Como os judeus e os romanos marcavam o tempo das vigílias da noite?

Como os povos do tempo de Jesus marcavam as horas do dia e da noite?

Acredita-se que a primeira forma de medir o tempo tenha surgido a partir da observação de fenômenos da natureza, como a movimentação dos corpos celestes, que se repete em ciclos constantes. Por esse motivo, a Astronomia é considerada uma das ciências pioneiras na criação de medidores de tempo.

Divisão primitiva – dia e noite.

Inicialmente, houve a divisão natural em períodos iluminados pelo Sol e períodos não iluminados, ou seja, dias e noites. A seguir, fracionou-se o período diurno em partes de igual duração, à semelhança da divisão atual em horas. Para que a marcação dessas frações fosse possível, era necessário criar-se um instrumento que funcionasse regularmente, indicando a passagem de cada uma das frações e mostrando quantas delas já haviam se passado.

O relógio de Sol

Surge, então, o Relógio de Sol, provavelmente entre 5000 e 3500 a.C., no Egito e/ou na Mesopotâmia. Consistia, originalmente, de uma vareta fincada no solo em local iluminado pela luz solar durante todo o dia.



A sombra da vareta no chão ia mudando sua posição conforme a movimentação do Sol no decorrer do dia a sombra, longa e inclinada para oeste no amanhecer, atingia seu tamanho mínimo ao meio-dia e voltava a alongar-se no entardecer, inclinada, agora, para leste. As frações que formavam o período diurno eram, então, demarcadas cuidadosamente no solo, de modo que, ao serem atingidas pela sombra, indicavam a passagem do tempo durante o dia.

No passar dos anos, esses relógios foram aperfeiçoados, sendo talhados de formas, tamanhos e materiais diversificados. Na antiga Mesopotâmia, alguém, num momento de rara inspiração, teve a ideia de inclinar a pequena haste em direção ao polo celeste, adequando-a a latitude e longitude local, o que melhorou consideravelmente a precisão do Relógio de Sol, pois permitia que a medida das horas permanecesse razoavelmente igual durante o ano todo.


Como era marcado o tempo de cada vigília da noite?

O relógio de água

O Relógio de Sol apresentava desvantagens: só funcionava no período diurno e em dias ensolarados. Essa dificuldade fez com que se procurassem novas formas de medir o tempo.

Observou-se que um líquido em um reservatório, ao vazar por um pequeno orifício, mantinha uma certa regularidade. A partir desta ideia, criou-se, então, o Relógio de Água ou Clepsidra (do grego: kleptein roubar; hydor água).



Esses relógios constituíam-se por dois recipientes, marcados com escalas uniformes de tempo, dispostos de forma que a água pudesse escoar, por gotejamento, de um para o outro. Um flutuador (boia) auxiliava as leituras de tempo. Esses relógios não eram muito precisos, devido à variação da temperatura que alterava a viscosidade da água, tornando o fluxo irregular.

A Clepsidra foi muito usada nos tribunais greco-romanos para limitar o tempo de fala dos advogados, donde provêm as expressões latinas "Aquam dare", que indica ao advogado o tempo de falar, e "Aquam perdere", que denota o tempo perdido.

Nos tribunais gregos, a Clepsidra era dividida em três partes iguais: a primeira, destinada à acusação, a segunda, à defesa e a terceira, ao juiz. A Clepsidra permanecia "parada" durante o depoimento das testemunhas.


Sabe-se que, por volta de 1400 a.C., os egípcios já utilizavam Relógios de Água.

Ao ser levada para Roma, por volta do ano 157 antes de Cristo, a Clepsidra tornou-se conhecida e usada pelos principais núcleos da civilização pré-cristã. Foi este, o tipo de relógio utilizado na Judeia, sob a intervenção romana, no tempo de Jesus. A Clepsidra marcava o tempo e as horas das vigílias noturnas mencionadas nas Escrituras Sagradas. A cada nível que a água alcançava nos jarros revelava o momento da troca das vigílias noturnas, sendo uma delas batizadas como a “tertia vigilia” ou “vigília do canto do galo” que durava da “meia-noite” a cerca das três horas da manhã.

4 comentários:

  1. Só não respondeu a pergunta proposta no título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ser levada para Roma, por volta do ano 157 antes de Cristo, a Clepsidra tornou-se conhecida e usada pelos principais núcleos da civilização pré-cristã. Foi este, o tipo de relógio utilizado na Judeia, sob a intervenção romana, no tempo de Jesus. A Clepsidra marcava o tempo e as horas das vigílias noturnas mencionadas nas Escrituras Sagradas. A cada nível que a água alcançava nos jarros revelava o momento da troca das vigílias noturnas, sendo uma delas batizadas como a “tertia vigilia” ou “vigília do canto do galo” que durava da “meia-noite” a cerca das três horas da manhã.

      Excluir
  2. Como tem pessoas incrédulas no mundo, Jesus sendo o próprio Deus encarnado sabia tudo pois é o próprio Deus e foi ele que criou o galo a galinha o macaco o cavalo e todos os animais enfim sabe tudo porque é o Soberano Presciente Unisciente Onipresente Onipotente então sabia a hora que o galo 🐓 ia cantar, simples assim. Jesus sabe tudo quantas pessoas incrédulas tem no mundo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós sabemos de tudo isso e muito mais meu querido, mais também sabemos que cada país tem sua origem e cultura diferente da nossa ,sabemos que o judeus tem sua cultura e temos que respeitar e os romanos da época também tinha a sua e eu acredito que não foi um galo literalmente que cantou mais sim o toque ou o soar de uma trombeta.

      Excluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.