O Perigo da Negligência

Por isso devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas (Hebreus 2:1 NTLH)

O nosso cotidiano é marcado por uma inundação de notícias com tal magnitude que não conseguimos processar o conteúdo da maior parte delas, e muitas vezes, perdemos a essência de fatos importantes. Existem informações importantes que se forem observadas poderão mudar ou melhorar a nossa vida, porém nem sempre isso acontece. Não atinamos para as conseqüências de alguns fatos em nossas vidas particulares. No ano de 2009, quando a gripe A (H1N1) espalhou-se pelo mundo, uma série de medidas preventivas foi divulgada para evitar a contaminação. Vários compromissos foram adiados, aulas foram canceladas e a rotina de muitas pessoas foi alterada. Aqueles que seguiram as orientações foram beneficiados.

Da mesma forma, existem verdades fundamentais na Bíblia, que devem ser observadas. A carta aos Hebreus começa assim: Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo (Heb. 1:1,2). Ora, se Deus falou várias vezes e de muitas maneiras ao povo do Antigo Testamento, e muitos pereceram por não atentarem para a mensagem de Deus, o cristão, por sua vez, deve utilizar o passado do povo de Israel como exemplo e ser diligente, atentando para o que já ouviu. Este é o ensinamento contido no capítulo 2:1-4.

O peso da argumentação decorre dos seguintes fatores: se a palavra dos anjos, que são ministros de Deus, permaneceu firme e toda transgressão e desobediência couberam justa retribuição, que se dirá da palavra do Filho, que é a expressa imagem do Deus invisível. A pergunta do escritor aos Hebreus é oportuna: “Como escaparemos nos se não atentarmos para uma tão grande salvação?”, ou seja, atentar para o que já temos ouvido é o mesmo que atentar para a tão grande salvação.

Certa vez, um homem estava num barco, no rio Niágara, a uma distância até boa das cataratas. Ficou cansado e por isso colocou os remos no fundo do barco e deixou-se ficar flutuando. Sentou-se de braços cruzados e começou a cochilar. Outro homem, na margem, viu o perigo e gritou. Mas o homem que estava no barco nem se mexeu, estava indo ao sabor da corrente sem saber não tinha o sentido real do perigo. O homem na margem saiu correndo e gritando, mas o outro nem ligou. Ficou lá sentado até que o Niágara o jogou nas cataratas para uma morte certa e instantânea. A negligência custou-lhe a vida. E não perdeu a vida por ter feito alguma coisa, foi só pela negligência, flutuou para a morte!

O fato de não negligenciarmos as verdades Bíblicas nos livrará de três perigos iminentes: O perigo de tornar-se vítima de heresias; o perigo de debilitar-se na vida espiritual e o perigo de desviar do caminho certo.

“Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se de fato guardarmos firme até o fim a confiança que desde o princípio tivemos” (Hebreus 3:14).

***

Fonte: iapvilamedeiros.com

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.