Header Ads

Igreja Primitiva x Igreja Atual


Encontrei este artigo no blog da Assembleia de Deus Santa Felicidade. Foi publicado em 1 de outubro de 2010. Na época só havia este post no blog, apenas este, e nenhum comentário. O que me chamou à atenção foi a contemporaneidade do assunto.

O autor compara a Igreja primitiva e a Igreja dos dias de hoje. A constatação feita naquela época nunca esteve tão evidente como agora. Infelizmente estes sintomas estão aumentando.

Eu entendo que Deus controla tudo e que está vendo o que acontece com Sua Igreja. O que me preocupa é: O que estará reservado para meus netos? Que tipo de Igreja eles encontrarão pelo caminho? Oro para que Deus os leve para uma mais parecida com a Igreja primitiva e que os ajude e os mantenham sempre.

01) - A Igreja Primitiva gozava de uma imagem pública positiva; A Igreja Atual tem uma imagem extremamente negativa diante do povo.

02) - A Igreja Primitiva fazia muito com pouco; A Igreja Atual com muito não faz nada (ou quase nada).

03) - A Igreja Primitiva tinha comunhão; A Igreja Atual apenas associação.

04) - A Igreja Primitiva tinha uma fé capaz de abalar o mundo; A Igreja Atual tem uma fé abalada por qualquer coisinha.

05) - A Igreja Primitiva tinha uma mensagem Cristocêntrica (por Ele, para Ele e N´Ele); A Igreja Atual tem uma mensagem Antropocêntrica (mensagens que massageiam os nossos egos, desejos e prioridades).

06) - A Igreja Primitiva não se importava com a concorrência; A Igreja Atual perde para a concorrência e faz concorrência entre si mesma.

07) - A Igreja Primitiva tinha doutrina; A Igreja Atual, apenas tradições.

08) - A Igreja Primitiva tinha membros à imagem de Deus; A Igreja Atual tem membros que são caricaturas de uma denominação.

09) - A Igreja Primitiva era procurada pelas pessoas; A Igreja Atual não é procurada e nem procura as pessoas (a não ser quando tem interesse em encher seus cofres com os “dízimos, primícias e afins” dos pobres fiéis manipulados).

10) - A Igreja Primitiva era perseguida pelo mundo; A Igreja Atual persegue a si mesma.

11) - A Igreja Primitiva se ocupava com o essencial (a vida em Cristo, o caráter cristão, o proceder com o semelhante etc); A Igreja Atual, com o trivial (tamanho do vestido, se usa brinco ou não, se o pregador usa terno e gravata – ao invés de se preocupar se o pregador tem vida com Deus e possui bom caráter).

12) - A Igreja Primitiva se interessava pelas pessoas perdidas fora de suas igrejas (como o nome ‘igreja’, no original, em grego, mesmo se traduz); A Igreja Atual se orgulha com o número de seus membros ($$).

13) - A Igreja Primitiva tinha culto; A Igreja Atual apenas liturgia ou entretenimento.

14) - A Igreja Primitiva crescia em qualidade e quantidade; A Igreja Atual, nem em qualidade.

15) - A Igreja Primitiva incomodava o mundo; A Igreja Atual se acomoda ao mundo e por isso é incomodado por ele.

16) - A Igreja Primitiva mudou o mundo de sua época; A Igreja Atual tem sido mudada pelo mundo atualmente.

17) - A Igreja Primitiva contava com membros que tinham vida de cristãos; A Igreja Atual tem apenas o nome de cristãos.

18) - A Igreja Primitiva tinha a maioria de suas atividades fora dos portões da igreja; A Igreja Atual já nem sabe o que está fazendo dentro dos portões da igreja.

19) - A Igreja Primitiva era temida pelos demônios; A Igreja Atual teme aos homens.

20) - A Igreja Primitiva estava disposta a morrer pelo Evangelho; A Igreja Atual não consegue nem viver o Evangelho.

21) - A Igreja Primitiva era uma tradução da Bíblia; A Igreja Atual tem apenas traduções da Bíblia.

A Igreja Primitiva transformou a palavra escrita em palavra encarnada!

Certa feita três teólogos discutiam entre si sobre qual era a melhor tradução da Bíblia, até que um deles disse: “A melhor tradução da Bíblia é minha mãe”; todos se silenciaram, então continuou ele: “Ela traduziu a Bíblia em atitude, em vida, e qualquer analfabeto podia ler e entender”.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós pelo o que estamos fazendo com Sua Igreja!!!


Fonte: AD Sta Felicidade


4 comentários:

  1. oi, tudo o que está escrito neste artigo é verdade. Sofro muito pela atual situação das igrejas que cheguei a me afastar delas. "Nasci" numa igreja semelhante à Primitiva em uma cidade pequena era uma benção, mas tive que mudar para uma cidade bem maior e a realidade do Evangelho já era outra, não há NENHUMA semelhança com a verdedadeira Igreja de Cristo, só, como diz o artigo, liturgia ou entretenimento, ou seja (desculpe a franqueza) teatro e palhaçada de "crentarrões" querendo ser artistas imitadores de pregadores e cantores. Muitos que se conformam e se acomodam a esta "nova igreja" dizem: "ô irmão, a gente tem que olhar é pra Cristo, não é pro homem não". Isto não é uma mentira, mas não deve-se usar esta frase para justificar o comodismo. Pra mim o versículo que mais se encaixa nesta situação de estar ou não em uma igreja onde você não se sente bem é: Amós 3.3 (poderá andar dois juntos se não estiverem de acordo?). Para mim, que conheci uma igreja onde havia verdadeira comunhão entre os irmãos e tive muita experiência com o sobrenatural de Deus (coisas tremendas que os "crentes" de cidade grande nem sonham ou têm fé para acreditar que existe mesmo) é praticamente impossível me adaptar em uma igreja chamada pelo artigo de "igreja atual", que realmente é uma associação de crentes "frios" e voltada para o entretenimento. Peço a Deus e creio que Ele está levantando pessoas que como eu quer buscá-Lo realmente sem estas novas adaptações e acomodações ao mundo, mas querendo ser verdadeiramente como Pedro, Paulo, João e os demais da Igreja Primitiva.

    Que Deus nos abra os olhos para a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual era o nome dessa igreja onde voce andou ? A da cidade pequena

      Excluir
  2. Eu acredito que não há denominação "perfeita", há pessoas a busca da perfeição, e aquelas que não querem nada . O grande conselho é que olhemos para Jesus, porque se ficarmos olhando uns para os outros não chegaremos a lugar nenhum. A final não somos perfeitos , temos que "olhar para o nosso alvo que é Cristo".

    ResponderExcluir
  3. Temos que nascer de novo!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Me reservo o direito de não publicá-los caso o conteúdo esteja fora do contexto, ou do assunto, ou seja ofensivo ao autor do texto.


..

Tecnologia do Blogger.