Dez Razões Para Ler a Bíblia Todos os Dias

Dez Razões Para Ler a Bíblia Todos os Dias

Transcrição de áudio

No início da semana, no episódio 1510, falamos sobre levar alguém a Cristo, e o Pastor John examinou para nós quatro baús de tesouro. Hoje falaremos aos novos crentes, e é um e-mail de um ouvinte anônimo, ele mesmo um novo crente. “Pastor John, obrigado por este podcast. Estou impressionado com o quanto não sei sobre a Bíblia. Desejo ser um conhecedor das Escrituras para que elas possam me guiar e para que no futuro eu possa usá-las para guiar outras pessoas. Mas há tanta coisa que não sei por onde começar. Se eu estivesse estudando para um exame de uma matéria na escola, começaria por uma lista de tópicos essenciais nos quais ser testado. Mas com a Bíblia, sinto que o teste é a vida, e não sei o que preciso saber para estar preparado, se isso faz sentido. Em outras palavras, por onde começo? Qual é a primeira e mais essencial coisa que necessito saber para seguir a Cristo ao ler sua palavra?”

Bem, minha resposta provavelmente vai ser um pouco frustrante, porque ele está pedindo uma verdade específica da Bíblia, e minha resposta será: “Bíblia, Bíblia, Bíblia, Bíblia.”

Absolutamente Essencial

Jamais encontrei um cristão maduro, fecundo, forte e com discernimento espiritual que não fosse cheio das Escrituras, dedicado à meditar regularmente sobre as Escrituras, e a guardá-las no coração através da memorização bíblica—e isto não é uma coincidência. Portanto, o que desejo fazer é persuadir nosso novo amigo crente de que é absolutamente essencial, após ter vindo à fé em Cristo, ser radical, profunda e vivencialmente dedicado — inexorável, inabalavelmente persuadido—de que ler e meditar, compreender, memorizar e desfrutar das Escrituras é absolutamente essencial para a vida cristã. Isto inclui estar na palavra todos os dias com o objetivo de nela nos encontrarmos com Deus e, pouco a pouco, a glória da sua verdade encherá e transformará a nossa vida.

Isto pode parecer óbvio para eles ou para os outros, mas na realidade não é, pois conheço cristãos que o são a muito tempo e que não fazem isto. Não fazem, embora já sejam cristãos há anos, são apáticos. Creem que é opcional pois já conhecem muito e leem muitos outros livros. Não considero nem um pouco que isto seja um bom hábito. Acho perigoso.

Portanto, tenho dez razões pelas quais creio nisto - dez razões que tornam a leitura bíblica, a compreensão da Bíblia, a memorização da Bíblia essenciais para a vida cristã. Resista a sentimentos de auto-suficiência que dizem: “Não necessito das Escrituras todos os dias”. Aqui estão minhas dez razões.

Dez Razões para Ler Todos os Dias

1. As Escrituras salvam.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. (1Tm 4.16)

A salvação veio ao povo de Deus, a salvação está—neste momento—vindo ao povo de Deus, e a salvação virá completamente na ressurreição do povo de Deus, e isso está acontecendo agora através de meios. Paulo diz para ele se ater firme ao ensino e, assim, salvar-se a si mesmo. Deus nos salva diariamente pelas Escrituras.

2. As Escrituras nos libertam de Satanás.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8.32)

E o contexto é que Jesus estava mostrando aos líderes judeus que, embora pensassem não serem escravos, “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (João 8.44). Satanás é seu inimigo, jovem cristão. Ele é mil vezes mais forte do que você. Então, João escreve aos jovens crentes,

Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. (1Jo 2.14)

Esta é a nossa única esperança de derrotar um inimigo sobrenatural. Cada vez que Jesus foi tentado pelo diabo (Mateus 4.1-11; Marcos 1.12-13; Lucas 4.1-13), ele retrucou com “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6.17). Ele a tinha memorizado, de modo que não precisava ter consigo um livro no deserto.

