Header Ads

Como Responder Quando Alguém Elogia seu Sermão?



“Bom trabalho... ótimo sermão... realmente falou ao meu coração.” A lista de frases que um pastor pode ouvir a medida que os membros da igreja saem do culto é extensa. Inevitavelmente, tendo o sermão sido bom ou não, esses comentários rápidos serão ditos a nós com níveis variados de sinceridade e é importante que saibamos como responder de maneira a honrar a Deus.
Aqui estão quatro sugestões:

1) Diga “Obrigado”

É triste quando um pastor tenta usar de falsa humildade para esconder suas inseguranças ou sua incapacidade de saber receber uma palavra gentil. Isso surge normalmente na resposta do pastor depois de um comentário gentil e encorajador da seguinte forma: “Ah... não foi um bom sermão. Eu errei aqui, tropecei em algumas palavras...” Apenas pare e diga: “Obrigado por suas palavras gentis.”

2) Seja grato pelo encorajamento

Independente de se o comentário foi para lhe encorajar, agradeça pelas palavras de encorajamento. Seja agradecido, mesmo que o comentário tenha sido pequeno, simples ou até superficial, pois alguém tomou tempo para compartilhar com você. Seja grato e receba-o dessa forma.

3) Seja humilde por Deus ousar usá-lo

O que deve nos tornar mais humildes quando uma pessoa gastar seu tempo nos encorajando por nosso sermão é o fato de que Deus escolheu um vaso quebrado como nós para alimentar Seu povo com Sua Palavra, semana após semana, culto após culto. Isso deveria nos deixar maravilhados por cada palavra gentil dita a nós. Quando não nos maravilharmos mais, então devemos começar a nos preocupar.

4) Dê a Deus toda a glória

A grande tentação quando elogiado sobre um sermão é pensar que o fruto de nosso trabalho é, em última instância, sobre nós e por nossa causa. Quando uma palavra gentil for dita, certifique-se de que Deus receberá o crédito e o louvor. Não de forma superficial, mas sincera. Nós podemos responder dando glória a Deus com nossos lábios, mas por dentro estarmos sendo consumidos pelo orgulho.

Respostas sugeridas

A partir dessas sugestões, aqui estão algumas maneiras que acredito serem apropriadas para responder uma palavra de gentileza dita depois de um sermão:

“Obrigado por suas palavras gentis, Deus não é muito bondoso em falar com cada um de nós através de sua Palavra?”

“Obrigado por seu encorajamento. Sou grato a Deus por ele ter usado a sua Palavra dessa forma.”

“Muito obrigado por tomar seu tempo para compartilhar a maneira como a Palavra de Deus lhe afetou. Essa passagem me afetou de forma semelhante. Deus é tão gracioso.”

Pastores, recebam as palavras gentis ditas a vocês. Sejam encorajados por elas. Isso irá ajudá-los a passar pelo desencorajamento que frequentemente vem na segunda-feira. E permaneçam humildes, pois em seis dias terão que fazer tudo novamente.


Fonte:
Ministério Fiel - Brian Croft
Tradução: Fabio Luciano
Revisão: Vinicius Musselman Pimentel

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Me reservo o direito de não publicá-los caso o conteúdo esteja fora do contexto, ou do assunto, ou seja ofensivo ao autor do texto.


..

Tecnologia do Blogger.