A Voz Suave de Deus

E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? (I Rs 19:11-13)

PCamaral
O compromisso de Elias com Deus nos choca e nos lança um desafio. Elias não foi enviado para confortar e sim, para confrontar um rei transmitindo uma mensagem que era, constantemente, rejeitada, pelo simples fato de ser ele quem a trazia. Elias desempenhou seu ministério, única e exclusivamente para Deus, e pagou caro por tomar essa posição, ele experimentou o isolamento como muitos outros que eram fiéis ao Senhor.

Deus realizou incríveis milagres através de Elias, mas nada era maior do que a comunhão que compartilhavam. E pensar que, tudo o que aconteceu na vida deste profeta está disponível a cada um de nós, hoje, ou seja: basta responder ao dom de conhecer a Deus, assim como fez Elias.

Por exemplo, depois de Deus ter operado um milagre extraordinário, ao derrotar os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, o profeta sucumbiu a retaliação da rainha Jezabel, que ameaçou acabar com a sua vida. E, o que fez Elias? Fugiu. Elias se sentiu atemorizado, deprimido e abandonado. Apesar de Deus prover-lhe comida e abrigo no deserto, pediu para si a morte. Então, o Senhor, apresentou-lhe uma “exibição áudio visual” com uma mensagem que ele precisava ouvir.

O profeta Elias testemunhou uma tempestade de vento, um terremoto e fogo, mas Deus não estava em nenhuma dessas coisas poderosas. Antes, o Senhor, mostrou Sua presença com uma voz suave. Elias, como qualquer um de nós, lutou contra seus sentimentos, mesmo depois desta confortante mensagem de Deus . O Senhor, então, confrontou as emoções do profeta e ordenou-lhe que agisse. Deus instrui Elias a respeito do que deveria fazer depois e lhe informa que parte de sua solidão estava baseada na falta de conhecimento. Deus revela que “conservou em Israel outros sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou”.

Até aos dias de hoje, Deus fala através do suave e do óbvio em vez de fazê-lo através do espetacular e do incomum. O Senhor tem tarefas para cada um fazer, mesmo quando sentimos medo ou achamos que iremos fracassar. E Deus, sempre, tem mais recursos e pessoas do que sabemos ou imaginamos. Embora nossos desejos sejam o de realizar coisas e milagres incríveis para o Senhor, devemos, em vez disso, enfocar o desenvolvimento da nossa comunhão com Ele. O verdadeiro milagre da vida de Elias foi a amizade extremamente pessoal com o Senhor. E este milagre, também, está disponível a cada um de nós.

Medite nisso, ouça a voz suave de Deus!

E que Deus nos abençoe!

***

 PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.