Precisamos de amigos assim que façam o que for necessário para nos socorrer


Como é bom ter amigos. Como disse o nobre Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.

Tenho percebido que as amizades atualmente têm sido influenciadas pela superficialidade. Mas não devia ser assim, já que ter amigo é possuir a certeza de que nunca estaremos sozinhos, e em qualquer dificuldade da vida estaremos sempre auxiliados por aquele que sem medo ou vergonha nos ajuda a qualquer momento. O texto da Bíblia Sagrada no Evangelho de Marcos 2.1-12 nos dá algumas características de como verdadeiros amigos dedem proceder. Leia o texto:

"Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!” No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: Nunca vimos uma coisa assim!

Em primeiro lugar, os quatro amigos carregam o paralítico na maca.

Essa atitude dos quatro homens demonstra uma verdade fundamental sobre a verdadeira amizade: Ela é ultracircunstâncial. Os amigos não se envergonham do estado em que você se encontra, independentemente da sua situação financeira, saúde ou qualquer outro problema que esteja enfrentando. Os amigos sempre terão a coragem de estarem ao seu lado.

Em segundo lugar, esse texto nos ensina um aspecto muitas vezes esquecido e poucas vezes praticado sobre verdadeira amizade: Ela é solidária.

Amigo de verdade se importa, demonstra interesse pelo outro. Amigos desejam sempre o melhor pra você, até mesmo na vida espiritual. Quando os amigos souberam que Jesus Cristo estava na cidade, eles se reuniram, buscaram o paralitico em sua residência e o levaram à presença de quem realmente poderia solucionar os seus problemas. Amigos que realmente querem o teu bem irão te apresentar Jesus Cristo como o único salvador de sua vida e solucionador de teus problemas.

Em terceiro lugar, e último, há um aspecto muito bonito sobre a verdadeira amizade, ressaltado nesta narrativa bíblica: Ela é sacrificial.

Os quatros amigos ao perceberem que não conseguiriam chegar bem perto de Jesus, pois a casa já estava lotada e havia uma multidão que os impedia, ousadamente abrem um buraco no telhado e descem o paralítico até a presença de Jesus. Pode-se aprender portanto, que verdadeiros amigos enfrentam obstáculos e até risco, para te ver bem. Verdadeiros amigos se sacrificam pelos seus. Jesus declara para os homens que o tinham levado até ali que eles eram “homens de fé”. Isso é maravilhoso, Jesus reconhece que verdadeiros amigos são homens de fé.

Dizer que é amigo às vezes parece fácil, mas ser amigo também não é difícil, desde que o sentimento verdadeiro e a disposição de servir com amor seja real. Ter amigos é muito bom e ser amigo é ainda melhor. E, nunca se esqueça, quando os amigos humanos falharem: Jesus Cristo sempre será o seu melhor amigo.


Fonte:
www.fumap.com.br - Fernando dos Santos Duarte

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.