José Saramago Morreu. Acabou a cegueira!


O escritor português e Prémio Nobel da Literatura em 1998 José Saramago morreu hoje aos 87 anos em Lanzarote. De fato, foi uma grande perda para a Literatura mundial. Sem a menor sombra de dúvidas Saramago foi um dos maiores escritores de todos os tempos. Contudo, Saramago não cria em Deus. Certa feita ao ser questionado se a doença havia mudado a sua percepção de Deus, o famoso escritor , respondeu perguntando "por que mudaria?", acrescentando que foram os médicos e a sua mulher que o salvaram. "Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens", declarou. Além disso, ele ainda disse que a Bíblia é um "desastre", cheia de "maus conselhos, como incestos, matanças". Saramago também afirmou que foi o homem quem inventou Deus, o Diabo e o purgatório, que "hoje está desqualificado".

Pois é, Saramago acabou de descobrir que o Senhor Deus está vivo. A cegueira por ele fabricada durante toda a sua existência, definitivamente acabou. O grande pensador, agora verdadeiramente enxerga que o Senhor criador dos céus e da terra reina soberanamente e que há de julgar todos os homens segundo os seus delitos e pecados.

Comentário PC@maral

Fica claro, não adianta afirmar que Deus é isso ou aquilo, que Deus é invenção dos homens, que Deus não existe. Inevitavelmente chegará o momento em que estaremos diante Dele, quer eu creia ou não, quer eu queira ou não “todo o olho o verá” (Ap 1:7 ). Mesmo que eu lute e combata durante minha vida inteira a existência de Deus, chegará o dia em que serei colocado em Sua presença para ser julgado, “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (2 Co 5:10). Deus oferece a Sua salvação à todos e a oportunidade de que cada um se reconcilie com Ele, infelizmente, muitos viram as costas e rejeitam a oferta feita pelo Senhor. Como diz o pastor Renato Vargens em seu texto: Saramago acabou de descobrir que o Senhor Deus está vivo.

Que pena que tenha sido nessas circunstâncias.

***

Fonte: Renato Vargens - Comentário PC@maral

8 comentários:

  1. Deixa ver se eu entendi... o fato de José Saramago ter morrido comprova a existência de Deus? Puxa...

    ResponderExcluir
  2. Tiago

    O que está em questão não é se Deus existe ou não. É que um homem, inteligente, culto, influente, formador de opinião morreu.

    Concordo plenamente que foi uma extrema perda para seus familiares e para a Literatura mundial, mas, ele morreu.

    Talvez você não creia, mas fico triste em saber que morreu na condição de incrédulo. Direito que ele tem e que não contesto. Cada um sabe o que fazer com sua vida.

    A questão é, que em seu pleno direito, sempre questionou a existência de Deus e Suas ações. E agora, ironicamente, está diante do seu Criador, constatando que Ele realmente existe e está vivo, independente se ele acredita ou não, os seus próprios olhos, agora, veêm Jesus.

    Quer eu creia ou não, quer eu queira ou não, assim como a morte, encontrar Jesus é inevitável.

    Para ele não tem mais jeito, mas para você, se ainda não acredita, Jesus continua com Sua mão estendida, aproveite, enquanto há tempo e há vida.

    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Calma pessoal, daqui a pouco surge um comentário do médico ou de uma pessoa muito próxima que o viu morrer, dizendo que ele se converteu no leito de morte e está a caminho do céu. "Do nada eu vim, para o nada retornarei", para muitos essa é uma frase terrível mas...Descanse em paz Saramago, seu legado permanecerá cultivando gerações de pessoas de pensamento crítico o suficiente para questionar até "Deus".

    ResponderExcluir
  4. Entendo seu ponto de vista, mas seu texto soa muito ofensivo e mesmo infantil. O que você pensaria se, ao morrer um escritor e ativista cristão, eu dissesse "agora ele descobriu que tudo em que acreditava era uma ilusão"?
    Você pode até "lamentar" por Saramago, mas chamar sua visão de mundo de "cegueira" e declarar que agora, após a morte, ele está "enxergando a verdade" é uma extrapolação arbitrária de péssimo gosto.
    Respeito é bom e tudo mundo (inclusive os ateus) gosta.

