Header Ads

Algumas sugestões por idade para ajudar a reunir a família no culto doméstico.



Por Nicole Batten via Sou da Promessa

Culto Familiar – O Segredo Para A Paternidade Espiritual

Quando relembro minha infância, os momentos do culto em família são uma de minhas recordações favoritas – aconchegada no colo de meu pai enquanto líamos as histórias bíblicas e nos ajoelhávamos para orar, cada um tendo a sua vez de falar com Jesus. Espero poder transmitir essas experiências de união a meus dois filhos. Especialmente amo ouvi-los orar a cada noite, ouvir suas preocupações, cuidados e alegrias que partilham com Jesus.


Se você deseja que seu filho desenvolva relacionamento com Jesus, o culto familiar regular é vital. É também a cola eterna que liga sua família espiritualmente. Partilhar sua fé com seus filhos, a cada dia, provê momentos de aprendizado e estabelece o hábito para toda a vida. É importante que seus filhos ouçam as histórias bíblicas, não apenas da professora na Escola Bíblica, mas de você também. Leia livros como As Belas Histórias da Bíblia e outros e também lhes desperte o interesse pela lição e ensine-os a apreciarem o estudo da Bíblia.

Muitos pais com quem falo parecem estar perdidos a respeito de por onde começar quando se trata do culto em família. Estas são algumas sugestões por idade para ajudar a reunir a família no culto.

0 a 5 anos

Durante os primeiros anos de vida é importante transmitir que o culto familiar é um momento especial e feliz passado com a mamãe e o papai. Você deseja que seu filho associe sentimentos positivos com o conhecimento de Jesus. Veja que seja breve, simples e interativo.

Busque livros de histórias bíblicas apropriadas à idade da criança para serem lidos enquanto segura seu filho no colo. Permita que seu filho aponte as figuras ou complete as palavras enquanto você faz uma pausa. Assim que forem capazes, devem memorizar frases curtas da Escritura. Ensine seu filho a orar. Peça-lhe para proferir frases simples da oração, repetindo-as depois de você.

6 a 9 anos

Durante esses anos, você notará que seu filho faz um monte de perguntas a respeito de Deus e da Bíblia. Agora é tempo de estabelecer o conhecimento bíblico e de lhes apresentar as doutrinas durante o culto familiar. Ensine-os a buscarem ajuda na Bíblia para o viver diário. Incentive-os a terem uma vida de oração. Façam um diário de pedidos de oração da família e das respostas recebidas.

10 – 14 Anos

Neste estágio a chave é tornar o culto e Deus o mais relevante possível à vida diária de seus filhos! Escolha temas como pureza ou preconceito e que lidem profundamente com a vida deles, e descubra o que a Bíblia diz a respeito. É também importante permitir-lhes escolher o que será lido e discutido durante o culto em família. Permita-lhes liderar.

Este é também um momento importante para iniciar a discussão do culto individual e do tempo devocional. Incentive seu filho a começar a ter seus próprios momentos pessoais de devoção. Os pais também podem ter de remodelar o seu culto.


2 comentários:

  1. Excelente postagem ! Não é demais sempre lembrar esses bons costumes cristãos. Atualmente essa prática tem sido negligenciada. O culto familiar ou doméstico deve ser preservado e praticado por todos os cristãos. Parabéns pelas ótimas orientações. Abçs.
    ps. se desejar acesse meus blogs e faça seus comentários. http://pranselmoteologia.blogspot.com ou http://escolasolascriptura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor pastor Magdiel Anselmo.

      Verdade, o culto familiar ou culto domestico tem sido negligenciado por uma grande parcela dos cristãos. Não só o culto mas ouso dizer que a leitura da palavra, a meditação nas Sagradas Escrituras e o devocional também.

      Que Deus nos ajude e aos poucos consigamos reverter este triste quadro.

      Fica na Paz. Deus o abençoe e obrigado pelo comentário no blog.

      Excluir

Todos os comentários serão moderados. Me reservo o direito de não publicá-los caso o conteúdo esteja fora do contexto, ou do assunto, ou seja ofensivo ao autor do texto.


..

Tecnologia do Blogger.