Jesus, nosso amigo mais chegado


Por Joacy Alcântara Cabral em Instituto Jetro

"Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado." (Salmos 16:7-8)

Muitas são as dificuldades que nos desafiam no dia-a-dia e ao passarmos por momentos difíceis, na maioria das vezes, optamos pelo silêncio, isolamento e soluções próprias. Recusamos a falar com Deus e principalmente a ouvir o que ele tem a nos ensinar, esquecendo-nos de que somos dependentes dele. Muitas vezes o orgulho ou as circunstâncias nos obrigam a passar uma imagem somente de aparências e optamos por nos esconder atrás de máscaras, as quais são usadas conforme a situação e o local frequentado e assim os sentimentos são reprimidos.

1- Não esconder nossa tristeza

Diante dos desafios e circunstâncias adversas não precisamos esconder a nossa tristeza de Deus. Ele conhece e sonda o nosso coração, sabe o que estamos passando e espera que confiemos nele, pois ele tem a melhor solução para as nossas vidas. Ele é o nosso Deus Todo Poderoso, Onipresente e Onisciente, que jamais nos abandona e nos ama.

Na passagem que nos relata sobre a ressurreição de Lázaro, Jesus quando se deparou com Maria e os judeus chorando a morte de Lázaro, deixou transparecer toda a sua tristeza e sentimentos através do choro. "Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se." Onde o colocaram, perguntou ele. "Vem e vê, Senhor", responderam eles. Jesus chorou. Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava!" (João 11: 33-36)

2- Ter sempre um coração agradecido

Que possamos entrar na presença de Deus com gratidão e com confiança, como fez o salmista, no caso, Davi. "Bendirei ao Senhor..." (Sl. 16:7ª).

O apóstolo Paulo também nos aconselha a ser gratos em todas as circunstâncias: "Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1 Tessalonicenses 5:18) - "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos."
(Filipenses 4:4)

3- Ter um lugar secreto para estar com Jesus

Que possamos também como o salmista ter um relacionamento com Deus e que nas noites mais escuras possamos ser iluminados com a presença e os conselhos de Jesus, o nosso Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6 b) "... que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!" (Sl. 16: 7b)

Jesus nos ensina a buscar um local reservado para usufruir da sua doce presença, pois ele nos trará a resposta. "Mas quando você orar vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará." (Mateus 6:6)

4- Colocar Deus em primeiro lugar

É preciso pedir ao Senhor que sonde nossos corações e nos mostre o que temos colocado em primeiro lugar em nossas vidas e aonde temos buscado respostas aos nossos desafios e dificuldades. Precisamos olhar com sinceridade para o nosso interior e perguntar: Será que confiamos em nossas próprias soluções, na sabedoria do mundo, na nossa força, e esquecemo-nos da soberania e do poder de Deus? Que nos momentos de angústia e escuridão, possamos dizer confiantes: "... De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." (Sl. 121:1-2) e também declarar como Davi: "Sempre tenho o Senhor diante de mim." (Sl. 16:8a)

5- Estar firmados na rocha

Quando construímos e edificamos nossas vidas com base nos ensinamentos da Palavra de Deus, encontramos sabedoria, discernimento, forças e bom ânimo para enfrentarmos os desafios da vida e não vacilarmos em nossa fé, com a certeza que ele está conosco e desta forma afirmar como Davi: "Com ele à minha direita, não serei abalado." (Sl. 16:8b) - "Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. " (Mateus 7:25)

Que ao longo da caminhada possamos aprofundar e desenvolver o nosso amor, gratidão e comunhão com Jesus, nosso amigo mais chegado, nosso conselheiro, que está sempre pronto a nos ouvir e ensinar, sempre com as mãos estendidas para nos sustentar e levar a um lugar seguro.

"Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha." (Sl. 27:5)



Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.