Santidade na Rede - Calúnias são Calúnias!

A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. (Provérbios 18:7)

Por Eleilton Freitas

Ninguém tem dúvida da utilidade da internet, uma das ferramentas de comunicação e informação mais utilizada na atualidade. Segundo matéria publicada na revista VEJA, existem, em todo o mundo, 1,6 bilhões de usuários da internet, e, no Brasil, cerca de 62 milhões de usuários. Além de ser uma ótima ferramenta de pesquisa e informação, a internet também traz seus riscos. É preciso tomar cuidado para não ser engodados. O conselho da Palavra de Deus para nós, crentes em Jesus, é: Estai atentos para que o vosso procedimento não seja de tolo, mas de sábios (Ef 5:15).

A internet pode tanto ser uma benção, como pode ser um empecilho em nossa vida cristã. Tudo vai depender de como, e para que fim a utilizamos. Por isso, nesta nova série de textos, estaremos refletindo sobre alguns princípios bíblicos que devemos levar em conta no uso desta ferramenta tão útil, mas, ao mesmo tempo tão perigosa, que é a internet. Queremos começar com o princípio bíblico da comunicação.

Dentre os grandes benefícios da internet, um deles, está relacionado diretamente com a comunicação. Uma carta que há cinquenta anos demorava três meses para chegar do Japão ao Brasil, hoje, com o advento da internet, pode ser enviada em segundos através de um e-mail, por exemplo. A internet diminuiu distâncias, “aproximou” pessoas. Os sites de “bate-papo” nos permitem manter contato com amigos, parentes, conhecidos, etc., que moram em outras cidades, estados ou país. Entretanto, nós precisamos tomar alguns cuidados para que esse benefício não seja usado de forma negativa e destrutiva.

Existem aqueles passam horas e horas conversando virtualmente sobre a vida dos outros. Caluniando, mentido, difamando. Além disso, muitos são os que, aproveitando o véu da impessoalidade da rede, criam perfis falsos, enviam e-mails mentirosos, fotos que ridicularizam o semelhante e etc. Quantos e quantos não estão com a sua reputação manchada por causa de mentiras, boatos e fofocas, que nasceram através de um desses e-mails envenenados! Neste sentido a Bíblia diz: Irmãos, não faleis maus uns dos outros (Tg 4:11).

Precisamos tomar cuidado para não sermos caluniadores na rede! Calúnias no ambiente virtual ainda são calúnias! A nossa comunicação deve ser edificadora e não destruidora: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação... (Ef 4:29). Palavras ou conversas imorais e difamatórias não devem sair da boca e nem das “teclas” daqueles que proclamam Jesus Cristo como Senhor.

Pense nisto!


Fonte: Sou da Promessa | Compartilhado no PCamaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.