Tempestade Xynthia faz ao menos 45 mortos na França

Foto: Frederic Girou/EFE - Muitos bairros de L'aguillon Sur Mer, na França, ficaram totalmente alagados; os moradores precisaram ser resgatados com ajuda de botes infláveis dos bombeiros


Primeiro-ministro do país decreta desastre nacional e promete ajuda

Do R7, com agências internacionais

Ao menos 45 pessoas morreram na França em consequência da tempestade Xynthia. O temporal atingiu Portugal e Espanha com chuvas e ventos fortes, e neste domingo (28) passa por França e Alemanha, provocando inundações e cortes de eletricidade que já afetam mais de um milhão de pessoas, informaram os jornais pariesienses Le Monde e Figaro.

A costa atlântica da França foi a mais afetada e o primeiro-ministro do país, François Fillon, disse que a ajuda para as regiões afetadas deve sair em até 48 horas, informou o Figaro. Na manhã deste domingo, o alerta vermelho foi suspenso, mas o vento continuava suspenso com grande força no norte da França.
Nas regiões oeste e central, um milhão de casas estão sem energia elétrica, informou um porta-voz da Electricité de France (EDF). Violentas inundações foram registradas no litoral ao sul do porto de La Rochelle, onde muitos moradores se refugiaram no telhado de suas casas devido ao nível da água.

Foto: Uli Deck/EFE - A força do vento tombou árvores na e provocou danos a uma viatura da polícia alemã que estava estacionada na cidade de Karlsruhe


Em Paris, todos os parques e cemitérios foram fechados por precaução. A sudoeste da capital, no parque do Palácio de Versailles, o vento derrubou cerca de 30 árvores. A Air France anunciou o cancelamento de 70 dos 700 voos que partiriam ou chegariam neste domingo (28) ao aeroporto Roissy-Charles de Gaulle.

Além disso, 1.200 caminhões pesados permanecem bloqueados em várias estradas, principalmente no sudoeste da França, devido ao fechamento das passagens para a Espanha por causa do mau tempo.


Tempestade provocou mais cinco mortes na Europa

Na Alemanha, um homem morreu e sua mulher ficou ferida, quando uma árvore caiu sobre o carro do casal na região da floresta Negra (sudoeste).

A tempestade, que se formou no oceano Atlântico, chegou no sábado ao litoral português com menos violência que o previsto, mas provocou uma vítima: uma criança, que morreu na queda de uma árvore em Paredes (noroeste).

Foto: Frederic Girou/EFE - Parte de uma pista da cidade de L'aguillon Sur Mer, na França, precisou ser interditada; um carro que passava pelo local quase foi engolido por danos no asfalto


Na Espanha, a tempestade Xynthia deixou três mortos. Uma mulher de 82 anos morreu no sábado ao cair de um muro na localidade de Vilar de Barrio, na Galícia (noroeste), enquanto dois homens, de 51 e 41 anos, morreram na Província de Burgos após bater de carro contra uma árvore que caiu na estrada.

***

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.