Ainda existem amigos?

Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. (Provérbios 27: 9)

Por Cláudia dos Santos Duarte em Sou da Promessa

O ser humano é um ser que valoriza, e muito, a sua vida em sociedade. Nenhum de nós foi criado para vivermos sozinhos, mas para que tenhamos relacionamentos com o próximo, seja no trabalho, na escola e na família. Com algumas pessoas temos uma intimidade maior, já com outras não. Relacionado a isso, alguns estudiosos apontam tais níveis de amizade: conhecidos – pessoas que se conhecem, mas não sabem muito um do outro; amigos gerais - pessoas que se conhecem a nível superficial, mas que no entanto, não estão muito envolvidas; colegas – estão envolvidos no trabalho, na escola, na igreja ou em outro contexto em que se é preciso um compartilhar e uma troca de opiniões para se conseguir um bem comum; amigos próximos – gostam um do outro, optam por passar o tempo livre juntos, abrem seus corações e sentem um nível profundo de aceitação. Podemos mesmo afirmar que, basicamente, todos nós temos amigos, sejam eles poucos ou muitos.

A Bíblia também vai mencionar a importância da amizade, em Provérbios capítulo17 versículo 17 lemos que “O amigo é sempre leal, mas na hora da dificuldade ele se torna mais que amigo, ele se torna um irmão.” Realmente, existem amigos que nos são mais chegados do que pessoas de nossa própria família. Para se considerar alguém como amigo, podemos enumerar uma série de características, entre elas, a lealdade; a preocupação para com o outro; a aceitação do outro como ele é, com suas qualidades e defeitos. Um amigo é alguém que você pode contar sempre, independente das circunstâncias ou das adversidades. Por serem tão importantes para nossas vidas, é preciso que escolhamos bem os nossos amigos. A Palavra de Deus vai afirmar que Cristo é o nosso grande amigo. Ele mesmo afirma: “Eu já não os chamo de servos, porque um senhor não tem confiança em seus servos; agora, vocês são os meus amigos.”

O objetivo de Jesus para as nossas vidas é que façamos dEle, o nosso melhor amigo. E Cristo é o Deus que nos ama tanto que morreu numa cruz em nosso lugar, para nos conceder a salvação. Ele está sempre ao nosso lado, seja nas vitórias ou nas derrotas, nos compreende e nos conforta em todos os momentos de nossa vida. Da mesma forma, podemos confiar em Jesus e contar sempre com o seu amor e misericórdia, pois Ele sempre deseja o melhor para nós.

É o amigo que nunca vai nos desamparar ou desapontar! Que possamos verdadeiramente ter o Senhor Jesus como o nosso Grande amigo, pois Ele nos ama e quer sempre estar ao nosso lado.




2 comentários:

  1. Desculpa mas não creio em amigos e nem em amizades. Já passo dos 30 anos. Isso é uma farsa, Salomão exagerou em escrever esses proverbios fazendo apologia a amizade, o cara tava sem noção.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo sou eu mesmo, humanamente a unica pessoa que se importa por mim sou eu mesmo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.