do que a sua".

    Bem... a verdade é que a consciência costuma crescer com a dor. Não é de praxe colocar semáforos nas esquinas até que haja um acidente.

    A "palavra de Deus" é um termo poderoso. Vamos pensar um pouquinho... como seria esta Palavra?

    Se for escrita, pela dialética, teremos inumeráveis interpretações... cada um, segundo suas vivências, terá uma resposta. Alguns até podem ter a verdade, mas certamente, pela simples questão de haver mais ignorantes do que sábios no mundo, serão perseguidos e silenciados (como Jesus).

    Já no caso da palavra ser pronunciada, o fator principal é o dinamismo. Esta forma adota a inspiração como recurso.

    Devemos incentivar as pessoas à prática das profecias divinas. Profetizar no caminho de Deus é divino. Instruam-se as regras de boa conduta a todos e depois...deixe-se o Verbo agir.

    O Verbo é o princípio de tudo, é a causa das causas e o destino final.

    Mas o Verbo, tal qual os textos do Apocalipse, servem de ensinamento aos que possuem olhos para ver e ouvidos para ouvir... nada é, afinal de contas, o que parece ser.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Me reservo o direito de não publicá-los caso o conteúdo esteja fora do contexto, ou do assunto, ou seja ofensivo ao autor do texto.


..

Tecnologia do Blogger.