Erros que os pregadores mirins devem evitar.

Erros que os pregadores mirins devem evitar.

Tem surgido, no meio evangélico, uma nova “onda”: a dos pregadores mirins, que são, na verdade, imitadores de animadores de auditório, com os mesmos trejeitos. São espalhafatosos, alguns usam suspensório, berram ao microfone, mandam o povo dizer isso e aquilo, pegar na mão do irmão, abraçá-lo, beliscá-lo, etc. Uns chegam até a usar bordões do tipo: “Pentecostal que não faz barulho tem defeito de fabricação”. E outros dão aqueles “aleluias” prolongados, como se fossem pôr as entranhas pela boca.

Queridos pais e pastores que têm apoiado isso, dirijo-me aos irmãos com muito respeito e zelo da parte de Deus. É muito bom que as crianças louvem ao Senhor Jesus e preguem a Palavra de Deus em nossos templos. Mas, por favor, deixem os infantes viver essa linda fase da vida!

Será que a vida (vida?) do astro Michael Jackson, que não teve infância, e sempre foi infeliz por causa disso, não lhes serviu de exemplo? A criança precisa brincar, aproveitar a infância, e não ser submetida a essa insana "adultização" precoce, que já ocorre no mundo (atores, apresentadores e jogadores de futebol mirins, etc.), e agora surge com força entre nós!

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)

Não estou contra os meninos pregadores. Por graça de Deus, comecei a pregar muito cedo e me alegro quando vejo crianças pregando a Palavra do Senhor. Mas alegro-me muito mais quando as vejo pregando naturalmente, com simplicidade, falando como criança, gesticulando como criança, reagindo como criança, sem esses trejeitos espalhafatosos dos pregadores malabaristas.

Deus criou todas as fases da vida, para que elas sejam vividas. O próprio apóstolo Paulo afirmou: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino...” (1 Co 13.11). E a chamada para ser pregador é um ato soberano de Deus (1 Tm 2.7; Mc 3.13). Se Ele quiser fazer, desses pequeninos, pregadores do evangelho, o fará, mas no tempo certo. Não há necessidade de que sejam “fabricados” animadores de auditório mirins, que já estão chamando até de gideõezinhos missionários!

Bem, se essa “onda” continuar, eu e a minha filhinha de 5 anos vamos ter de escrever o livro Erros que os Pregadores MIRINS Devem Evitar...


Comentário de PCamaral no Blog:

Pr Ciro, estava navegando e encontrei o link para este artigo em um blog que acompanho. Já estou seguindo seu blog também.

Sobre o assunto, realmente é algo preocupante. Há cerca de dois anos atrás minha esposa trouxe para casa, emprestado, um CD de um "menino pastor", aqui do Rio de Janeiro, de uma igreja do bairro de Madureira. Todo o modo de preleção e de apelo que o menino fazia refletia um outro lider religioso (permita-me não citar nomes). Ou seja, era uma cópia fiel, porém mirim. Uma criança pulando etapas da vida.

Que grande peso estão colocando os pais sobre os ombros destas crianças. Elas, certamente não sabem a imensa responsabilidade que é pastorear um rebanho comprado pelo sangue de Jesus, e o peso da cobrança de Deus sobre os que exercem esse ministério e para os "outros" que assim se intitulam ou fazem uso para si próprios do ministério pastoral.

Também não sou contra o ministério mirim. Se existe o talento e chamado, quem somos nós para criticar. Mas a realidade tem mostrado que a grande maioria não tem nem chamado, nem preparo, só talento. São cópias de líderes que fazem mais shows do que pregam a palavra de salvação e arrependimento.

Obs: E, já pode ir preparando seu livro junto com sua filha.

Que Deus o Abençoe!

Fonte:
Blog do Ciro - Ciro Sanches Zibordi

8 comentários:

  1. Caro PC, já há muito tenho pensado em escrever um artigo sobre isso. Que bom que não foi necessário. Este artigo diz tudo. Eu também comecei a pregar muito cedo, aos 9 anos, mas à época ainda não havia surgido esta febre de pastores mirins, com seus trejeitos espalhafatosos.
    Parabéns por publicar um artigo tão necessário para os nossos dias.