    ResponderExcluir
  5. Alberto Fasona19 junho, 2010 10:18

    É de facto muito triste a perca de um escritor como Saramago, mais é mais triste ainda, saber que um escritór como Saramago, não acreditava em Deus, minha vida, de onde pensava Saramago tirar tanta sabedoria para exprimir por escrito o seu pençamento? minha vida mesmo sendo escritor Saramago não conheceu a Historia dos Ateus, materialistas que a terra lançou ao chão? minha vida, pena é que mesmo depois destes ateus partirem, a exemplo de Saramagos, acredito que muitos ainda estão por aí. eu sou Cristão e gostaria muito sinceramente que todo ser humano, pudesse converter o seu coração e mente a Deus, buscando assim o Cristianismo, não condeno o ateu mais é preciso a conversão imediata do homem porque Cristo esta as portas e quem dormir ficará de fora. S.Mateus 25:1-13.
    A teologia tem uma disciplina que se chama de Escatologia Bíblica, onde nós aprendemos muita coisa sobre o assunto dos ultimos dias. ali vamos encontrar o Hades e tambem o Genna onde vão os morto impios depois do Julgamento do grande trono Branco. pois é preciso se converter para subir na primeira leva, fugindo assim a tribulação e a grande tribulação. Quem quer passar no tribunal de Cristo, para receber a sua coróa e posteriomente ir para as bodas do cordeiro, tem que se converter e é já e agora, por favor não deixes para amanha o que podes fazer hoje, senão serás sulpreendido como o amigo Saramago.

    Uns ainda dizem que pode ser que ele confessou na agonia da amorte e já esta a caminho dos ceus. aiemmmmmmmmmmm esta bem, mais vc não aprendeu nada sobre o endurecimento e não sabes que Deus, precisa de discurso directo para despertar o que dorme? então não da a epotese de que a pessoa pode arrepender - se na agonia da a morte, converta - se agora porque não sabes ó mortal o dia da sua subida.

    ResponderExcluir
  6. Alberto Fasona19 junho, 2010 10:44

    È sempre uma perca muito grande, quando nós partimos embora deste mundo, mais chega a ser uma perca maior saber que uma figura tão grande como Saramago, foi ateu.

    Fiquei muito triste depois de ler o pronunciamento de Saramago, a quanto das suas palavras ateias dizendo que quem o salvou foram os médicos e a sua esposa. tendo mesmo questionado a pessoa visivel de Deus. minha vida, como isso pode vir de uma pessoa tão culta e atenta a literatura mundial como foi Saramago ?

    É pena, mais assim como ele, ainda estão muitos por aí.

    a quem eu chamo atenção a sua conversão imediata para sermos todos arrebatados ao encontro do Senhor nas nuvens e junto irmos ao tribunal de Cristo para receber cada um aquilo que lhe espera segundo as suas obras enquanto ser humano neste mundo.

    A tribulação e grande tribulação, não são coisas boas, embora a enterpretação deles aída é muito confusa tudo porque a Bíblia tem o lado da enterpretação literal que é o que se aconselha, e o lado figurado de cujo a enterpretação é mais profundo e para quem conhece e não para todos.

    Continuando, pesso a conversão de todos e não olhem para o nome da Igreja local onde vc esta mais sim na palavra com fé em Jesus Cristo, porque só pela fé em Jesus salvaremos.

    Cuidado com discursos persuscivo, e tambem descursos que alimentam a permanencia do impio no mal, dizendo por exemplo que pode ser que saramago confessou na agonia e agora esta a caminho dos ceus. muito cuidado porque centenas de milhares de Cristãos e impios estão de olhos nesta MSG e ela deve servir para a conversão de todos que se encontram no caminho de saramago.

    ResponderExcluir
  7. Alberto Fasona

    Sobre o destino dos justos e o destino dos impios gostaria de recomentar a leitura deste texto no PC@maral

    http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/as-ressurreicoes.html

    ResponderExcluir
  8. Como Português que sou e muito me orgulho desacordo que se de honras de estado a alguém que escolheu Espanha como País de acolho devia ser cremado e enterrado lá
    José Cardoso jmdcabar@gmail.com

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.