Header Ads

A Extinção Do Mal

As Escrituras dão como origem do mal a rebelião de um anjo que ocorreu no céu, numa época anterior ao pecado de Adão. Rebelando-se contra Deus, este anjo acabou por influenciar a terça parte dos anjos, com os quais foi expulso do céu por Deus (2 Pd 2:4; Jd 6), vindo para a terra. Aqui, já no Éden, Satanás enganou o primeiro casal, que também se tornou pecador, bem como toda a sua descendência (Rm 5:12). Estabeleceu se, assim, o conflito entre o bem e o mal (Gn 3:15).

Antes de ir adiante, vale a pena lembrar que os seres angelicais, que, agora, são maus, foram criados por Deus como anjos bons (Gn 1:31). Eles eram bons, mas eram também livres. Livres tanto para obedecer quanto para desobedecer a Deus. E foi a desobediência que os tornou maus. Na verdade, não apenas os anjos, mas tudo que Deus criou era bom. O primeiro capítulo de Gênesis afirma isso cinco vezes (1:10, 12, 18, 25, 31). Foram as quedas (a dos seres angelicais e a dos seres humanos) que trouxeram caos.

O que fez os anjos caírem? A sua exaltação diante de Deus e a sua aspiração à autoridade suprema (Ez 28:2,12-17; Is 14:4,12-15). O mal, representado por Satanás e seus seguidores, uma vez estabelecido na terra, passou a operar através dos séculos, tendo como objetivo dificultar e destruir a obra de Deus. Ele faz isso especialmente tentando as pessoas. Jesus Cristo teve de lutar contra essas forças do mal (Mt 4:1-11) e seus apóstolos nos advertiram a respeito delas (Ef 6:10-17). São seres poderosos, ardilosos e influentes, mas a sua atuação é sempre limitada pela soberania de Deus (Jó 1:1; Mt 12:29; Ap 20:2). Além do mais, sendo fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6:11), podemos resistir-lhes firmemente.

A nossa luta contra essas hostes da maldade não é uma luta sem fim. O príncipe deste mundo já está julgado (Jo 16:11b). E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás (Rm 16:20a). Ele já reservou um dia em que há de punir com severo castigo, não somente ele, mas também a besta, o falso profeta, a morte, o inferno e todos aqueles que seguem suas orientações. A Bíblia ensina que isso irá ocorrer depois do milênio, como nos mostra, muito claramente, o capítulo 20, versículos 7 a 10 e 14 a 15. Ela diz que Deus os lançará para dentro do lago de fogo.

Mas não se deve ver, nesse lago, um lugar de tortura eterna. Deus não os torturará interminavelmente. A Bíblia ensina que, para punir aqueles que pecam, ele utiliza não a tortura, mas a morte (Lv 10:1-2; At 5:1-10). E isso é assim desde que ocorreu o primeiro pecado. A tortura não combina com a justiça de Deus, um dos seus atributos. Sendo assim, Deus não os atormentará eternamente, mas os aniquilará, isto é, os destruirá totalmente. Isso significa que o mal não é eterno, porque teve princípio; e tudo que tem princípio tem fim.

O Deus que nos deu uma nova vida nos dará novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pe 3:13b), e não mais existirão o diabo, o falso profeta, a besta, a morte, o inferno, o ímpio. Sendo assim, não se atormente por causa daquele que anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pd 5:8b). Seja apenas vigilante e resistente (1 Pd 5:8a – 9b). De igual modo, não se indigne por causa dos malfeitores, nem tenha inveja dos que praticam a iniquidade (Sl 37:1), pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde (Sl 37:2). Apenas confie no Senhor e faça o bem (Sl 37:3).
***

DEC - PC@maral

TEXTOS RELACIONADOS:

As Ressurreições: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/as-ressurreicoes.html
O que a Bíblia Ensina sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/o-que-biblia-ensina-sobre-o-milenio.html
A Minha Crença Sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/minha-crenca-sobre-o-milenio.html
A Vinda de Jesus: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/vinda-de-jesus.html

2 comentários:

  1. Otimo artigo ...

    Copiado com os devidos créditos

    ResponderExcluir
  2. Marcony

    Fique sempre a vontade. Deus te abençoe meu querido irmão!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicado, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.