Tome Uma Atitude Diante de Deus

A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniqüidade apartou a muitos. (Ml 2:6)

Malaquias condenou a quebra da aliança feita por Deus com os levitas, e, por conseqüência, todo o povo estava enfrentando uma das mais graves crises de sua história religiosa. Crise moral, espiritual e de relacionamento. O livro de Malaquias está densamente recheado de advertências, exortações e repreensões do começo o fim. Ao contrário disso, porém, o texto que encabeça este estudo, como uma rara exceção, trata de coisas boas, de exemplos que podem e devem ser imitados. Ele mostra o padrão de sacerdócio ideal, tão negligenciado na época de Malaquias.

O artigo anterior sobre Malaquias, publicado dia dezoito de outubro com titulo “O Temor do Senhor é o Principio da Sabedoria”, tratou da aliança feita por Deus com os levitas, tendo enfatizado a necessidade de temor por parte daquele povo, como prova do seu interesse pela manutenção da referida aliança. O de hoje destaca a atitude daqueles que foram fiéis a Deus, no seu modo de agir. A igreja da atualidade precisa urgentemente de líderes assim! Estamos vivendo uma crise moral e espiritual no meio evangélico: líderes perdidos emocionalmente e confusos doutrinariamente. “Há uma nuvem imensa de pastores e líderes que têm deitado no colo das Dalilas e acordado tarde demais, sem visão, sem força e sem ministério” [LOPES, H. D. Malaquias: a igreja no tribunal de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006, pag. 52]. Malaquias 2:6, descreve algumas atitudes do ministro ideal. Analisemos este texto.

1. A verdadeira instrução esteve na sua boca: Ao dizer isto, o Senhor está se referindo àqueles sacerdotes que assumiram com responsabilidade o papel que lhes foi atribuído, como líderes espirituais do povo. Por intermédio deles, o povo foi instruído a temer e respeitar a Deus. Vejamos como exemplo o testemunho que Deus dá a respeito de Fineias: Finéias, filho de Eliazar, o filho de Arão sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois zelou o meu zelo no meio deles; de modo que no meu zelo não consumi os filhos de Israel. Portanto dize: Eis que lhe dou o meu concerto de paz (Nm 25:11-12). Com base nesse exemplo, a lição que fica é a seguinte: A igreja e seus ministros têm como dever instruir as pessoas (Mt 28:19-20): A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo (Cl 1:28). O verdadeiro ministro “está mais interessado em ser fiel do que em ser bem-sucedido. A verdade é mais importante do que o sucesso. Fidelidade é mais importante que popularidade. Importa mais agradar a Deus do que ser louvado pelos homens. A glória de Deus é melhor do que os aplausos humanos” [LOPES, H. D. Malaquias: a igreja no tribunal de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006, pag. 54].

2. E a injustiça não se achou em seus lábios: Deus tem grande prazer em ver seus servos amando, vivendo e ensinando a justiça. Ele é exemplo disso: justo e reto ele é (Dt 32:4; cf. Sl 11:7). E há até mesmo uma importante promessa da parte dele, para aqueles que usam seus lábios para ensinar: Os entendidos, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente (Dn 12:3). Neste sentido, Jó nos deixou um importante exemplo: As minhas razões sairão da sinceridade do meu coração, e a pura ciência dos meus lábios (Jó 33:3). No texto em análise, o Deus de Israel se revela sensível bastante para reconhecer e aprovar as atitudes daqueles que lhe são fiéis, pois dá testemunho daqueles sacerdotes que guardaram a aliança com ele. Como é maravilhoso ver o próprio Deus elogiando-os seus servos! Isto ele já o tinha feito no tocante a Jó, quando disse a seu respeito: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal (Jó 1:8). A esta altura, pergunto: Que temos feito para merecermos de Deus as mesmas referências dadas por ele a respeito daqueles sacerdotes?

3. Andou comigo em paz e em retidão: O significado da expressão “andar com Deus”, neste caso, é: “fazer o que é reto aos olhos de Deus”. Quando lemos que Enoque “andou” com Deus (Gn 5:24), é este o significado, ou seja, Enoque fez o que era reto aos olhos de Deus. A mesma coisa é dita sobre Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus (Gn 6:9). Foi ainda com este significado que Deus a usou quando falou com Abraão: Eu sou o Deus Todo poderoso; anda em minha presença e sê perfeito (Gn 17:1). Na oração de Ezequias o verbo “andar” não foge a este significado (cf. Is 38:3). Andar com Deus é mais importante do que trabalhar para Deus. O Senhor da obra é mais importante do que a obra do Senhor. Jesus chamou os doze apóstolos para estar com ele. Só então os enviou a pregar (Mc 3:14). Deus está mais interessado em quem nós somos do que em que nós fazemos. Ele não quer ativismo vazio, quer vida no altar [LOPES, H. D. Malaquias: a igreja no tribunal de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006, pag. 53]. Conscientes disto, que atitudes temos adotado para merecermos a aprovação de Deus? Talvez precisemos orar como Davi: Ensina-me, Senhor, o teu caminho e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome (Sl 86:11).

