Ananias, discípulo exemplar

Saulo de Tarso - Série A Bíblia

Por Mathias Quintela de Souza em Instituto Jetro

Ananias de Damasco é um herói da fé quase esquecido pela igreja. Paulo, em seu testemunho, dá um resumo da vida deste irmão em Cristo: "Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele" (Atos 22.12-13).

A outra informação, relacionada com a conversão de Saulo (Paulo), também é sucinta: "Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias" (Atos 9.10). Um simples discípulo, mas exemplar como veremos. As lições da vida de Ananias são importantes porque todos nós, antes e acima de tudo, somos seguidores (discípulos) de Jesus. O compromisso para ser e fazer discípulos é a melhor maneira de louvar e adorar o Senhor. Vamos destacar algumas lições que aprendemos com Ananias.

Intimidade com Deus.

"Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias!" (Atos 9.10a). Ele discernia a voz do Senhor porque se relacionava pessoalmente com ele. Jesus ensinou que as suas ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz (João 10.4). "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim" (João 10.14). Pela mediação de Jesus, qualquer discípulo pode entrar na presença do Deus vivo para adorá-lo, ouvi-lo e falar com ele por meio da oração (Hebreus 10.19-22). Todos nós podemos ter o nosso "quarto de escuta" (Mateus 6.6).

Disponibilidade para a missão.

"Ao que respondeu (Ananias): Eis-me aqui, Senhor" (Atos 9.10b). Quando o Senhor falou com Ananias, ele se colocou à disposição para ouvir o que o Senhor tinha a dizer. O Senhor fala para nos orientar, consolar, encorajar; mas ele fala também para nos convocar para a missão, como aconteceu com Ananias. A resposta que ele deu revela a sua atitude de submissão. Esta deve ser a atitude de todo o discípulo de Jesus. Plena submissão ao Senhor é o segredo de uma vida cristã vitoriosa e feliz.

Obediência ao Mestre.

"Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Então, Ananias foi" (Atos 9.11-12, 17a). As instruções eram precisas, mas a missão era difícil! Ananias ponderou com o Senhor a respeito de Saulo que era um perseguidor da igreja (Atos 9.13-14); mas o Senhor o convenceu ao afirmar que Saulo era "um vaso escolhido" para a pregação do evangelho. Paulo escreveu mais tarde que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16). Mas a fé vem pela pregação da palavra de Cristo (Romanos 10.17). A obediência de cada discípulo é indispensável (Mateus 28.18-20; Atos 8.1,4).

Acolhimento na família de Deus.

"Saulo, irmão, o Senhor me enviou... para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo" (Atos 9.17b). O Senhor mesmo tinha ordenado a Saulo: "levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer" (Atos 9.6). Quem antes era inimigo foi salvo pelo poder de Deus, perdoado pelos perseguidos e recebido na família de Deus como irmão. Saulo foi curado, discipulado, acolhido e batizado pelo ministério de Ananias. Este simples discípulo nos ensina que na comunhão do corpo de Cristo todos ministram e são ministrados, todos discipulam e são discipulados.

Na visão que recebemos de Deus abrimos as nossas casas para receber os "Saulos" que são impactados pelo poder de Jesus; os participantes das nossas células são os "Ananias" que devem entrar nas casas para evangelizar e discipular os que se rendem a Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas.



Fontes:

Texto publicado originalmente no site www.ipilon.org.br e cedido gentilmente ao Instituto Jetro pelo autor.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.