Não há tempo a perder com pensamentos maus


Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Filipenses 4.8).

Hoje em dia é muito comum pesquisas ao vivo ou por telemarketing. Exemplo: em época de eleições; no lançamento de um novo produto no mercado. Todos querem saber o que o público pensa, pois isso vai indicar o sucesso ou fracasso, vitória ou derrota.

O pensamento é uma área estratégica e, muitas vezes, não revelada. Você já viu alguma pesquisa sobre o pensamento? Quais seriam as perguntas a se fazer em uma consulta sobre o tema? a) O que você tem pensado? b) Quanto tempo você gasta examinando seus pensamentos? c) Quanto do que você pensa é colocado em prática? d) Quem tem influenciado seus pensamentos? Esta é uma área em que devemos estar vigilantes. Nosso pensamento deve ser guardado. Nesta trincheira - mente - a guerra é ganha ou perdida pois somos o que registramos.

No texto de Paulo aos Filipenses 4.8 encontramos instruções do que deve ocupar a nossa mente todo o tempo, justamente para alcançarmos vitória em nossa caminhada terrena.

Em primeiro lugar, tudo o que é verdadeiro.
A palavra grega ALETHE, que significa verdade, em oposição à mentira.

Em segundo lugar, tudo o que é respeitável.
A palavra grega é SEMNOS, e traz a ideia de que o universo inteiro é um santuário e tudo que ele faz deve ser um culto a Deus.

Em terceiro lugar, tudo o que é justo.
A palavra grega DIKAIOS enfatiza aqui uma correta relação com Deus e com os homens.

Em quarto lugar, tudo o que é puro.
A palavra grega HAGNOS descreve o que é moralmente puro e livre de manchas.

Em quinto lugar, tudo o que é amável.
A palavra grega PROSPHILES traz o significado daquilo que suscita amor.

Em sexto lugar, tudo o que é de boa fama.
A palavra grega EUPHEMOS significa falar favoravelmente.

O Espírito Santo, que penetra nossos pensamentos (Salmo 139.2), será nosso grande aliado nesta batalha. Com certeza, nos ajudará a fechar as portas da nossa mente para o que é vil, e abrir suas janelas para o que é verdadeiro, esvaziar dos lixos deste mundo influenciado por Satanás e nos encher das verdades bíblicas (Romanos 12.2), de construir um pensamento aliado com a vontade de Deus (1 Coríntios 2.16) e destruir as obras mortas para servirmos ao Deus vivo (Hebreus 9.14).

Um grande perigo para nós é abrigar pensamentos ruins, pois eles produzirão um comportamento errado e consequências graves, que trarão um sentimento de intensa infelicidade.

É necessário, portanto, não perder tempo com pensamentos errados e, sim, permitir uma ação divina. Paulo resume assim: se alguma virtude há, do grego ARETE, cujo significado é virtude moral, e se algum louvor existe, do grego EPAINOS, aquilo que merece louvor ou que inspira a aprovação divina, seja isso que ocupe o vosso pensamento.


Fonte:
Instituto Jetro - Marcelo Galhardo
Publicado originalmente no site da www.ipilon.org.br

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.