O Abajur e o Holofote

O Mestre Jesus, em seu ministério aqui na terra, deu incontestáveis e poderosas demonstrações de que queria uma igreja mais ativa no mundo. Ele queria uma igreja de atitudes que impressionassem o mundo, levando-o a reconhecer a glória de Deus Pai; “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:16). O Mestre não queria apenas a luz acessa embaixo de um cesto; queria a luz acesa num lugar em que ela pudesse iluminar o ambiente escuro onde estariam as pessoas: “Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.” (Mt 5:15 – NTLH)

Igreja acesa dentro dos Templos ou nos salões de cultos é igreja ativa, porém, limitada e circunscrita ao ambiente (formal) da adoração coletiva. A visão que se tem da igreja, nesta perspectiva, é de um belo abajur, posto em um ambiente onde não se quer ter muita claridade. A idéia de igreja como luz acesa dentro de um abajur chega a ser um tanto intimista, o que é perfeitamente válido e necessário na relação das pessoas com Deus. Mas o Senhor Jesus deixou bem claro à sua igreja que, enquanto manifestadora do Evangelho e conquistadora de vidas para ela, ela tem de ser como luz de holofotes.

O mundo precisa de luz de holofotes para mostrar o pecado, para flagrar as pessoas em seu estado de miséria moral e espiritual; luz de holofotes que lhes mostre o caminho da vida abundante, que as faça ver a cruz e o Cristo ressurreto, de braços abertos dizendo-lhes: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11:28-29). Luz de holofotes que lhes aponte a glória vindoura que se manifestará na volta de Cristo.

Para Jesus, não basta que a luz esteja acesa, ela precisa estar iluminando muito bem o ambiente, espalhando a claridade da santidade e da glória de Deus. Quem é essa luz? O Senhor nos responde: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (Jo 8:12).

Essa luz é Cristo, e ela não pode estar acesa, (e muitas vezes estática), apenas nos ambientes de culto dos crentes. Essa luz deve ser espalhada no mundo. Movimentada pelo Espírito Santo, ela deve cumprir a sua missão de procurar pecadores que estão dispersos ou fugitivos de Deus, escondidos da Graça.

Existe um hino do Brados de Júbilo, numero 349 e CC 438, de título “Ouvindo de Jesus” que tem o refrão que nos encoraja assim:

Vamos, irmãos, levar
Essa luz ao mundo inteiro!
Vamos, irmãos, cantar
Que esse dom é verdadeiro!
Vamos, irmãos, pregar,
Mui confiados no Cordeiro!
Que na cruz já fez a nossa redenção!



Aleluia!

Que Deus nos ajude e nos abençoe! Glórias a Deus!

***

DEC - PC@maral

Um comentário:

  1. Caro PC,

    Esta analogia cai como uma luva.
    Precisamos cultivar uma espiritualidade mais engajada, comprometida com a realidade e a sua transformação. Abaixo ao abajur. Que se liguem os holofotes!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.