Josué se casou? Quem foi a esposa de Josué?


Muitos leitores, estudando o texto sobre Josué publicado aqui no blog, escreveram perguntando se o sucessor de Moisés foi casado e constituiu família. Em minha pesquisa encontrei muita informação e escolhi esta por ser a mais sucinta e objetiva. Espero que a dúvida sobre Josué, ter ou não esposa, possa ser dissipada.

Josué provavelmente se casou mas a Bíblia não diz nada sobre sua esposa nem sua família. A história de Josué se centra em seus feitos militares, não em sua vida pessoal, com a família.

No tempo de Josué, era raro um homem não se casar. No fim de sua vida, quando se estava despedindo do povo, Josué declarou que ele e sua família iriam continuar fiéis a Deus (Josué 24:15). Isso provavelmente significa que Josué casou e formou família. Como pai e chefe da família, ele teria o direito de falar pela família toda.

A única informação que a Bíblia nos dá sobre a família de Josué é o nome de seu pai, Num, e de sua tribo, Efraim (Deuteronômio 34:9). A Bíblia não diz se Josué teve filhos nem quantos foram. Os possíveis filhos e Josué não são relevantes para a história. Se Josué teve esposa ou descendentes, eles não fizeram nada de notável, que merecesse ser registrado na Bíblia.

Veja aqui a história de Josué.

Como Josué não era rei, seus filhos não tinham o direito de herdar sua posição de liderança, assim como os filhos de Moisés não herdaram a liderança. O governo do povo de Israel nesse tempo passava para quem fosse escolhido por Deus e revelasse grande capacidade de liderança. O próximo líder de Israel foi Otoniel, sobrinho de Calebe, e não algum parente de Josué (Juízes 3:9).

Aruna, Ana, Raabe...?

A Bíblia não registra o nome da esposa de Josué (nem sequer diz se ele teve ou não esposa!). Qualquer nome dado à esposa de Josué em alguma adaptação da história da Bíblia é invenção, para preencher os espaços em branco. É muito importante ver adaptações da Bíblia com espírito crítico, procurando na Bíblia para descobrir o que é verdade e o que é inventado (1 Tessalonicenses 5:21).

O nome de Aruna não aparece na Bíblia. Também não há registro que Josué tivesse algum relacionamento com uma mulher chamada Ana na Bíblia. A primeira Ana que aparece na Bíblia é a mãe do profeta Samuel, que foi esposa de um homem chamado Elcana. A prostituta Raabe, que Josué poupou da destruição de Jericó, casou com um homem chamado Salmom e foi a mãe de Boaz, que casou com Rute. Nenhuma dessas mulheres foi esposa de Josué.

Fonte:
Respostas

Um comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.