Refletindo sobre o trabalho...

Por Cláudia dos Santos Duarte

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” Salmo 127: 1 e 2

Essa semana estamos comemorando o Dia do Trabalho. Esse feriado demonstra a grande importância de se trabalhar para a sobrevivência. Sem entrar em detalhes no aspecto econômico, histórico ou filosófico da concepção do que representa a atitude de trabalhar, o fato é que o trabalho adquire um caráter fundamental para o homem. E como poderia ser diferente, se nós passamos grande parte de nossas vidas trabalhando? Além disso, tudo que construímos, geralmente é proveniente da nossa ocupação profissional. No entanto, podemos observar que os pensamentos do ser humano no que se refere ao trabalho nem sempre são os melhores. Uns acreditam que o trabalho é uma maldição, algo extremamente ruim que somente prejudica o ser humano.

E a Bíblia, o que diz sobre o trabalho? Em primeiro lugar, o trabalho foi criado por Deus antes da queda do ser humano (Gênesis 2: 1-3). Portanto, ao contrário do que muitos pensam, o trabalho não é conseqüência do pecado, sendo que o próprio Deus é o principal referencial do trabalho (não vamos esquecer de que Ele trabalhou seis dias para criar os céus e a terra!). Outro ponto importante enfatizado pela palavra de Deus é que o trabalho foi criado para a realização do homem e também para o seu sustento (Gênesis 3:19). Portanto, o trabalho é uma bênção de Deus e não um castigo para o homem.

E outra pergunta: Como posso obter êxito no meu trabalho? Será que é trabalhando direto, sem descanso? A Bíblia afirma que há tempo para trabalhar, mas também há tempo para descansar. O trabalho é imprescindível, mas é necessário que separemos um tempo para a nossa família e para o lazer. Além disso, para que eu alcance o verdadeiro sucesso profissional, é necessário que eu coloque a minha vida nas mãos do Senhor Jesus Cristo.

O próprio salmista afirma que sem a presença do Senhor, é inútil eu me levantar de madrugada e trabalhar arduamente. Isso acontece porque o Senhor abençoa a todos os que amam ao Senhor Jesus Cristo e o seguem. A bênção no trabalho não é somente ter um emprego estável e ganhar um bom salário. Ter a bênção do Senhor significa que Ele está comigo nesse aspecto da minha vida, que Ele vai dirigir os meus passos também no que se refere à vida profissional, e que vai prosperar tudo o que eu fizer.

Que nesse feriado que é dedicado ao Dia do Trabalho, nós possamos colocar a nossa vida, e particularmente o nosso trabalho, nas mãos do Senhor porque Ele sempre tem cuidado de nós.
***

Fonte: Claudia dos Santos Duarte comnpartilhado no PC@maral

Um comentário:

  1. Verdadeiramente Deus está com aquele que não anda no caminho dos escarnecedores, e isso no ramo profissional não é algo tão comum. Pessoas se vendem muito fácil a cada dia que passa.

    Recentemente escrevi um artigo sobre trabalho, mas nem lembrava que estava chegando o dia do trabalhador, rs.
    http://vivendocomoservo.blogspot.com/2011/04/como-agir-no-emprego.html

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.