Velozes e Perigosos!


Ismael Narcizo


No Salmo 119 há uma pergunta direta e atual para o jovem: Como purificara o jovem o seu caminho? (v.9). A pergunta revela responsabilidade. Se o jovem faz o seu caminho, deverá também observar o meio para purificá-lo. Deve tornar maravilhoso, como o caminho da águia, no céu. Só a própria águia sabe onde passou. Mas todos sabem que seus vôos acontecem acima das impurezas da terra. Afinal é uma águia.

Não há como manter o jovem sempre próximo dos olhos. Embora seja essa a vontade dos pais. É preciso admitir que jovialidade atrai jovialidade.

Por mais que esforcemos para manter um diálogo mais demorado, olho no olho, percebemos que os filhos preferem estar com os seus amigos. Amigos que se convergem na mesma idade, mesma roupa, mesma linguagem. Como dizem: “jovem é outro papo". Alguém escreveu, que os jovens são como carros de fórmula 1, param para abastecer e trocar os pneus, depois retornam ao seu circuito. Assim são os dias que se passam na juventude. Eles são velozes e perigosos! São cheios de muitas curiosidades, novidades segredadas e vitalidades.

Os jovens estão sempre saindo. Quem nunca ouviu a frase: “filho aonde você vai?” Com tanto dinamismo, arriscam-se, nas curvas fechadas e traiçoeiras do mundo, e na velocidade irrefletida com que conduzem as emoções. Sobre isso a bíblia diz:
Alegra-te jovem, na tua mocidade, e alegre-se o seu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.” (Ec 11:9).
Salomão não fala em roubar a alegria da juventude, mas alerta: "O juízo de Deus é definitivo". O jovem não pode entregar como herança, ao velho que virá a ser, uma vida destroçada pelos descaminhos dos anos de vigor. Deus também espera ser procurado nos tempos de contentamento. Embora Ele, nos aceite em qualquer idade e estado, a melhor atitude, é servi-lo, antes do afrouxar das pernas, do encurtar das vistas, do zumbir dos ouvidos e do trair da memória.

Pela palavra de Deus é possível ser cristão, e trilhar um caminho de santidade, em qualquer tempo, com qualquer idade. Não há pós-modernidade que consiga envelhecer ou desmerecer o que Deus escreveu. “Escrito está, disse Jesus". (Mt.4:4a). Vale para crianças, jovens, velhos e para o inimigo.

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra". (Sl 119:9). Eis a resposta. Por observarem a palavra de Deus, muitos jovens tem sido instrumentos para abençoarem vidas. São bênçãos, onde põem as plantas dos pés.

Jovens purificados e escolarizados pela palavra de Deus, não se deixam levar por papo furado. Não se deixam levar por conselhos de ímpios. Não se iludem, quando mestres do engano, tentam confundir e roubar-lhes a razão de sua fé. O ímpio, não pode ser moldura, e muito menos espelho, para o jovem Cristão.

O jovem não precisa desprezar a sua mocidade, para servir a Deus. José, Samuel, Daniel e tantos outros não desprezaram. Observando a palavra, eles chegaram ao reinado, ao ministério ao palácio, e a amizade com Deus.

Souberam purificar o caminho.

Souberam ser jovens.

“Outro papo, sem dúvida”!

***

Fonte: Devocional de autoria do Pastor Ismael Narcizo adaptado por PC@maral para o blog.

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.