Aprendendo a ser pai

Pai carregando o filho nos ombros

Algo significativo ocorre na revelação de Deus ao homem. Na Bíblia, é significativo o fato de Deus se revelar como Pai. Em nenhum lugar da Bíblia encontramos Deus sendo identificado como "Mãe", embora alguns textos se apropriam de imagens femininas para descreverem o Seu cuidado para conosco. (Dt. 32.11; Is 46.3; 49.15; 66.13; Sl 131.2). Mas é interessante observar que os autores sagrados sempre se referiram a Deus usando figura paterna.

Por outro lado, na Bíblia vemos muitos nomes diferentes dados à Pessoa de Deus. Em cada nome dado a Deus há uma revelação do seu caráter. Podemos nos apropriar desses nomes e extrair alguns desafios para os pais aplicarem no relacionamento com seus filhos.

Elohim

Significa "Deus forte e fiel que mantém as promessas". Como pais precisamos aprender com Deus sobre o ser forte, mas acima de tudo, manter as promessas que fazemos aos nossos filhos. Quantos pais prometem um passeio aos filhos e não cumprem? E aquelas promessas de ler uma história e se esquecem do prometido? Procure cumprir aquelas promessas feitas. E lembre-se: Prometeu, cumpra o prometido. Deus como Pai nunca deixa de cumprir uma promessa.

El Roi

Significa "Aquele que vê e cuida de nossas necessidades". Pai, você tem prestado atenção em seu filho? Você está vendo com quem seu filho está andando? Você está sendo sensível às suas necessidades? Não apenas as físicas, mas também emocionais e espirituais.Nosso Pai Celestial sabe de todas as nossas necessidades e está sempre cuidando de nós!

Jeová Shammah

Na Bíblia, quando Deus é chamado por esse nome, dá a idéia de um Deus que está sempre presente para nós. Você, papai, tem estado presente na vida de seu filho? Ou será que o trabalho e os amigos têm roubado você da abençoadora presença juntos aos filhos? Será que para seu filho conversar com você tem que marcar na sua agenda? Nosso Pai, o Deus Eterno, nunca nos abandona e Sua presença é constante!

Abba

Foi esse o termo que Jesus usou para mostra o grau de relacionamento com Seu Pai. A idéia da palavra "Abba" é papai. Mostra o quando podemos ser íntimos de Deus e sentir toda Sua ternura para conosco. Papai, você tem procurado ser íntimo com seus filhos? Você pode ser um grande advogado, pastor, médico e conquistar toda a reverência dos seus clientes, mas da porta de casa para dentro seus filhos devem saber que se relacionam com um pai amigo, acessível e íntimo. Não exija dos seus filhos a reverência que exige dos outros. Seja próximo de seu filho de forma que eles sintam que você é uma pessoa que está sempre disponível e pronta para uma brincadeira, uma conversa amiga. Embora Deus, nosso Pai, é Soberano, Ele quer travar uma profunda intimidade e amizade conosco.

Jehová Ra-fah

É o Pai que cuida das nossas enfermidades e nos sara. Por que quando um filho cai e machuca sempre pede socorro à mamãe? A partir de hoje, tome a iniciativa de cuidar do machucadinho de seu filho. Não transfira esse privilégio somente para as mães. Quando estiver cuidando do machucado de seu filhinho fale o quando Deus cuida de nós quando também ficamos dodói.É bom pensar que quando caímos espiritualmente, nosso Pai Eterno, sempre estende suas mãos para nos levantar!

Jeová-Jireh

Significa "O Deus que tudo vê antes de acontecer e provê nossas necessidades". Quando um pai está presente na vida de um filho, sabe de suas necessidades e procura prover as necessidades físicas, emocionais e espirituais. Você tem estado atento às necessidades de seu filho? Ou será que os muitos afazeres seculares roubam o tempo de observar a vida e as necessidades de seu filho?

Jeová Nissi

Quando na Bíblia encontramos essa designação para Deus, o autor procura transmitir a mensagem de que Deus segura a nossa bandeira e luta por nós. Não estamos sós. Deus, nosso Pai, nos defende e luta em nosso favor. Papai, você tem agido em favor de seu filho? Você o tem defendido dos ataques da imoralidade que todos os dias chegam através da televisão? Você tem lutado pela boa formação moral de seus filhos?

Jeová Shalom

O significado desse termo é: "O Senhor, minha paz". Nós, como pais, devemos promover a paz em nossa família. Davi, como pai, errou muito nesse sentido pois não procurou construir a paz entre os seus filhos. A sociedade fala muito sobre paz, mas ela só será uma realidade quando a construirmos em nossas famílias, em primeiro lugar. Você como pai, deve promover a paz entre os seus filhos. Será que quando você, papai, chega em casa os filhos associam sua presença à paz?

El Shaddai

"O Deus que nos sustenta e derrama a própria vida dentro dos seus filhos". Derramar a nossa vida dentro dos nossos filhos significa que projetamos nossos valores morais e espirituais na formação do seu caráter. Através de um convívio amistoso e íntimo, os filhos vão crescendo e desenvolvendo os traços do caráter, da espiritualidade e dos valores do pai.

Se você deseja fazer com seu filho tenha uma visão positiva de Deus como Pai, essa visão começa através de sua vida. Por isso, você é um dos grandes responsáveis pela construção da imagem de Deus na vida de seus filhos.

Feliz Dia dos Pais!


Fonte:
O link original desta postagem foi mudado o deletado na origem.

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.