Agindo como sal e luz no mundo

Por Pr. Josiel Euzébio Peixoto

As metáforas do sal e da luz são duas ilustrações freqüentemente usadas na Bíblia para explicar como devem agir os cristãos. Em Mateus 5:13-16, encontramos a passagem mais famosa sobre o tema. Ali, Jesus convoca seus discipulos a deixar brilhar sua luz e a tornar suas vidas “salgadas”. Mas antes (Mt 5:1-12), Jesus apresentou as Bem-Aventuranças, com o objetivo de mostrar que há certas coisas que devem marcar os relacionamentos dos cristãos. Mas o Senhor Jesus também se preocupa com os que estão fora de sua família. Ele espera que os seus filhos tenham como argumento convincente e persuasivo aos que estão do lado de fora, uma vida verdadeiramente transformada. Por isso, ele apresenta as famosas metáforas do sal e da luz.

Quais são as qualidades do sal e da luz? O sal provoca sede, intensifica o sabor e conserva as coisas. Quem sabe Jesus tenha utilizado a metáfora do sal para simbolizar as três coisas ao mesmo tempo. O fato é que o sal traz benefícios. A luz ilumina lugares escuros e nos ajuda a enxergar a direção em que precisamos seguir. Elimina o medo e nos permite avançar com confiança. Os cristãos são chamados a ser uma luz neste mundo de trevas. Quando a luz de Jesus invade nossa vida, naturalmente ela se reflete no modo como vivemos e nos expressamos. Como portadores da luz divina, devemos fazer o possível para que nada impeça sua luz de brilhar em nossa vida.

Que semelhanças há entre o sal e a luz, e nosso papel como evangelizador neste mundo?

O chamado para que sejamos como luz e sal pode ser encontrado em muitas passagens da Bíblia. Por exemplo, em Atos 1:8, Jesus está prestes a voltar ao Pai. Antes de partir, Ele olha seus discipulos e diz, basicamente, o seguinte: “De hoje em diante, eu os nomeio minhas testemunhas. Quero que saiam com o poder consagrador do Espírito Santo e sejam testemunhas poderosas, ungidas pelo Espírito”. Ele queria que aqueles homens fossem uma grande influência para o mundo.

Em II Coríntios 5:18-19, Paulo nos diz que recebemos o desafio de ser ministros da reconciliação. Estamos tentando reconciliar com Deus mulheres e homens perdidos, pela obra de Jesus na cruz. E devemos levar a sério essa responsabilidade. Na Grande Comissão, em Mateus 28:19-20, Jesus envia seus discipulos aos quatro cantos da terra. Ele quer que todo cristão seja um porta-voz do Evangelho, conduza as pessoas à fé, exerça influência máxima, seja pescador de homens. Em outras palavras, os cristãos devem ser o sal e a luz onde quer que estiverem, ou seja, em todo lugar!

Esse modo de vida provoca sede nos outros. Da mesma forma, quando os cristãos são ousados e inovadores em seu testemunho de Cristo no mundo, eles temperam as coisas, não é mesmo? Quer dizer, eles acrescentam um pouco de “molho” em um mundo insosso, atrapalham os planos do mal cuidadosamente elaborados, fazem as pessoas pensarem e reconsiderarem seus valores e crenças.

Ao viver uma vida honrosa diante de Cristo, os crentes tendem a impedir a decadência moral na sociedade onde vivem. Como luz, iluminamos as coisas que tentam se esconder nas trevas. Quando cristãos plenamente devotados irradiam a luz de seu Salvador as trevas começam a se dissipar. Queridos irmãos, como cristãos devemos levar outros a Cristo. Ganhar almas para Jesus Cristo é uma das melhores atividades no mundo de hoje. “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios 11:30).

Existem muitas pessoas à sua volta, convide-as para assistir um culto, ofereça-lhes uma visita, um estudo bíblico. Se você é sal e luz do mundo, Deus vai te ajudar a ser bênção na vida de alguém. E nem precisa ir muito longe, dentro da sua casa (família) existem pessoas precisando de sua ajuda espiritual, preocupe-se com ela e lute pela sua salvação.
***

Pr. Josiel Euzébio Peixoto
Fonte: Evangelismo Pessoal, (Seminário Teológico Evangélico, Betel Brasileiro) via IAP Vila Medeiros compartilhado no PC@maral

Um comentário:

  1. Ótimo, muito bom seu post, realmente, todos nós temos que ser o sal do mundo, irradiar a luz de Deus, demonstrando o amor de Deus, refletindo o Seu caráter. Só assim, com uma vida diferenciada em Cristo Jesus, com a alma (mente) transformada, seremos o espelho de Cristo para os perdidos.
    Deus abençoe sua vida.
    ^^

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.