Rute por acaso, ela foi àquele lugar e, por acaso, o conheceu…


Rute tinha vindo recentemente com Naomi, sua sogra judia, da terra de Moabe. Ela era uma estranha pobre em uma terra estranha, apenas esperando prolongar sua existência. Deus havia dito a Israel que não recolhessem tudo de sua colheita, mas que deixassem as sobras para os pobres pegarem. Isso é o que Rute estava esperando fazer – encontrar um campo, qualquer campo, onde poderia obter permissão para recolher o suficiente para ela e Naomi sobreviverem alguns dias.

Ela encontrou um campo e “por acaso” chegou a uma parte do campo que pertencia a um homem chamado Boaz. Ela “por acaso” chegou lá. Pelo menos teria sido como Rute viu isso. Mal sabia ela que, um dia, esse acontecimento aleatório a levaria a se tornar esposa de Boaz, uma ancestral do rei Davi, e do próprio Jesus.

Então ela (Rute) foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Por acaso entrou justamente na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque. (Rute 2.3, NVI)

Podemos ver que isso é providência de Deus. Deus estava dirigindo cada passo dela. Anos antes, Naomi e seu marido “por acaso” decidiram se mudar para Moabe, onde “por acaso” conheceram Rute, que “por acaso” casou-se com seu filho. Anos mais tarde, forçados pela pobreza, Naomi e Rute “por acaso” retornaram a Israel e, agora, Rute “por acaso” chegou a um campo particular.

Quantas vezes em nossas vidas nós, “por acaso”, vamos a algum lugar ou conhecemos alguém e depois descobrimos que era a maravilhosa providência de Deus? Ontem, enquanto eu pregava, vi uma família sentada lá que, anos atrás, “por acaso” se mudaram para a casa vizinha de outra família de nossa igreja, que os convidou para um jantar onde eles ouviram o evangelho e, eventualmente, foram salvos.

Você não conheceu seu marido ou esposa “por acaso”. Você não estava morando “por acaso” onde morava. Você não entrou para sua igreja “por acaso”. Deus foi dirigindo cada passo seu.


E a vida não é “por acaso” para você. Você pode trabalhar com um chefe miserável. Você pode estar passando por tempos difíceis. Você pode ter acabado de ouvir que precisa de uma prótese no quadril ou que vai ficar gravemente debilitado. Aquele imposto inesperado, aquela transferência para outro trabalho, aquela árvore que caiu sobre sua garagem… você entendeu a ideia. Nada é “por acaso” conosco. Deus pode ter transferido para que você compartilhe as boas novas de Jesus com alguém que conheça. Aquela árvore que esmagou sua garagem? O cara que recolheu a árvore pode um dia ser líder do ministério de crianças em sua igreja.

Na próxima vez que você perguntar “Por que isso está acontecendo comigo?”, lembre-se da amorosa providência de Deus. Ele tem você exatamente onde ele quer que você esteja, para o seu bem e glória dele. Nada é “por acaso” para nós. Nenhum pardal cai sem a vontade de Deus. Ele moldou a mão cada floco de neve e raio. Nossas bênçãos e nossas aflições são feitas sob medida pela mão amorosa de Deus.

Mantenha-se atento para as providências de Deus em sua vida. Algum dia você vai dizer: “Ah, então é POR ISSO que aconteceu.” Não parecia tão bom no momento, mas se ISSO não tivesse acontecido, eu não estaria gozando DESSA bênção agora.

E o céu será a grande revisão de toda a providência de Deus em nossas vidas. Vendo como Deus orquestrou os eventos e vidas para trazê-lo ao mundo, trazê-lo para Jesus, transformá-lo e usá-lo para a sua glória. Que dia incrível será.

Fonte:
iPródigo - Mark Altrogge
Traduzido por Josie Lima | iPródigo.com | Original aqui

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.