O governo de Cristo sobre os olhos

erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus (Mateus 17.8)

Por Rodolfo Garcia Montosa em Instituto Jetro

Nossos olhos são a porta de entrada da alma, daquilo que passamos a valorizar e desejar, tanto para coisas boas, quanto para coisas más. Jesus disse que "os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas" (Mateus 6.22-23). A percepção do Mestre sobre a importância do cuidado com os olhos era tão intensa que afirmou com intensidade: "se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o" (Marcos 9.47a).

Ao invés de deixar nossos olhos à deriva, devemos olhar firmemente para Jesus (Hebreus 12.2), nos submetendo ao seu governo seguro e confiável. Três resultados acontecem quando nossos olhos são governados por Cristo:

Olhos focados em Deus. Ao invés de ficarem fixos nos problemas, nas circunstâncias e nas adversidades, olhos governados por Cristo voltam-se com força para Deus. Olham para clamar, mas também para contemplar, para chorar, mas também para agradecer. Foi assim que Jesus sempre fez: diante da morte e ressurreição de seu amigo Lázaro, "Jesus olhou para cima e disse: 'Pai, eu te agradeço porque me ouviste' (João 11.41 - NVI); diante de sua própria morte, "Jesus olhou para o céu e orou: Pai, chegou a hora ..." (João 17 - NVI) ... "se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22.42 - NVI); diante do momento de alegria pela multiplicação dos alimentos, "levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães" (Marcos 6.41). Atualmente, seus olhos estão fixos em Deus ou nas circunstâncias?

Olhos fechados para o mal. Não há temor a Deus diante dos olhos de quem está distante do Senhor (Salmo 36.1; Romanos 3.18), por isso seus olhos se prendem na lascívia (2 Pedro 2.14), na cobiça (Mateus 5.28), na avareza (Jeremias 22.17). Quando nos entregamos ao governo de Cristo, ganhamos autoridade para comandar nossos olhos a se desviarem de todo o tipo de maldade e tentação. Podemos dizer como o salmista: "não porei coisa má e injusta diante dos meus olhos" (Salmo 101.3). A mesma graça que nos salvou, nos capacita a comandarmos nossos olhos a se fecharem diante das obras da carne e ordenarmos a se desviarem do mal. Como diz a Bíblia, "porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente" (Tito 2.11-12 - NVI). Atualmente, você tem fechado e desviado seus olhos para todo o tipo de mal e tentação?

Olhos sensíveis às pessoas. Os olhos de Cristo estavam atentos para os pequeninos e oprimidos, tais como órfãos, viúvas, crianças. Seus olhos eram umedecidos por lágrimas de quem tem compaixão e se importa. Certa vez, "quando chegou perto da porta da cidade de Naim, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe" (Lucas 7.12-15). Olhos governados por Cristo são sensíveis à dor e luta do outro. Atualmente, seus olhos só enxergam o espelho ou estão atentos às pessoas ao redor?

Fora do governo de Cristo, nossos olhos tornam-se altivos, cobiçosos e secos. Sob o governo de Cristo, nossos olhos focam-se em Deus, fogem do mal e estão sensíveis ao outro. Vamos consagrar nossos olhos ao Senhor "para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim" (Isaías 9.7).

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com.


Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.