4. E da iniquidade apartou a muitos: De duas maneiras pode o ministro de Deus afastar as pessoas da iniquidade: com palavras e com exemplo. Com palavras: Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos (II Tm 2:25-26); com exemplo: Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade (Tt 2:7). Torna-te padrão dos fiéis na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza (I Tm 4:12). Da mesma maneira que o ministro do Senhor afasta as pessoas da iniquidade, quando ama e pratica a justiça, pode induzi-las ao erro, quando lhes dá mau exemplo. Por isso, a Escritura recomenda: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho (I Pe 5:2-3). É isso que ele espera de cada um, mas, principalmente, dos seus ministros: “... responsabilidade de levar outros ao Senhor e paixão por falar da palavra de Deus a outros que precisam ouvi-la.” [WIERSBE, W. W. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento. Santo André: Geográfica, 2006, Vol. 4. pag. 595].

Um dos papéis mais importantes da igreja e dos seus ministros consiste em instruir as pessoas no conhecimento da palavra de Deus, para que sejam edificadas espiritualmente. Deus tem grande prazer em ver seus servos vivendo e ensinando a justiça, tendo preparado para aqueles que assim fizerem uma recompensa especial (Dn 12:3). “Andar” com Deus significa “fazer o que é reto”; e que, o nosso bom exemplo, pode influenciar positivamente as pessoas para o bem.

PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS

Preservando a justiça no falar - Um dos temas bastante destacados nas Escrituras é o que diz respeito ao falar do crente em Jesus. “As palavras são uma amostra do caráter” [BALDWIN, J. G. Ageu, Zacarias e Malaquias: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Mundo Cristão, 1982 pag. 197]. Aquele que é integro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar (...) Quem assim procede nunca será abalado! (Sl 15:2-3, 5b; cf. Pv 12:17, 18:4). A justiça no falar é uma das marcas dos ministros que agradam o Senhor. Deles o Senhor dá testemunho, dizendo: A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios (Ml 2:6). Assim quer o Senhor que andemos na sua presença.

Cultivando a retidão no andar - Um dos significados da expressão “andar com Deus” é: “viver em retidão” ou “fazer o que é reto diante de Deus”. Enoque, Noé e Abraão são algumas das pessoas que andaram com Deus. Como continuadores da obra que estes homens realizaram, temos o dever de imitá-los. Portanto, em nossas relações com Deus e com os homens, na família, na escola, no trabalho, na igreja, no transporte, aonde quer que estivermos, devemos cultivar a retidão. Essa virtude precisa estar sempre presente em nosso viver, porque muitas pessoas se espelham em nós.

Mostrando compaixão no viver - É grande o número daqueles que, consciente ou inconscientemente, estão no caminho largo, que leva à morte eterna. Por isso, são dignos de compaixão. Se ninguém os afastar desse mau caminho, o seu desfecho será infeliz. Portanto, temos o dever de contribuir, de alguma forma, para a salvação deles. Judas recomenda: Salvai alguns arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia (Jd 23). Tiago também afirma: Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados (Tg 5:20). Como poderemos fazer isso? Paulo responde: Atente bem para sua própria vida e para a doutrina, perseverando nestes deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem (I Tm 4:16)

CONCLUSÃO

A importância do falar, do andar e do viver do crente. Dignos de menção são aqueles líderes religiosos que usam os seus lábios para instruírem os que sabem menos; que andam no caminho da justiça, fazendo o que é reto diante de Deus, e vivem aquilo que ensinam. Sobre isso, a palavra de Deus diz: Assim falai, e assim procedei (Tg 2:12); aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou (I Jo 2:6); e mais: vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo (Fp 1:27).

Contra essas coisas, não há lei.

Que Deus nos ajude e abençoe!

LEIA + SOBRE O LIVRO DE MALAQUIAS AQUI

***

DEC - PC@maral

Um comentário:

  1. Olá meu amigo, tem entrevista do mano Cláudio da Caminho da Graça lá no Mulheres Sábias, venha participe, faça sua pergunta. Paz!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.