3. As Escrituras transmitem graça e paz.

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor. (2Pe 1.2)

O conhecimento de Deus adquirido através das Escrituras não é idêntico à graça, mas Pedro diz que é um meio de graça. Pedro escreveu que se quisermos ser transformados em pessoas pacíficas e poderosas através da graça divina, isso acontece “pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor”. Este conhecimento só é encontrado em um lugar: as Escrituras.

4. As Escrituras santificam.

Jesus orou: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17.17)

“Somos todos designados em alguma medida para lidar com a palavra de Deus.” A santificação é o processo de se tornar santo — isto é, tornar-se mais parecido com Cristo e com Deus, que é perfeitamente santo. Isto não é opcional. Hebreus 12.14 diz: “Segui… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”

Não nos tornamos perfeitos nesta vida, mas nos tornamos santos. Deus santifica o seu povo. E Jesus orou a seu Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Não poderia ser mais claro, ou mais importante.

5. As Escrituras dão alegria.

…tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo. (1Te 1.6).

Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmo 1.2)

A vida sem alegria é insuportável. A vida cristã é uma vida de muitas aflições. Mas em tudo, Deus sustenta a alegria, e ele faz isto através das Escrituras.

6. As Escrituras nos protegem de erros destrutivos.

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade. . . para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina. (Efésios 4.13-14)

Como podem os jovens cristãos deixar de ser folhas sopradas por ventos e opiniões culturais e teológicas? Resposta: “a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus” — conhecimento de que eles vivenciam não como a opinião de homens, mas como a palavra de Deus. Isto só é encontrado em um lugar: nas Escrituras.

7. As Escrituras são a esperança do céu.

E o que quero dizer com isso é que o pleno entendimento, o pleno gozo da verdade das Escrituras, será vivenciado apenas no céu.

Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. (1Co 13.12)

O conhecimento de Deus — toda a plenitude que um ser criado pode compreender e desfrutar adequadamente — não será retido de nós indefinidamente. As frustrações de nossas limitações atuais de compreensão e prazer serão removidas. Portanto, é altamente adequado, que estejamos sempre crescendo agora naquilo que será a nossa alegria final na era vindoura.

8. As Escrituras serão resistidas por alguns.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. (2 Tm 4.3)

Em outras palavras, precisamos conhecer as Escrituras para que não sejamos pegos desprevenidos, desequilibrados ou enganados por falsos mestres. Precisamos receber as Escrituras regularmente para estarmos prontos para enfrentar aqueles que se recusam a receber as Escrituras.

9. O manejo correto das Escrituras é aprovado por Deus.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Tm 2.15).

É uma coisa preciosa sermos designados para fazer uma tarefa muito importante e, em seguida, ouvirmos do Mestre a aprovação daquilo que ele nos pediu para fazer. Somos todos designados, em certa medida, para lidar com a palavra de Deus. E que oportunidade maravilhosa para sermos agradáveis ao Senhor.

10. As Escrituras dão e sustentam a vida.

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. (Mateus 4.4)

A vida espiritual — a vida eterna — assim como a vida física, necessita ser alimentada, não pelo pão, mas pela palavra de Deus. Se você acha que tem a vida eterna como uma espécie de vacina contra o inferno, que não precisa de alimento, você não sabe o que é a vida espiritual.

Portanto, aqui estão dez razões para que os jovens crentes resolvam com toda a sua força — toda a força que Deus lhes dá — para tornarem a leitura, a meditação, a compreensão e memorização das Escrituras essenciais, não negociáveis, em sua vida cristã.

Traduzido por Felipe Barnabé.

Fonte:
Coalizão pelo Evangelho - John Piper

John Piper (@JohnPiper) é fundador e mestre na desiringGod.org e reitor da Faculdade e Seminário Bethlehem. Por 33 anos foi pastor da Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, Minnesota, EUA. Ele é autor de mais de 50 livros, incluindo Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist [Desejando Deus: Meditações de um Hedonista Cristão] e, mais recentemente, Coronavírus e Cristo.

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.