Emanuel


Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
(Mateus 1.22-23)

Imagine a cena: um anjo aparecendo em sonho a José fazendo a citação das palavras ditas pelo profeta Isaías, cerca de setecentos anos antes, a respeito da concepção da virgem pelo Espírito Santo, revelando uma das mais maravilhosas características de Jesus: Deus conosco, Deus entre nós, Deus em nosso meio. Jesus é o próprio Deus que se faz presente entre nós, encarnado na natureza humana. Sua presença física, real, concreta e histórica trouxe e traz efeitos extraordinários e eternos para nossa vida.

A presença de Jesus transforma as circunstâncias.

Transforma água em vinho (Jo 2.1-11). Por isso, convide o Emanuel para o seu casamento, para o seu negócio, para a sua vida. Transforma tempestade em bonança (Mt 8.23-27). Por isso, aguente firme em tempo de tempestade, pois o Emanuel está no seu barco para acalmar os ventos. Transforma cinco pães e dois peixinhos para alimentar uma multidão de cinco mil homens, fora mulheres e crianças (Mt 14.13-21). Por isso, coloque o pouco que está em suas mãos para que seja multiplicado pelo poder do Emanuel. Transforma, de maneira anônima, um paralítico de trinta e oito anos em um ser andante (Jo 5.8-14). Por isso, aguarde pela cura das suas "pernas", mas também dos seus "passos". Transforma condenação em perdão (Jo 8.1-11). Por isso, não negue sua ficha suja, arrependa-se, pois o Emanuel está ao seu lado no momento de sua execução para salvá-lo. Ele é sensível ao clamor do necessitado, ao grito do que está em agonia, porque ele está entre nós.

A presença de Jesus transforma nosso coração.

Impossível estar na presença de Jesus e continuar sendo a mesma pessoa. Veja o caso do endemoninhado geraseno que, depois de seu encontro com Jesus, foi profundamente transformado a ponto de muitas pessoas que o conheciam, indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram (Mc 5.1-ler até o v15). Na presença de Jesus, as cadeias que nos prendem são despedaçadas, os grilhões quebrados, toda dominação das trevas cai por terra, toda arma forjada contra nós não prospera. Veja o caso de Zaqueu, o cobrador explorador de impostos que, depois de receber a presença de Jesus, em sua casa, declara: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais (Lc 19.8 - ler vv1-10). Na presença de Jesus nossa iniquidade é arrancada e nossas transgressões são transformadas em novas bênçãos. Quem está em Cristo é definitivamente uma nova criação.

A presença de Jesus traz grande júbilo.

Logo depois da morte de Jesus houve grande medo e profunda tristeza. Ao terceiro dia, Maria Madalena viu Jesus ressurreto e ficou extasiada de alegria. Foi contar aos demais, mas não acreditaram. Pedro e João correram ao túmulo e viram que estava vazio e tiveram o coração cheio de expectativa. Dois de seus discípulos caminhavam em direção a uma aldeia chamada Emaús, entristecidos, mas quando Jesus apareceu, o coração deles começou a queimar dentro do peito. Logo depois que muitos discípulos estavam reunidos, Jesus - o Emanuel - aparece no meio deles e todos foram tomados de grande júbilo (Lc 24.52). É uma alegria que excede toda circunstância, preocupação. É uma alegria, que vem acompanhada de segurança, pois remove todo medo, e de esperança, pois fortalece os ossos. É uma alegria uma vez que se sabe que a morte foi vencida.

Incontáveis outros impactos podem ser percebidos por causa da presença de Jesus, o Emanuel, o Deus conosco. Porque Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, há conforto, proteção, segurança, instrução, direção, vitória sobre as tentações, vitória sobre a morte, vida eterna e tantas outras incontáveis maravilhas extraordinárias. O melhor de tudo, não somente esteve, mas ele está aqui, agora! Prometeu e cumprirá sua promessa: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.20).

Fonte:
Instituto Jetro - Rodolfo Garcia Montosa

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.