Habitando a fortaleza


“Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro”. Provérbios 18:10

Muitas são as tribulações da vida. O mundo materialista que nos envolve com seus sistemas não poucas vezes nos deixa em situações financeiras complicadas. As malvadas enfermidades roubam a alegria, deixando-nos um rastro de dor. As crises emocionais abatem-se inesperadamente deixando nosso mundo desestruturado. E, como se não bastasse, enfrentamos enormes batalhas espirituais. Precisamos então de um lugar seguro.

O Senhor é uma torre forte, uma fortaleza. Muitos são os nomes do Senhor na Bíblia os quais revelam seus atributos e caráter. El-Shadday (Deus invencível – Todo poderoso), El-Elyon (Deus Altíssimo), El-Olam (Deus Eterno), Javé-Jiré (O Senhor da providência), Javé-Rafá (O Senhor que sara), Javé-Nissi (O Senhor é nossa bandeira), Javé-Sabaoth (O Senhor dos Exércitos), Javé-Rohi (O Senhor é o meu Pastor), Javé-Shalom (O Senhor é Paz), Javé-shamá (O Senhor que está Presente).... E especialmente Torre Forte.

Os Israelitas para se protegerem dos inimigos naturais, as intempéries climáticas, e os adversários que guerreavam e saqueavam seus bens, construíam fortalezas para se abrigarem. A experiência de Salomão é que Deus era uma verdadeira fortaleza. Quando se fala do nome do Senhor, está se falando do Seu caráter, de Seu poder e de Sua ação em favor daqueles que mantém uma aliança com Ele. A Ação maior de Deus em favor da humanidade foi o envio de Jesus, que na forma humana revelou os desejos Divinos, morreu numa cruz e reviveu triunfante ao terceiro dia. Há porventura, na experiência Cristã, um nome mais poderoso que o de Jesus?

O justo sabe o caminho da fortaleza e corre para ela. Justo, não por méritos próprios, mas, justificado pela fé, pelo amor, pela graça, pela misericórdia de Deus que não deve ser o último recurso, mas a primeira instância. Corremos para esse forte, quando nossos joelhos se dobram diariamente em sinal de renúncia e humildade no Altar Divino, quando nossos lábios reconhecem o Soberano em adoração, quando a voz maior de nossa vida é a voz do único e verdadeiro Senhor, principalmente através de seu Livro Santo.

As tempestades assolam seu mundo? O futuro parece incerto? Seus adversários são inumeráveis? O medo é maior que a vida? Corra para a fortaleza. Não faça apenas uma visita, more, demore, habite. O melhor lugar do mundo é ao lado do Senhor. Quando há uma entrega, há um desfrutar das delícias da comunhão Divina, da segurança em relação à eternidade, de um motivo verdadeiro para existir e viver!

Louvado seja o nome do Senhor!

***

Fonte: Sou da Promessa

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.