    ResponderExcluir
  2. Olá PC, Tudo bem?
    Estive visitando novamente o seu blog, e achei mais legal ainda. Meus parabéns!
    Passei a segui-lo.
    Gostaria de lhe convidar a visitar o meu: http://www.ecclesiareformanda.blogspot.com/
    Um abraço!
    Deus o abençoe mais e mais.
    Alberto M de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR JESUS

    OLHA SINCERAMENTE, ISSO QUE VOCES ESTAO FAZENDO É ALGO QUE É CONTRARIO A PALAVRA DE DEUS, VOCES ESTAO COM MEDO DESSE PEQUENOS SER O QUE VOCES NAO FORAM CAPAZ DE FAZER, SE É QUE ELES ESTAO IMITANDO É MELHOR IMITAR UM HOMEM DE DEUS DO QUE XUXA, MICHAEL JACKSON ETC..., EU SOU PLENAMENTE CONTRA O QUE VCS ESTAO FAZENDO SENCURANDO NOSSOS PREGADORES, CUIDADO PORQUE VOCES PODEM PAGAR UM ALTO PREÇO, PORQUE DEUS USA QUEM ELE QUER E COMO ELE QUER, INDEPENDENTE SE É CRIANÇA OU ADULTO DEUS USA QEM ELE QUER. POR ISSO SE NAO AJUDE TBM NAO ATRAPALHE COM ESSAS PALAVRAS NEGATIVAS, EU SOU UM DOS INTEGRANTES DOS GIDEOESZINHOS E FIQUEI MUITO TRISTE QUANDO LI UM ARTIGO DESSE POR VCS ESTAR EM UM NIVEL DESSE E FAZER UM COISA DESSA ACABAR COM O SENHOR DE PREGADORES E CANTORES MIRNS QUE DESEJA FAZER A OBRA DE DEUS, MELHOR ELES ESTAR FAZENDO ISSO DO QUE NUMA BOATE, PONTO DE DROGA OU ATE PASSANDO FOME. EM NOME DE JESUS NAO FACA MAIS ISO PORQUE DEUS IRÁ PESAR A MAO. DEUS ABENCOE SEJAM MAIS CONSTRUTIVOS.

    EV. E CONF. SERVO DO DEUS VIVO JOAO BATISTA
    WWW.EVJOAOBATISTA.COM

    ResponderExcluir
  4. Conferencista João Batista,

    A Paz do Senhor!

    O texto em si não é uma critica, e sim uma carta a essas crianças que "pulam etapas de sua vida". Conforme pode ler no meu comentário, não sou contra, desde que tenha chamado e dom que o Espirito Santo dá a todos conforme a necessidade da igreja.

    Que eles tenham estilo próprio, dado por Deus, e não que copiem um ou outro lider que alcançou "fama". Se não, serão como os "bispos" com mãozinha torta, o jeitinho de falar, pegar o microfone e ministrar oração igual ao RR e outros como MF e a familia Hernandes.

    Cópias devemos ser de JESUS. Ele sim, devemos, indiscriminadamente copiar. Refleti-lo em nossa vida. Não só no púlpito da igreja, mas na vida diária, para que as pessoas que estão em pecado no mundo enxerguem em nós a luz e sintam o bom aroma do Senhor Jesus.

    Reforço aqui o final do meu comentário neste post:


    "Que grande peso estão colocando os pais sobre os ombros destas crianças. Elas, certamente não sabem a imensa responsabilidade que é pastorear um rebanho comprado pelo sangue de Jesus, e o peso da cobrança de Deus sobre os que exercem esse ministério e para os "outros" que assim se intitulam ou fazem uso para si próprios do ministério pastoral.

    Também não sou contra o ministério mirim. Se existe o talento e chamado, quem somos nós para criticar. Mas a realidade tem mostrado que a grande maioria não tem nem chamado, nem preparo, só talento. São cópias de líderes que fazem mais shows do que pregam a palavra de salvação e arrependimento".

    ResponderExcluir
  5. A PAZ DO SENHOR JESUS

    MAIS A BIBLIA DIZ QUE PAULO DISSE SEJA MEUS IMITADORES COMO SOU DE CRISTO, ENTAUM TEMOS QUE ESPELHAR EM ALGUEM, NAO QUE ELES ESTAO FAZENDO IGUAL, PODE ATE ESTAR COPIANDO OU IMITANDO COM VOCES DIZEM, MAIS A UNCAO ESTA VINDO DE DEUS. EU ACREDITO PLENAMENTE NO MINISTERIO DELES, E FICO TRISTE QDO SURGUE ESSES TIPO ASSUNTO CONTRA ELES, EM VEZ DE FICAR PROCURANDO ALGO PARA PRESSIONAR OS PREGADORES MIRINS VAMOS ORAR PARA DEUS USAR ELES CADA VEZ MAIS.

    DEUS ABENVCOE

    ResponderExcluir
  6. "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo". (I Corintios 11:1)

    Sem entrar no contexto de idolatria do texto desta carta de Paulo aos Corintios, que tinham GRAVES erros de doutrina e moral.

    Paulo orienta a que os crentes de Corinto que o imitem no procedimento como ele, Paulo, IMITAVA CRISTO.

    Porque Paulo disse "sede meus imitadores"? Ele não estava sendo arogante e não se considerava perfeito ou sem pecado.

    Naquele tempo, naquele momento, os crentes de Corinto não sabiam muita coisas a respeito de Jesus, sua vida e seu ministério. Paulo não podia pedir que imitasem Jesus, porque eles não conheciam Jesus, os evangelhos ainda não haviam sido escritos e els não sabiam exatamente como Jesus era.

