O que a Bíblia ensina sobre o Milênio


O estudo dos “mil anos” de Apocalipse 20 é essencial por diversas razões: 1) Ele aumenta nossa compreensão da vindicação final do caráter de Deus no fim do grande conflito; 2) Indica a recompensa dos justos e sua obra depois da Segunda Vinda de Jesus; 3) A correta compreensão do Milênio evita que aceitemos ensinos que se opõem ao que diz a Bíblia, tais como a doutrina do arrebatamento secreto antes do Milênio e a teoria da “segunda oportunidade” durante o Milênio.

I- Definição do termo "Milênio"

A palavra “Milênio” não se encontra na Bíblia, mas provém de duas palavras latinas: “Mille” que significa “mil”, e “annum” que significa “anos”; assim, mil anos, seja o que for que esta passagem particular das Escrituras quer dizer. Somente em Apocalipse 20 temos a frase “os mil anos”, fator cronológico mencionado seis vezes em seis versículos. O Milênio começa com uma ressurreição e termina com outra ressurreição.

II- Acontecimentos no começo do Milênio

1 - A volta de Jesus visível e pessoal (Mt. 24:30; Ap. 1:7):

Jesus voltará à terra para buscar a sua Igreja. É a esperança de todos os crentes de todos os séculos. Quando ele vier, todo olho o verá. Não haverá arrebatamento secreto, pois não há base bíblica para isto. Que a Igreja de Cristo atravessará a Grande Tribulação está claro nas palavras de Jesus (Mt. 24:20-31).

2 - Ressurreição dos justos mortos (I Ts. 4:13-16):

Já foi dito que não haverá uma ressurreição geral das pessoas na vinda de Cristo, mas sim que os “mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Os justos ressurretos também participarão da Sua vinda à terra.

3 - Justos vivos transformados e trasladados (I Ts. 4:17):

Na vinda de Jesus, os corpos dos justos que estiverem vivos vão ser instantaneamente transformados (I Co. 15:50-53; Fl. 3:20,21). Os nossos corpos serão incorruptíveis, glorioso, poderoso e espiritual (I Co. 15:42-44,49). Os justos não permanecerão na terra durante o Milênio, pois Jesus virá para buscá-los (Jo. 14:1-3).

4 - Os ímpios vivos são mortos (II Ts.2:7,8):

Isto acontecerá quando do céu se manifestar o Senhor Jesus. Neste dia, o Senhor tomará vingança contra aqueles que se recusam a agir com base naquilo que sabem a respeito de Deus e aqueles, que mais especificamente, rejeitam a revelação em Cristo.

5 - Satanás será aprisionado (Ap. 20:1-3):

O apóstolo João nos fala de um anjo que tem na mão a chave do abismo e uma grande corrente para prender Satanás e seus anjos durante mil anos. O abismo, mencionado neste texto, se refere à própria terra (Gn. 1:2; 7:11; Sl. 71:20). O Diabo e seus demônios ficarão presos à terra no sentido de que não terão ninguém para tentar durante mil anos, visto que os salvos estarão no céu e os ímpios mortos por ocasião da vinda de Cristo.

III- Acontecimentos durante o Milênio

1 - A terra ficará desolada (Jr. 4:23-27; 25:33)

A vinda do Senhor Jesus desencadeará o fim da ordem mundial da maneira como os homens a conhecem agora. O mundo não está destinado a durar para sempre. A ordem pecaminosa atual está condenada à destruição. Neste tempo, a visão de Jeremias se cumprirá em uma escala mundial.

2 - Os santos reinarão no céu (Ap. 20:4-6)

Todos aqueles cuja profissão de fé for considerada genuína serão levados para o céu por ocasião do Segundo Advento de Cristo. Segundo João, irão reinar com Cristo no Milênio: a) Os mártires de todas as épocas (profetas, apóstolos, primeiros cristãos, etc.); b) Os que aceitaram a mensagem do evangelho e rejeitaram o sinal da besta nos últimos dias.

IV- Acontecimentos no fim do Milênio

1 - Ressuscitam os ímpios mortos (Ap. 20:5):

A primeira parte deste versículo deve ser considerada como estando entre parêntesis. A última parte do verso 5 e todo o verso 6 se acham ligados ao assunto do verso 4. Desta forma, segundo João, os outros mortos não foram ressuscitados senão depois que se passaram os mil anos.

2 - Satanás é solto por um pouco de tempo (Ap. 20:7,8):

Uma vez que Satanás estava preso por circunstâncias, não tendo a quem enganar, pois os ímpios estavam mortos; portanto o seu libertamento será o reverso dessas circunstâncias que significaram a sua prisão. O “pouco tempo” de que fala o verso 3 certamente indica que esse período será bem limitado.

3 - A nova Jerusalém desce do céu (Ap. 21:2):

O Senhor descerá do céu com seu povo santo sobre a face da terra, visitando-a novamente (Is. 24:22). Isto é mais uma prova de que os santos passarão o Milênio no céu.

4 - Satanás e os ímpios atacam a nova Jerusalém (Ap. 20:8,9):

Aquilo que Satanás fará depois do Milênio, procurando tomar a cidade santa e arrebatá-la de Deus, não é diferente do que esteve fazendo anteriormente. Sua história consistiu em batalhar contra Deus e acusá-lo, atacar a Cristo e enganar as pessoas, levando-as a servirem e adorarem a ele e aos poderes do mal, por meio dos quais tem atuado.

5 - Satanás e os pecadores serão destruídos (Ap. 20:9,10):

O Diabo, após a tentativa fracassada de tomar a nova Jerusalém, será lançado no lago de fogo e enxofre, para se juntar aos seus cortesãos: a besta e o falso profeta. Este é o julgamento final de Satanás e de seus seguidores, bem como dos anjos decaídos (Ml. 4:1-3; II Pd. 2:4).

6 - A terra será purificada e renovada (II Pd. 3:8-13):

No fim do Milênio, Satanás e aqueles que aderirem a sua rebelião serão destruídos. O universo ficará livre do pecado. E então Deus recriará a Terra para que seja o lar eterno dos salvos.


Fonte
Departamento de Educação Cristã
Paulo Cesar Amaral

Textos relacionados

  1. As Ressurreições: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/as-ressurreicoes.html
  2. O que a Bíblia Ensina sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/o-que-biblia-ensina-sobre-o-milenio.html
  3. A Minha Crença Sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/minha-crenca-sobre-o-milenio.html
  4. A Vinda de Jesus:http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/vinda-de-jesus.html

2 comentários:

  1. A paz do senhor,o senhor é uma pessoa muito inteligente e capaz,mas creio que o senhor
    ignorou alguns capitulos e versiculos ditos
    pelo o senhor JESUS no novo testamento sobre o arrebatamento,fique com DEUS,a paz do senhor.

    ResponderExcluir
  2. soldadinho de Deus20 dezembro, 2013 21:17

    ai daquele que tirar um tio ou um jota da palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.