Faça isso e você viverá!

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mateus 7:24)

Por Timóteo Carriker

Um mestre da lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem? O homem respondeu: Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo. A sua resposta está certa! — disse Jesus. — Faça isso e você viverá. …. [Jesus]  Pois vá e faça a mesma coisa.  (Lucas 10.25-28, 37)

A parábola do Bom Samaritano é tão conhecida entre nós que poucas vezes reparamos a dinâmica da conversa entre Jesus e o mestre da Lei. Logo queremos chegar no conteúdo da parábola e alguma “lição” para hoje. Realmente o conteúdo desta parábola é desafiador para qualquer grupo em todas as épocas. Mas por enquanto, quero chamar atenção para a maneira que Jesus lidava com o mestre da Lei…

Jesus não confronta o mestre diretamente. Ao invés disto, Jesus simplesmente responde às perguntas que o mestre levanta (às vezes com outras perguntas que o mestre então responde) com o PEQUENO (grande) acréscimo: “Faça isso e você viverá.” Pois o “problema” do mestre da Lei não estava com a compreensão, e sim, com a prática. E assim ocorre frequentemente entre nós. Ao examinarmos as Escrituras nem sempre encontramos um ensino novo, algo que ainda não sabemos. Mais frequente que isto, encontramos bons conselhos que, por uma razão ou outra, ainda não colocamos na prática.

Jesus não corrigiu nenhum “conceito” do mestre da Lei. Desafiou-o a pôr em prática aquilo que já sabia. Nós poderíamos ouvir o mesmo desafio feito para o mestre.

Oração

Bondoso Deus, comprometemo-nos a tomar ações mais próximas do ideal que nos deixou. Ajude-nos em nome de Cristo Jesus. Amém.

Fonte: Tim Carriker | Compartilhado no PCamaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.