Escolhendo o barco certo

Alex Ribeirão


Você certamente já ouviu a expressão “embarcar em canoa furada”; essa é uma expressão indígena do século XVII para referir-se aos portugueses que naufragavam ou morriam afogados nos rios quando os índios furavam suas canoas na calada da noite.
De madrugada, os “furadores” se escondiam atrás da moita nas margens do rio para ver o tamanho do estrago e divertir-se com a desgraça alheia. As expressões “entrar numa canoa furada”; "entrar numa fria", ou “enfrentar uma furada”, são referentes a essa situação.
Você também tem um inimigo, ele tenta fazer você embarcar numa canoa furada, você navega um pouco e acha que esta tudo bem. Um dia, dois dias, e quando você percebe sua vida está naufragando, seu casamento está falido, você está desempregado, não vai bem nos estudos, está deprimido, você caiu mais uma vez naquilo que sabia que era errado, e o seu inimigo fica a espreita rindo de você, achando que pode brincar e desdenhar de você.

Quanta gente está, exatamente, nessa situação. O cara entrou numa canoa furada e está naufragando, está afundando nas drogas, na sua própria mentira, na prostituição, nos próprios erros...

A proposta pra você é andar dentro de um barco seguro! Qual é o barco certo então?
O texto de Lucas 8:22-25 nos conta que Jesus convidou seus discípulos a passarem para a outra margem do Mar da Galiléia. Após um dia cansativo, o Senhor precisa recompor suas forças; descansar. Nesse texto aprendemos o seguinte:

O barco certo é o barco de Cristo, é o barco onde Cristo está.

Isso esta evidente. Note o versículo 22, Jesus entrou no barco e eles seguiram a Jesus. Não dá para estar em qualquer barco. Isso aqui é posicionamento. Cristo está nesse barco onde você esta? Jesus esta ai com você? Ele navega pelos seus caminhos? Ele esta aprovando sua rota de viagem? Ele faz parte da sua vida? Responda com sinceridade essas perguntas. Obviamente, a primeira coisa a ser feita é certificar-se de que Jesus está no barco, que Ele está em minha vida. Se Ele não estiver, a situação é realmente desesperadora, não haverá saída, não haverá a quem recorrer, e certamente você vai perecer. Então este primeiro passo é absolutamente essencial. Não viva sem ter a certeza de que Jesus está com você.

O barco certo é o barco onde Cristo esta no controle!

Ele é o Senhor do barco! Não basta ter Cristo no barco, ele precisa controlar o barco. Embora fossem homens experientes no lidar com o mar, os discípulos encheram-se de pavor e de ansiedade. Estavam certos da morte, do naufrágio que os abateria por causa daquela tempestade. Havia ali um pessoal especialista em barco, experientes, gente que achava que não precisava de Cristo para navegar e enquanto achamos que não precisamos de Cristo, ele esta lá, tranqüilo, “dormia”, diz o texto. Contudo, Cristo estava acima da autoridade deles.

No capítulo 8 de Lucas, a autoridade de Cristo está em evidencia, Ele é aqui Senhor sobre os demônios, Ele é Senhor sobre a morte e o desespero, Ele é o Senhor sobre a natureza, Ele é Senhor do próprio barco. Jesus deixou os discípulos aprender que Ele está no controle de todas as coisas. Que forma difícil de aprender a confiar em Jesus, não é mesmo? Espantados eles exclamaram: “Que homem é este?”

O barco certo te possibilita vencer as tempestades.

Existem dois tipos de tempestades:
primeiro aquelas que nos mesmos criamos. Por exemplo, aquelas que Sansão viveu por brincar com o pecado, se envolvendo com Dalila. Puxa vida, a gente se mete em cada enrascada, você sabe que vai dar errado, que esta entrando numa canoa furada, mesmo assim, você vai e enfrenta. Pelo amor de Deus, sejamos inteligentes! Vigie, preste atenção no barco que você esta entrando. Enfrentar canoa furada é pedir pra passar por problemas.

O segundo tipo de tempestades são as tempestades criadas por Deus. Está claro nesse texto que Cristo conduziu-os aquela tempestade! As tempestades vêm mesmo, sob a ordem ou a permissão de Deus. Divisões; briga; confusões; crises no namoro, o namorado diz que não quer mais nada; crises na família, o marido arranja outra pessoa na rua e abandona anos de dedicação e amor; crises emocionais, num dia a pessoa estava bem consigo mesma, no outro de repente acorda e não quer sequer mais levantar da cama, tranca-se no quarto, desliga os telefones, larga o trabalho, abandona todos os projetos da vida, nem pode mais abrir a janela do quarto, tudo fica escuro em sua vida. Lembre-se de uma coisa: Cristo está no controle! Lembre-se Ele esta no controle!
“Senhor, não te importa que morramos?” Assim perguntaram os discípulos. Assim perguntamos tantas vezes a Deus. “Senhor, não te importas comigo? Com meu casamento, com minha saúde, com minha vida espiritual, com minhas finanças?”, “Senhor, eu vou perecer!” gritamos assustados e ansiosos pelo “socorro divino”!
Cristo está com você nesse barco, sua palavra é: “não te deixarei, nem te desampararei, sê forte e anima-te”. Não se engane, a presença de Cristo no barco, não nos isenta das tempestades! Tempestades virão, contudo acredite, Cristo acalma as tempestades!
Estamos no barco certo quando reconhecemos nossa necessidade de obediência a Cristo.

Os discípulos dizem: “quem é este que até o mar e os ventos obedecem?”, ah querido, eles estão dizendo se até o mar obedece, quem sou eu para questioná-lo. Que tipo de fé é essa nossa? Não pode ser uma fé descompromissada, não pode ser uma fé que ensina um evangelho barato. Esse negócio de andar no barco com Cristo é sério, é uma atitude responsável, essa fé acredita que Jesus é o dono do barco, Ele é o dono da minha vida, eu devo satisfação a Ele.

A canoa furada te deixa à deriva, sem direção, sem destino final, qualquer lugar serve, a vida se torna sem propósito, sem razão, sem sentido. “Deixa a vida me levar, vida leva eu...” é a proposta maligna cantada e vivida por tanta gente. Aonde chegar está bom. O cara que vive numa canoa furada é o cara que tem um pé na igreja e outro fora, é o camarada que não tem compromisso com Deus, com sua igreja, com sua palavra, a vida dele vai afundando aos pouquinhos e ele não percebe. Contudo, se você conseguir dizer hoje: “Senhor, até os ventos e o mar te obedecem, então esse é o barco”!

Faça a escolha certa! Surgirão novos barcos a sua frente, cuidado, pode ser uma canoa furada! Cristo te dá uma nova chance de continuar esta viagem da vida. Sob a graça de Deus.

***

Fonte: Devocional de autoria do pastor Alex Ribeirão adaptado por PC@maral para o blog.

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.