Galardão: prêmio ou presente?


Prêmio não é presente. Ninguém precisa conquistar nada para ser presenteado; mas, para ser premiado, sim. Presente é graça, e o que Deus nos promete é sempre graça, não prêmio. Neste sentido, precisamos entender melhor a ideia de galardão garantido por Jesus aos seus discípulos, entendido por muitos como uma recompensa ou um prêmio pelas boas obras.[1]

Galardão é presente de Deus pelo qual ninguém precisa pagar e que todo o esforço humano não pode merecer. Isso implica a anulação da ideia de recompensa. Mas, se insistirmos em entender galardão como prêmio, teremos de admitir que nosso esforço e nossas obras é que o garantem, o que se constitui uma negação da graça.

Por mais que, em alguns textos do Novo Testamento [2], as palavras traduzidas por galardão ou recompensa signifiquem pagamento, retribuição a alguém que fez por merecer, a mensagem do evangelho é que o ser humano jamais poderá merecer qualquer benefício divino, tanto no presente quanto no futuro, pois até mesmo a obediência sincera a Deus é graça que provém dele. Sendo assim, o que Jesus promete é uma dádiva, não um prêmio que conquistamos pelas nossas obras.

Deus nunca dará a qualquer de seus filhos menos que o melhor. E não há nada melhor e mais excelente que o próprio Deus. Ele apenas se doa; jamais se negocia. Sua presença é o nosso galardão presente, e vê-lo face a face será nosso galardão futuro. Nenhum discípulo receberá algo menor. Logo, quando Jesus se refere ao galardão de seus discípulos, está se referindo a si próprio, não a um pagamento ou um prêmio que depende do tipo de trabalho que fazemos ou do quanto nos esforçamos. É por isso que, na parábola dos trabalhadores na vinha (Mt 20.1-15), todos recebem o mesmo valor, independentemente do tempo ou da intensidade do seu trabalho. Com isso, Jesus nos ensina que seu galardão não é recompensa, mas, sim, graça.

Entender galardão como presente liberta-nos para um relacionamento com Deus baseado no amor, não no desejo de uma recompensa; liberta-nos para um relacionamento com os semelhantes também baseado no amor, não numa pretensa superioridade em relação a eles, pois passamos a entender que somos igualmente amados por Deus, a despeito das nossas imperfeições e inadequações.

Galardão é presente porque graça é sempre graça, jamais recompensa. Não nos foi requerido mérito algum para que fôssemos salvos. Da mesma forma, não nos é requerido mérito algum para recebermos de Deus o que ele nos tem reservado, tanto no presente quanto no futuro, pois o Cristo que pagou a nossa dívida diante do Pai e garantiu que fôssemos aceitos gratuitamente como filhos de Deus é o mesmo que se constitui nosso galardão, nossa maior herança, hoje e sempre. Não há nada mais desejável que isso. Só precisamos aceitar sua generosidade.


Notas:

[1] Galardão também é entendido como a paga que Deus dará aos injustos pelas suas obras más.
[2]Cf. Mt 5.12, 6.1; Mc 9.41; Lc 6.23,35; Hb 10.35; 2 Jo 8; Ap 22.12; etc.

Fonte:
Poeira de Ouro - Eudoxiana Canto Melo

Um comentário:

  1. Obrigado , Espírito Santo , por usar este estudo como resposta para minhas pesquisas . Finalmente, encontrei a resposta sobre galardão , pois não existe maior premio do que o próprio Deus na nossa vida . O resto é sempre presente dele , graça . Pr Juscelino Pereira IEQ ÁGUAS BRANCAS II

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.