EN-V, um carro-bolha de apenas duas rodas e que dispensa motorista

Dorly Neto 
Para o TechTudo

A General Motors (GM), uma das maiores empresas no ramo automobilístico do mundo, mostrou sua versão para o que eles acreditam ser o carro do futuro. Seu nome é EN-V e consiste em um carro-bolha de apenas duas rodas, controlado por um joystick no estilo videogame no lugar do tradicional volante, que também possui a possibilidade de se mover no modo automático e com alimentação elétrica, totalmente não poluente.
EN-V, o novo protótipo da GM. (Foto: Divulgação)EN-V, o novo protótipo da GM. (Foto: Divulgação)
EN-V significa Eletric Networked Vehicle, e pode atingir até 40 km/h. Apesar da pouca velocidade, ele foi projetado não para grandes locomoções entre cidades, mas para trajetos locais. O diferencial do EN-V é o seu controle automático, que reconhece qualquer carro ou obstáculo a sua volta, fazendo manobras e evitando colisões. Se todos os carros na rua usassem esse sistema, não seria mais necessário motorista, pois todos os carros se respeitariam no trânsito, através de sensores e câmeras que manteriam a ordem, a menos que houvesse uma pane elétrica, que é o maior perigo desses sistemas integrados. Mas num sistema perfeito, você poderia colocar seu filho no carro sozinho que o veículo o levaria diretamente para a escola, por exemplo.

Ainda não há planos para comercializar o EN-V, porém, a GM garante que se ele fosse popularizado, custaria cerca de 1/5 do preço normal de um carro nos dias de hoje. Alguns protótipos já foram feitos, confira no vídeo abaixo:
Fonte: techtudo

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.