Os pregadores

Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo. Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus. (1 Cor 4:1-5)

Por Ariovaldo Ramos em seu perfil do Facebook

Em outras palavras

As pessoas precisam ver é que somos (huperetes) servos dos servos do Cristo, e que cuidamos bem da despensa de Deus, despensando os mistérios de Deus: o mistério do Deus é Cristo e o mistério do Cristo é a Igreja. Portanto, somos servos dos servos do Cristo, mas, o que lhes servimos é o que Deus tem em sua despensa, que é Cristo como centro do universo, e a igreja como seu corpo, e seu instrumento de governo.

Não é a Igreja que decide o que quer ouvir. É Deus quem decide o que quer falar. Não é a igreja que decide o que vai fazer. É Deus quem decide o que Igreja deve fazer.

Dos despenseiros é exigido fidelidade. Cada despenseiro deve dar, aos servos do Cristo, o próprio Cristo, como o centro da vida, da existência e da ação; e a Igreja, como projeto de vida, e como meio de sinalização do reinado do Deus.

Entretanto, não é ao ser humano que cabe esse juízo, portanto, não me importo com o juízo que vocês estão a fazer. Não tenho nada, de que me lembre, que possa me dizer que não estou sendo fiel. Entretanto, não sou eu que a mim mesmo julgo. Esse juízo só quem pode fazer, e quem o fará é Deus.

Vocês estão se precipitando. Estão fazendo um juízo antes do tempo do julgamento de Deus. Somente Deus pode trazer à luz o que está oculto, somente Deus sabe das intenções do coração; portanto, só Deus pode dar prêmio que cada um pode receber.

Então:

Paulo deixa claro que sabe qual é o ofício do pastor: servir aos servos, ele usa o termo huperetes, que quer dizer o remador que remava na parte inferior dos barcos, como apoio aos remadores principais.

Sabe, também, o que deve ser ministrado aos servos: deve ministrar o Cristo, como o centro do propósito do Deus. Tudo foi feito por meio do Cristo e tudo deve serví-lo como Rei. E deve ensinar a igreja como o projeto do Deus. A Igreja é a retomada da humanidade, e é, também, o agente do Cristo no governo da história humana.

Sabe, também, que nenhum juízo humano pode afastá-lo desse propósito que o próprio Deus estabeleceu para os pastores da igreja. Paulo, ao mesmo tempo, sabe que está sob o juízo do Deus, juízo que, a seu tempo, há de alcançar a todos os pastores.



Auxilio ao leitor: Huperetes era a palavra grega para designar aquele que rema, portanto, o membro da tripulação de um navio. Mas referia-se também a qualquer serviçal. O termo designa o oficial de justiça em Mt 5:25; os serventuários, em Mt 26:58; o assistente na sinagoga, em Lc. 4:20, o servo auxiliar, At. 13:5; os guardas em Jo 7:32. É como se Paulo dissesse: "que os homens nos considerem como serviçais de Cristo". Muito bem traduz a Bíblia na Linguagem de Hoje: "Vocês nos devem tratar como servidores de Cristo."


Um comentário:

  1. Amém!

    Lucy Deus te abençoe! Que bom que o texto foi uma benção para você.
    Vou dar uma olhada nos blogs que você sugeriu.
    Fica na Paz!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.