    A melhor forma de levar aqueles novos crentes, outrora, extremamente idólatras, a Cristo era aproximá-los de cristãos em quem confiasem.

    Confira em Galatas 4:12 - Filipenses 3:17 - 1 Tessalonicenses 1:6; 2:14 - 2 Tessalonicenses 3:7-9.

    Paulo, então, permaneceu em Corinto por quase dois anos e construi uma relação de confiança com muitos desses novos crentes.

    Resumindo: Paulo não diz que imitem a sua maneira ou seu caráter humano, mas o carater e o procedimento de Cristo reproduzido na vida de Paulo. Como ele próprio diz em Galatas 2:19-20

    "(...) Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

    Quer imitar alguem? IMITE JESUS CRISTO! Tenhoa carater próprio, não fique na sombra de pessoas famossas para comer pelas beiradas e ter fama por 15 minutos.
    Reproduza CRISTO na sua vida. Garanto, com plena certeza, que será INFINITAMENTE eficaz, pois agindo assim, terá um "ajudador" inigualavel, o Espirito Santo do Senhor Jesus.

    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Caro irmão, cada um com a sua opinião, o que vemos nos ultimos dias são cristãos debatendo isso , aquilo , muitos estão preocupados e fazer teologia, muitos até para pregar a palavras outros para depois mostrar o anel, cuidado somos o palco e o inimigo estar na plateia, só aplaudindo, vamos nos preocupar em resgatar almas, aquelas que estão na sargeta, aquelas que estão nas favelas, na periferia, nas calçadas etc. quantos as crianças não se preocupe mais adiante se tornaram grandes pregadores se porventura tiver um bom pastor com certeza lhe ensinará como chegar ao céu, sem soberba,orgulho ou fama. uma coisa eu tenho certeza para chegar até o ceu temos que descer na presença de Deus. Paz de Deus para todos.

    ResponderExcluir
  8. Mas é exatamente isto. De que adianta tirar alguem da sargeta, das favelas, na periferia, nas calçadas, (não no sentido de moradia mas de estado de espirito, mesmo morando precariamente o homem é digno), e até mesmo ter crianças prodigios pregando a palavra mas sem o conhecimento dela? Sem o ensino da sã doutrina? "Sem ensinar a guardar todas as coisa que Jesus falou"?

    Sem o real sentido espiritual dos ensinos de Jesus?

    "Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;" Mateus 20:26-27

    Sem que esta palavra que muda o homem e converte seu coração não faça efeito?

    Porque o alvo, neste caso, não é Jesus Cristo, mas ascensão ao que vemos hoje como "estrelato pastoral".

    Hoje alguém quer servir?
    Claro que não! Muito pelo contrário. Estes tais liberes conhecem suas ovelhas?

    Hoje lideres estão recrutando e treinando "clones" para seus "reinos eclesiasticos".

    A pureza que Jesus deseja ver nas crianças está sendo deixada de lado, dando lugar a técnicas de PNL (Programação Neurolinguistica), com trejeitos e entonação de voz para marcar na mente das pessoas uma marca, um estilo.

    É isso que o senhor deseja para seus filhos? Que não tenham personalidade? Que sejam imitadores de homens ao invés de imitarem Jesus Cristo? O senhor deseja que eles percam sua pureza e simplicidade caracteristica de uma criança?

    Se vão ser pregadores da palavra de Deus, isso cabe a Deus o chamado.

    De que adianta pregar em um púlpito ou dirigir uma igreja se não tiver um chamado de Deus para isso?

    É neste momento que a "unção" é substituida pela técnica. E a técnica manipula as emoções das pessoas.

    Queremos que as pesoas sejam salvas? Ou queremos manipula-las?

    Paulo quando chegou em Corinto encontrou uma igreja com todos os dons mas completamente vazia de amor ao ponto de se acharem um mais espiritual do que o outro, e mesmo assim, , "espirituais", permitiam a fornicação, e levavam seus irmãos a justiça do mundo e outros graves erros doutrinários e morais.

    Para corrigir esses problemas ele não deu ordens apenas, ficou dois anos para que aqueles homens enxergassem nele o carater de Cristo.

    Era Cristo que deveriam imitar e não homens.

    Mais uma vez enfatizo: IMITE o proceder de JESUS CRISTO. Não permita que nossas crianças sejam imitadores de "estrelas gospel", pois é isso que estes homens são!

    Comforme disse Jesus:

    "Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

    E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

    Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa". Mateus 6:2; 6:5 ; 6:16

    Qual a recompensa que tu procuras? O reconhecimento, queres ser famoso neste mundo que vai ser destruido e que não haverá lembrança dele nunca mais?

    Ou, o seu nome e de seus filhos no livro da vida?

    Que Deus abençoe e ilumine a todos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.