Falar mentira no 1º de abril pode?


Por PCamaral

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. (trata-se de uma piada)

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um jornal de vida curta, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Tradicionalmente, supõe-se que a prática de contar mentira neste dia termine à meia-noite. Supõe-se que os que não obedecem esta tradição venham a atrair para si má sorte. Contudo, isto não é universalmente aceito, e muitas mentiras já foram praticadas depois da meia-noite.

Alguém que não consegue aceitar as "brincadeiras", ou tirar proveito delas dentro do espírito da tolerância e do divertimento também deve sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela. (tudo mentira)

"No primeiro de Abril vão os burros onde não devem ir". Muitas organizações de mídia propagaram inconscientemente ou deliberadamente peças no Dia das Mentiras. Mesmo agências de notícias sérias consideram o Dia das Mentiras uma brincadeira normal, e uma tradição anual. O advento da internet como um meio de comunicação mundial serviu para facilitar os mentirosos no seu trabalho.

Hoje, no mundo inteiro se comemora e se pratica o dia da mentira.

Falar mentiras é muito fácil, afinal, vivemos rodeados de mentiras por todos os lados. Dificil confiar na palavra de alguém. No passado, a palavra de um homem valia muito, hoje, se não tiver um contrato assinado e registrado em cartório não vale nada.

Jesus declara que o pai da mentira é o diabo, e que dele não provem a verdade: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44).

Desta forma, imaginei: O nome que deram a esse dia está incompleto, deveriam acrescentar um complemento para que representasse o que ele realmente é, ou seja:

1º de Abril Dia da Mentira, Dia do Diabo!

Se você é Cristão, resista ao convite deste dia diabólico e siga o conselho de Jesus de falar sempre a verdade. Pois, somente a verdade liberta o homem da escravidão do pecado e da mentira.

Que Deus nos ajude e nos abençoe!

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.