A Verdade sobre o Naufrágio do Titanic Revelada em Livro



Titanic afundou por erro de direção, afirma Lady Louise Patten em seu novo livro.

Sempre se pensou que o Titanic afundou por causa da tripulação que estava navegando rápido demais e não conseguiu ver o iceberg, não tendo tempo para desviar. Mas, pelo contrário, avistaram o iceberg com bastante antecedência, mas por causa de um erro de navegação, o navio virou na direção errada indo de encontro ao enorme bloco de gelo.

A revelação foi feita pela escritora Lady Louise Patten em seu novo livro. De acordo com ela, o navio tinha tempo de sobra para desviar do iceberg, mas o timoneiro, em pânico tomou a direção errada. Mesmo tendo corrigido o erro, já era tarde demais e o lado do navio foi fatalmente furado pelo iceberg. Apesar disso, todos poderiam se salvar se o navio ficasse parado ao invés de continuar navegando fazendo a água entrar com grande pressão pelo casco quebrado.

A revelação, que sai quase 100 anos após a catástrofe, e foi mantida em segredo até agora, por causa das famílias dos funcionários mais graduados que sobreviveram à catástrofe. O Segundo-oficial Charles Lightoller encobriu o erro nos dois inquéritos em ambos os lados do Atlântico, porque estava preocupado em não levar à falência a empresa dona do Titanic. Até a sua morte - Charles até então um herói da guerra da evacuação de Dunquerque - se manteve escondido por medo de que a verdade, vindo a tona, arruinasse sua reputação.

O erro ocorrido na viagem inaugural do navio entre Southampton e Nova York em 1912 aconteceu porque a navegação maritima passava uma enorme reviravolta por causa da substituição dos navios a vela pelos navios movidos a vapor.

Haviam sistemas diferentes de direção e comandos nas embarcações. Muitos dos tripulantes do Titanic navegavam em veleiros ultrapassados e ainda não tinham treinamento para operar os modernos lemes. Os dois sistemas de leme funcionavam de forma contrária um do outro. Assim, um comando para virar a "estibordo" significava virar à direita a roda do leme. No sistema de vela a ordem de virar a “estibordo” fazia o comando do leme virar a esquerda.

Quando o primeiro oficial William Murdoch avistou o iceberg duas milhas de distância, dando ordem para virar a “estibordo", foi mal interpretado por Robert Hitchins, que estava na roda do leme. Ele virou a roda do leme do navio à esquerda, como em um navio a vela, em vez da direita e, mesmo ele, quase que imediatamente, tentando corrigir, já era tarde e o lado estibordo da proa foi rasgado pelo iceberg.

"O piloto entrou em pânico e a verdadeira razão do Titanic ter batido no iceberg, e que nunca veio à luz antes, é porque ele virou o leme na direção errada", disse Lady Chris Patten, que é esposa do ex-ministro da Educação Tory, Lord (John) Patten.

"Hitchins cometeu um erro simples, bastava parar o navio e esperar o socorro". Bruce Ismay, presidente da White Star Line, proprietária do Titanic, convenceu o capitão a continuar navegando. Durante dez minutos o Titanic navegou lentamente através do mar. Isso aumentou a pressão no casco fazendo a água inundar o navio danificado, forçando a popa para cima sobre as anteparas estanques, durante muitas horas, isso faz o Titanic afundar mais cedo do que de qualquer outra forma teria ocorrido.

"Ismay insistiu em manter o curso, sem dúvida, com medo de perder seus investimentos e prejudicando a sua reputação da companhia", disse Lady Patten. "O próximo navio estava a quatro horas de distância. Se eles tivessem permanecido parados, é provável que o Titanic teria flutuado até que a ajuda chegasse."

A verdade do que aconteceu naquela noite histórica foi enterrado deliberadamente. Lightoller, o único sobrevivente que sabia exatamente o que tinha acontecido, e que mais tarde viria a ser um herói de guerra decorado duas vezes, decidiu esconder o que ele sabia do mundo, incluindo dois inquéritos oficiais sobre o naufrágio. Com o seu código de honra, ele sentiu que era seu dever proteger a sua entidade patronal - White Star Line - e seus funcionários.

Fonte:
Telegraph.co.uk

3 comentários:

  1. tenho mais material a respeito!!!
    RJ / CAPITAL

    ResponderExcluir
  2. ESSA FOTO TÁ DE +
    PARABBBS

    ResponderExcluir
  3. É... é assim que podemos descobrir a verdade sobre certos acontecimentos que acontecem de propósito, e os responsáveis escondem do mundo inteiro. Assim são os Illuminatis: criam os problemas, divulgam os problemas, e apresentam uma falsa solução para cada um, e as emissoras de TVs, como a Rede Globo, esconde tudo de nós.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.