Síndrome de Sarai

Síndrome de Sarai

A Bíblia Sagrada conta a história de Abrão, um homem chamado por Deus a abandonar sua terra natal para habitar em “
uma terra que o SENHOR lhe mostraria”. (Gn 12:1). Junto a esta ordem havia a promessa de fazer de Abrão uma grande nação. O Senhor o abençoaria e engrandeceria seu nome.  Alguns anos depois, Abrão, já com noventa e nove anos, recebe a vista do Senhor que, renova a promessa e muda o seu nome para Abraão “(...) porque por pai da multidão de nações te tenho posto” (Gn 17: 5). Abraão é lembrado como o pai da fé, mas até chegar a este ponto foi uma longa jornada. 

A história de Abraão não é feita somente de glória. Como todo ser humano, Abraão foi sujeito a erros, e as pessoas que estavam ao seu lado não se mostraram diferentes, e dentro deste contexto encontramos sua esposa Sarai.

Sarai era estéril e Abrão avançado em idade, “era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã” (Gn 12:4). Deus lhe havia prometido que teria um herdeiro de seu próprio sangue, “aquele que de ti será gerado , esse será o teu herdeiro” (Gn 15:4), e que sua descendência seria uma grande nação, tão numerosa que seria impossível contá-la, tal qual as estrelas do céu (Gn 15:5). 

Como a promessa se demorava para ser cumprida, Sarai resolveu fazer a parte que cabia ao Senhor, providenciando o herdeiro prometido. Para isso deu sua escrava a seu marido, convencendo-o de que só assim poderia realizar o desejo de ter um filho.

Nós somos como Sarai. Colocamos diante de Deus nossas orações, nossas petições, nossos desejos e tudo aquilo que consideramos humanamente impossível de realizar. Afirmamos que confiamos em Deus mas; como Sarai, não queremos esperar a resposta de Deus, queremos tudo rapidamente, queremos resolver já! 

A demora nos causa dor, angustia, agonia, sofrimento, e, em muitos casos, falta de fé. Esquecemos que existe um tempo para tudo, e que Deus sempre tem o melhor para cada um de seus filhos.

Como filhos impacientes, resolvemos tentar da nossa maneira, e acabamos atropelando tudo à nossa volta. A “suposta demora”, de Deus, em atender nossas orações, nos leva a buscar resolver do nosso modo, “vamos dar uma mãozinha ao Senhor!” E assim, tentamos realizar, por conta própria, nossos desejos. Como diz o Senhor: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Pv 16:1)

Um exemplo prático pode ser visto em uma reunião de oração na casa de um irmão ou na própria igreja. Ali, colocamos nossos pedidos diante de Deus. Todos concordam, todos confirmam, todos confiam e glorificam a Deus. Agora é aguardar Deus agir.

No dia seguinte a impaciência toma conta do nosso coração. Alguns lamentam,  outros murmuram e, alguns por conta própria, “arregaçam suas mangas” e partem para a ação “dando seu próprio jeito”. Para esta reação dei o nome de "Síndrome de Sarai". A mulher de Abraão não confiou na promessa de Deus e se propôs a resolver a questão por conta própria. 

Mas não pense que somente Sarai se comportou assim, muitos outros personagens bíblicos repetiram esse comportamento, e, conosco, não seria diferente. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós seus servos impacientes.

Nossa oração:
Que Deus nos ajude, a saber, esperar e confiar em Sua provisão. Devemos repetir as palavras de Davi no Salmo quarenta, versículo um: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.


Autor:
Pb Paulo Cesar Amaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.