Ninrode construiu a torre de Babel. Essa afirmação é verdadeira?

O reino de Ninrode provavelmente foi o primeiro reino da terra depois do dilúvio. Por causa disso, ele ficou conhecido como o primeiro homem poderoso da terra. Ninrode também era famoso por ser um caçador valente. Sua valentia se tornou um provérbio. Uma pessoa muito valente era “valente como Ninrode”

Quem foi Ninrode?

A Bíblia diz que Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi bisneto de Noé. Pouco se sabe sobre a vida de Ninrode. Depois do dilúvio, os três filhos de Noé tiveram muitos descendentes, que se espalharam pela terra. Cam, o filho mais novo de Noé, teve um filho chamado Cuxe, que gerou Ninrode. 

"E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã. E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, e Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade)". (Gênesis 10:6-12)

Ninrode foi para a região de Sinear (Babilônia) e fundou várias cidades antigas, conforme descritas nos versículos bíblicos acima. Depois, ele seguiu para a região da Assíria, onde fundou Nínive e outras cidades. Mesmo muito tempo depois a Assíria ainda era conhecida como “a terra de Ninrode”.

Esses consumirão a terra da Assíria à espada, e a terra de Ninrode nas suas entradas. Assim nos livrará da Assíria, quando vier à nossa terra, e quando calcar os nossos termos. (Miquéias 5:6)

O reino de Ninrode provavelmente foi o primeiro reino da terra depois do dilúvio. Por causa disso, ele ficou conhecido como o primeiro homem poderoso da terra. Ninrode também era famoso por ser um caçador valente. Sua valentia se tornou um provérbio. Uma pessoa muito valente era “valente como Ninrode” (Gênesis 10:9-12).

Ninrode construiu a torre de Babel?

A Bíblia não diz que Ninrode construiu a torre de Babel. A construção da torre aconteceu em Sinear, a mesma região onde Ninrode fundou várias cidades (Gênesis 11:2-4). No entanto, a Bíblia não faz nenhuma ligação entre Ninrode e a torre de Babel.

A torre de Babel pode ter sido construída antes, durante ou depois do tempo de Ninrode. A Bíblia não diz exatamente quando foi, portanto qualquer ligação com Ninrode é apenas especulação.

Leia mais sobre a Torre de Babel

A Bíblia não diz como era a torre de Babel. Apenas sabemos que o objetivo era ser uma torre muito grande. Ninguém conhece a localização exata da torre de Babel.

Outras torres que foram construídas muito tempo depois nessa região tinham a forma de pirâmides, com torres cada vez mais pequenas construídas umas sobre as outras. Essas estruturas são chamadas zigurates. A torre de Babel poderá ter sido uma versão muito antiga do zigurate.

Os zigurates tinham uma função religiosa. No topo normalmente tinham um altar onde se invocavam os deuses. Essas torres eram conhecidas como “caminhos para o céu” porque supostamente faziam a ligação entre os deuses no céu e as pessoas na terra. Talvez seja por isso que os construtores da torre de Babel queriam chegar ao céu.

Ninrode foi bom ou ruim?

A Bíblia não diz se Ninrode foi um homem bom ou ruim. Apenas diz que ele foi um caçador valente que se tornou poderoso e fundou várias cidades. A Bíblia tem exemplos tanto de homens valentes que foram bons, como Davi, quanto de valentes que foram ruins, como Saul. O poder de Ninrode e sua habilidade para caçar não nos informam sobre seu caráter moral.

Existem várias lendas e teorias sobre Ninrode, que surgiram muitos séculos mais tarde, mas nenhuma tem base bíblica nem histórica. Devemos tomar cuidado com essas histórias, porque não estão na Bíblia, logo podem estar erradas.

Fonte:
Respostas Bíblicas

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.